Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Na Davis, tudo igual no 1º dia


      Brasil e Argentina terminaram a sexta-feira empatados, no primeiro dia de disputa pelo  Grupo Mundial da Copa Davis de Tenis.  No primeiro jogo, o nosso novo número 1 do País, João Souza  (Feijão) derrotou o platino Carlos Berlocq, em cinco sets de árdua disputa. Os parciais foram de 4/6, 6/3, 7/5. 3/6 e 2/6.
       Mas Thomaz Bellucci completou seu quinto jogo seguido com derrota e permitiu a vitória do argentino Leonardo Mayer na segunda partida do dia, por 3 a 1, 6/4, 6/3, 1/6 e 6/4.
        A grande chance brasileira está no jogo de duplas, marcado para amanhã.  Nossos fortíssimos Marcelo Melo e Bruno Soares vão tentar derrotar Federico Delboni e Diego Schwartzman, a partir das 13 horas.
        Se Melo e Soares ganharem, o Brasil só precisará de mais uma vitória na rodada final de domingo, com Feijão enfrentando Mayer e Bellucci pegando Berlocq.
         Os jogos estão sendo realizados no Complexo Tecnópolis de Buenos Aires

        TODO O CUIDADO É POUCO. OS DADOS SÃO OFICIAIS: DOBROU O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE NO BRASIL, NESTAS OITO SEMANAS DO ANO, EM RELAÇÃO AO QUE OCORREU EM 2014, NO MESMO PERÍODO.
        A SITUAÇÃO MAIS GRAVE É A DE SÃO PAULO, ONDE HOUVE UM AUMENTO DE 700%.  FALTANDO DINHEIRO PARA O COMBATE E SOBRANDO MOSQUITOS, IMAGINEM O QUE VEM VINDO AÍ.
                                                    A FOTO DO DIA
        Realmente impressionante, esta foto de um dos dois corpos mumificados,  encontrados por alpinistas no cume do vulcão Pico de Orizaba, no centro do México. Na semana que vem, os alpinistas voltarão ao local para retirar os dois corpos e tentar identificá-los. E' a nossa FOTO DO DIA.
CRISE NO FAUSTÃO ?
 
      A crise brasileira já chegou ao "Domingão do Faustão".  As bailarinas do programa estão passando apertado. Várias demissões, salário que não passa de R$ 3 mil e algumas dançarinas tendo que viajar semanalmente para São Paulo por conta própria, para ensaiar e fazer o programa ao vivo. Algumas tem até se hospedado em casa de fãs.  E' o fim do mundo !

     Qual é o problema de Enderson Moreira, que não se firma em lugar nenhum ?  Lider do seu grupo no Campeonato Paulista, ele foi demitido nesta tarde de sexta-feira pelo Santos. Já no Grêmio, seu clube anterior, a história foi bem parecida. Afinal, o cara é chato
ou tem mau hálito ?
Dizem que ele agora vai para o Vasco
     LIBERTADORES
      Não foi uma semana
      boa para os argentinos


     Fechada a terceira semana de disputa da Fase de Grupos, observei uma mudança importante. Enquanto os brasileiros não perderam nenhum um jogo (Inter e Corinthians venceram, e o Cruzeiro empatou)  os argentinos não venceram nenhuma partida (Huracan, River e Estudiantes empataram e o San Lorenzo perdeu).

                                                                                 O River tropeçou no Monumental de Nuñez
        Ontem, River Plate 1 x Tigres 1, Universidad de Chile 3 x The Strongest 1, Atlético Nacional 1 x Estudiantes l e Juan Aurich 2 x San Jossé 0.  Mas na semana que vem, os brasileiros não jogam.
        Os dois primeiros de cada chave: Grupo 1 - Santa Fé e Colo-Colo; Grupo 2 - Corinthians e São Paulo;  Grupo 3 - Universitário Sucre e Huracan; Grupo 4 - Emelec e Inter; Grupo 5 - Boca Juniors e Wanderes Montevidéo; Grupo 6 - Tigres e San José; Grupo 7 - Estudiantes e Libertad; e Grupo 8 - Racing e Sporting Cristal.

Inezita Barroso está hospitalizada
 
      Dois dias depois de completar 90 anos, a cantora e apresentadora Inezita Barroso foi internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por motivos ainda não esclarecidos. O mais provável é que ela tenha voltado a sentir a dor nas costas que já levou-a ao hospital, em dezembro, após sofrer uma queda em Campos do Jordão.
               Inezita, que em novembro passado foi eleita para ocupar uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras, é um dos principais nomes da música sertaneja no Brasil 
    A VOLTA DE TARDELLI
    À SELEÇÃO DE DUNGA



                                    A Seleção Brasileira inicia a temporada 2015 no final do mês, nos amistosos com a França (em Paris, dia 26) e o Chile (em Londres, dia29). Será a abertura de uma temporada "pesada", que terá Copa América e o início das Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. E a primeira convocação do ano foi feita ontem pelo técnico Dunga, com algumas novidades.
                         Mas o que me chamou a atenção foi o comportamento de boa parte da imprensa nacional, que se surpreendeu com o fato do atacante Diego Tardelli ter sido convocado. Muitos "colegas" entendem que, por estar militando no futebol da China, o filho do Tadeu (ex-craque do Londrina) não deveria ser convocado. Alegam que "não há competitividade no futebol chinês e por isso Tardelli não deve estar em boa forma."  Meu Deus, que absurdo !
                       Em primeiro lugar, o futebol dos chineses não é "tão morto" como muitos estão afirmando. Eles evoluíram sim, tanto no masculino como no feminino, onde inclusive já conquistaram medalha de prata olímpica e também em Mundial.  E o Shandong Luneng é um dos clubes mais fortes de lá. Wagner Love também jogou nesta clube. E não perdeu o ritmo.
                        É claro que Dunga precisa de Diego Tardelli para a Copa América e para as Eliminatórias. Fez muito bem em convocá-lo. Não interessa se ele é o primeiro brasileiro radicado na China a ser chamado para a Seleção.
                       No restante, gostei também das convocações de Elias e Robinho, que estão em ótima fase. Serão certamente muito úteis.  E estou curioso para ver de novo o alagoano Firmino(foto abaixo), que fez aquele gol da vitória ( 2 a 1) no último amistoso da Seleção, contra a Áustria.
JORGE VERCILLO
Ele é mesmo um artista
 "SENSÍVEL DEMAIS"
 
 
 
           Apesar de ter vendido mais de 1,5 milhão de CDs e DVDs, em 15 anos de carreira, JORGE VERCILLO  não é o que se pode considerar um artista extremamente popular. Acho que isto se deve ao nível elevado de suas composições. Suas canções atingem mais diretamente às pessoas que tem gosto apurado. Não são músicas exageradamente comerciais, daquelas que qualquer um ouve uma vez e sai cantando por aí.
             Mas há o reverso: quem ouve uma canção sua com atenção, nunca mais se esquecerá dela. Particularmente, me apaixonei pelo seu trabalho no dia em que ouvi "Fenix", criada em parceria com Flávio Venturini para ser um tema da minissérie "A Casa das Sete Mulheres". Só os grandes compositores podem compor uma música como "Fenix".  Experimente ouví-la.

              Além de valores novos, grandes cantores gravaram músicas suas. Como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Ana Carolina, Buchecha, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Danilo Caymmi, Peri Ribeiro, Jorge Aragão, Pedro Mariano e muitos outros.
             Jorge Luiz Sant'anna Vercillo, compositor, cantor e ótimo violonista, tem 47 anos. Nasceu no Rio de Janeiro e era jogador das categorias menores do Flamengo, quando largou tudo para se dedicar inteiramente à musica.  Também se formou em jornalismo, mas o seu negócio sempre foi mesmo compor e cantar.  
               Fez canções incríveis. Se você gosta mesmo de música, procure ouvir Encontro das Águas, Praia Nua, Final Feliz, Leve, Avesso,  Em Órbita, O Reino das Águas Claras, Pela Ciclovia, Ciclo ou Homem Aranha (um dos seus maiores sucessos na carreira de compositor).

               Para ilustrar esta postagem, escolhi uma canção especial, SENSÍVEL DEMAIS, que tem uma letra sensacional: "Sensível demais, eu sou alguém que chora /  Por qualquer lembrança de nós dois /  Sensível demais, você me deixou e agora  /  Como dominar as emoções ? ".... diz o refrão principal.
             
     Acho que ouvindo esta canção, você vai entender porque Jorge Vercillo nunca será um cantor/compositor popular. Mas sempre será reconhecido como um dos melhores desta geração.
 
          
   Em qualquer circunstância, a Saudade é sempre um sentimento forte. Como bem retrata esta postagem que a amiga Iracema Fonseca fez no Facebook