Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Ronaldinho fora. O homem enloqueceu !

        O Brasil inteiro se escandalizou ao saber que o técnico Luis Felipe Scolari vai abrir mão do maior jogador em atividade na América na atualidade.  Ronaldinho Gaúcho, um craque que todo mundo gostaria de ter no seu time, não serve para a Seleção que é apenas a 19ª classificada no ranking da Fifa. "Será que o Felipão enloqueceu ?" - perguntam 95% dos brasileiros. Os outros 5% são aqueles que, por razões diversas, nunca gostaram de Ronaldinho. Tipo Dunga, que foi driblado por ele no Beira-Rio e pegou bronca para o resto da vida.
 
 
        Chego a conclusão de que Scolari tem uma necessidade de ser diferente. Os torcedores indagavam qual dos dois seria convocado: Ronaldinho ou Kaka?  E o treinador sentiu que era uma boa hora de aparecer para o mundo inteiro. Não convocou nenhum dos dois. Vocês acham que italianos, uruguaios, espanhois e mexicanos vão deixar seus jogadores mais experientes de fora da Copa das Confederações ?  Mas é claro que não. Ninguém é maluco.
        Podem apostar que a Itália trará o volante Andrea Pirlo, que do alto dos seus 33 anos vai ditar o rítmo da Azzurra, como faz na Juventus. O Uruguai não deixará de trazer Diego Furlan, também com 33 anos, e que nós conhecemos tão bem. Na Espanha, campeã do mundo, o técnico Vicente del Bosque está tentando renovar o seu escrete, porém não abrirá mão dos seus craques de mais de 30 anos, como Casillas, Valdés, Xabi Alonso e David Villa, todos chegando aos 32 anos. Xavi Hernandez já passou dos 33, mas também vem aí, porque craque é craque. E até o México, dirigido por Juan Manuel de la Torre, trará seus craques de nome, como Rafa Marquez, de 34 anos.
          O treinador espanhol, Vicente del Bosque, disse esta semana que "a Copa das Confederações mede o prestígio das grandes seleções. Não se pode falhar numa competição como esta. Temos que levar um time forte e experiente."
           Mas parece que Felipão entende que quem tem  Neymar não precisa de Ronaldinho Gaúcho. E lá vamos nós com uma seleção de qualidade bastante duvidosa, como ficou provado nos amistosos.
           Deixando Ronaldinho de lado, vemos que a convocação anunciada hoje nos mostra um goleiro que fracassou na última Copa (Júlio Cesar); um lateral de nome mas que nunca nos ajudou a ganhar nada (Daniel Alves); um outro ala pouco confiável (Filipe Luis); um volante de pouca experiência e com apenas 21 anos (Fernando); um meio-campista improvisado como lateral (Jean); um reserva do Bayern (Luis Gustavo) e outros nomes bastante duvidosos.  
           Uma coisa é certa: ou Felipão se consagra como o maior técnico da Seleção em todos os tempos, ou dá vexame nesta Copa das Confederações e sai corrido pelo povo, com atestado de burrice e tudo.
           Eu nunca quis acreditar no que sempre me disseram os amigos lá de Pelotas, por onde Felipão passou, no começo de sua carreira, como treinador do Brasil de Pelotas. Me contam que ele era alvo de chacota por causa das bobagens que dizia nas preleções. Quem "segurava as pontas" era o auxiliar Murtosa, que Scolari conheceu lá em Pelotas. E que certamente continua segurando as pontas até hoje.

Nossos árbitros também foram esquecidos

        Pelo jeito, já não vamos com uma Seleção forte para esta Copa das Confederações. E nem ao menos teremos nossos melhores árbitros atuando no torneio. Esta poderia ser a única maneira de participarmos da final da competição. Mas a Fifa não colocou nenhum brasileiro entre os dez escalados para trabalhar no evento. Um grande desrespeito para com o país-sede.
        Tem árbitros do Uzbequistão, da Argélia e de El Salvador, mas não tem nenhum brasileiro. Até o chileno Enrique Osses Zencovich, um apitador bastante contestado, foi relacionado. Os outros nove são: Nishimura (Japão), Haimoudi (Argélia), Aguilar Chicas (El Salvador), Diego Hernán Abal (Argentina), Brych (Alemanha), Webb (Inglaterra), Pedro Proença (Portugal), Irmatov (Uzbequistão) e Bjorn Kuipers (Holanda).
     
    

Como será a disputa


Pérolas que o Facebook nos traz


       O amigo Billy de Paula, homem de grande sensibilidade, postou esta foto no Facebook  e contou que, durante uma tourada, o toureiro sentiu-se mal. Com tontura, ele precisou se sentar. Foi então que o touro, já desgastado pelos golpes que o toureiro lhe havia desferido, apiedou-se do homem e parou diante dele, sem qualquer hostilidade. Ficou apenas olhando para ele. Billy defende a idéia de se acabar com as touradas. E a cena que vemos na foto mostra que ele está certo.