Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de outubro de 2017

As paulistanas mudaram seus 
hábitos por causa dos tarados

                                                                                      site "Agora São Paulo"

                As mulheres que usam o transporte coletivo em São Paulo mudaram alguns hábitos após os recentes casos de abuso sexual. Agora, elas não dormem nem cochilam, evitam horário de pico (quando a lotação é maior) e ficam sempre alertas, desconfiando de possíveis agressores. Vale até fazer cara feia para quem chega muito perto. As táticas valem para ônibus, metrô e CPTM.
               A assistente de contabilidade Angélica Marques Damasceno, 28 anos, diz que não dorme mais no ônibus como era o seu costume no trajeto casa-trabalho. "Eu fico mais atenta com as pessoas que estão à minha volta e não durmo mais no ônibus. Não dá nem para cochilar. A gente fica receosa"- afirma.
A assistente de atendimento Jéssica Fidelis, 24 anos, diz que fica atenta a qualquer homem que chega perto, no ônibus ou no metrô. "Fico com medo, por isso, observo o comportamento dos que estão em volta.
        
Foi mesmo Casamento do Ano !



                  O casamento da Marina Ruy Barbosa com o piloto Xandinho Negrão parou Campinas ontem à tarde. A cerimônia teve famosos como Ronaldo Fenômeno, Sabrina Sato, Angélica, Luciano Huck, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Paula Fernandes e Juliana Paes entre os convidados.

                No entanto, o assunto da festa que gerou mais comentários foi o reencontro de Neymar e Bruna Marquezine. Ambos se cumprimentaram brevemente, mas preferiram a companhia de amigos. A atriz permaneceu ao lado de Sasha Meneghel. Já o jogador colou no craque Daniel Alves e em David Brazil.
Os 300 Anos de Aparecida !



                  Católicos, romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida, além da cidade que leva o nome da padroeira do Brasil (180 km de SP), vivem esta semana o ponto máximo das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem da Santa, que apareceu nas águas do rio Paraíba para três pescadores em outubro de 1717.
             A cidade do Vale do Paraíba, com 36 mil habitantes, já exibe enfeites nas ruas e bandeiras com as cores do manto e da coroa da padroeira na passarela que liga a Basílica Velha (foto) ao Santuário Nacional. O festejo teve início dia 1º e segue até quinta-feira. O santuário espera receber, só no dia 12, dia da padroeira, 200 mil visitantes.
              De todos os dias de comemoração, três deles são especiais. Entre terça e quinta-feira um centenário da santa será celebrado por dia.
              O reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida, destaca novidades na tradicional Procissão Memória, na quarta-feira. "A imagem seguirá ao porto Itaguaçú, onde foi encontrada, e lá ficará até o dia seguinte, quando retornará ao santuário em procissão, passando pelos locais que fizeram parte da história dos 300 anos.
 Vejam como está a Série B, 
  faltando apenas 10 rodadas    

            Foi mais uma rodada ruim para o Londrina na Série B Nacional. A 28ª rodada foi concluída ontem e teve estes resultados: Ceará 2 x Vila Nova 0, Santa Cruz 0 x América Mineiro 1, Goiás 2 x Náutico 0, Oeste 3 x Guarani 0, Brasil de Pelotas 1 x Juventude 0, Paraná Clube 1 x Inter 0, Boa Esporte 1 x Paysandu 2, Luverdense 3 x Figueirense 0, CRB 1 x ABC 0 e Criciúma 2 x Londrina 1. 

              Acho que Internacional e América Mineiro devem garantir a classificação, e que as outras duas vagas serão disputadas por Paraná Clube, Ceará, Oeste, Vila Nova e Juventude.  Os outros (Criciúma, Brasil de Pelotas, Londrina, Boa, Paysandu e CRB) vão precisar de um milagre. E os demais (Goiás, Guarani, Luverdense, Figueirense, Santa Cruz, Náutico e ABC) não tem mais chance.

             Quanto ao rebaixamento, ABC e Náutico vão mesmo cair e a situação de Santa Cruz, Figueirense, Luverdense, Guarani e Goiás é dramática. Três deles deverão ser rebaixados. 

              Se o Tubarão for derrotado pelo Juventude, na próxima rodada, em Caxias do Sul, também vai entrar no rol dos desesperados. 
Hamilton vence e abre 
59 pontos de vantagem





                     Lewis Hamilton venceu na madrugada deste domingo sua 61ª corrida na carreira, em Suzuka, no Grande Prêmio do Japão. Confirmando a retomada da Mercedes neste fim de semana após oscilações que prejudicaram sua campanha, o piloto britânico foi impecável no sinuoso traçado para garantir seu oitavo triunfo da temporada e abrir nada mais, nada menos que 59 pontos de vantagem para Vettel, principal concorrente na briga pelo título mundial.


                   A largada foi bastante agitada em Suzuka. Logo na primeira volta importantes trocas de posições no grid aconteceram, com Verstappen sendo o principal beneficiado, uma vez que largou na quarta colocação e pulou para a vice-liderança. Já Sebastian Vettel não contou com a sorte e viu a chance do pentacampeonato ficar mais distante.
                   Largando na primeira fila, logo atrás de Hamilton, Vettel não conseguiu frear o ímpeto de seus rivais e acabou ficando para trás no início da corrida. A participação do piloto da Ferrari durou até a quarta volta, quando, com problemas na vela de ignição, teve de se dirigir aos boxes e abandonar a corrida.
                    A dupla da Red Bull, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou para somar importantes pontos e se fortalecer na briga pelas primeiras posições. Novamente muito bem, o jovem Max Verstappen, inclusive, chegou a ameaçar a vitória de Hamilton no Japão nas duas últimas voltas da corrida, entretanto, teve de se contentar com o segundo lugar no pódio devido ao grande desempenho do tricampeão mundial. Daniel Ricciardo, que havia largado em terceiro, fechou o pódio.
                     Kimi Raikkonen, outro piloto da Ferrari, não teve a mesma infelicidade de seu companheiro de equipe e se livrou de problemas mecânicos neste domingo. Perdendo cinco posições no grid como punição por trocar o câmbio, o finlandês, ao menos, cruzou a linha de chegada na quinta colocação, logo atrás de Valtteri Bottas (Mercedes), que até pressionou Ricciardo por um lugar no pódio, mas não conseguiu ultrapassar o australiano.
                    Por fim, outro duelo interessante que se deu nos últimos instantes do GP do Japão foi entre Felipe Massa e Fernando Alonso. Os dois experientes pilotos batalharam pelo décimo lugar, último posto na zona de pontuação da Fórmula 1, e mesmo em meio à disputa entre Hamilton e Verstappen pela liderança, como retardatário, o brasileiro pôde segurar a décima colocação e garantir um ponto à Williams.

O "pau comeu" na zona
boêmia de Porto Alegre





            A madrugada deste domingo foi tumultuada na Rua João Alfredo, uma das mais movimentadas do bairro Cidade Baixa, zona boêmia de Porto Alegre. Pulsante nos fins de semana devido à concentração de bares e casas noturnas, a via mais uma vez foi palco de confronto entre frequentadores da região e policiais. Conforme o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Oto Eduardo Amorim, a corporação foi acionada para conter uma briga generalizada às 3 horas da manhã.

             Dez brigadianos que apoiavam uma blitz da EPTC, perto dali, na mesma rua, se deslocaram até a confusão e depararam com grupos rivais arremessando garrafas de vidro entre si. Como costuma ter calçadas e parte da rua ocupadas pela multidão, o receio dos policiais, conforme o comandante, era de que alguém pudesse se ferir.
— Quando chegamos, esses grupos começaram a jogar tudo o que tinham nas mãos contra a Brigada Militar. Tivemos que reagir na mesma proporção — explica.
Granadas de efeito moral e tiros de espingarda calibre 12 com munição antimotim foram utilizados pelo policiais militares para dispersar os grupos. Não houve registro de feridos. Uma pessoa foi detida e liberada após assinar um termo circunstanciado por desobediência e resistência à prisão. Para o comandante não houve excesso.
Nas redes sociais, usuários divergem sobre a ação deste domingo da Brigada Militar. Enquanto alguns defendem os policiais, dizendo que a rua não é local para gritaria e bebedeira, outros afirmam que a polícia tem agido de forma truculenta.
Em julho, outra confusão na João Alfredo causou atrito entre a Brigada Militar, frequentadores e moradores da região. A versão da BM é a mesma em ambos os episódios: agressão a garrafadas e pedradas. Entre a população que presenciou o confronto, também houve discordância à época. Alguns confirmaram a versão da BM, outros disseram que a atitude dos policiais foi desproporcional e arbitrária.