Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outra vez o Haiti !



              A passagem do furacão Matthew deixou pelo menos 842 mortos no Haiti, segundo as autoridades locais ouvidas pela agência Reuters. Há milhares de casas destruídas e muitos bairros seguem inundados na península do sudoeste do país.
           O furação é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o Matthew causou mais destruição. O país, que é o mais pobre das Américas, foi devastado por um terremoto em 2010 e ainda não tinha se recuperado completamente.
               O vento de cerca de 230 km/h derrubou árvores, barrancos e pontes, além de destruir milhares de casas. Militares brasileiros estão ajudando os moradores desde terça-feira, quando o olho do furacão atingiu o Haiti.
            Na manhã desta sexta-feira, o senador haitiano Hervé Fourcan disse à France Presse que o acesso a muitas regiões atingidas pelo furacão no país está difícil, então é provável que o número de mortes continue aumentando.
             Na quinta-feira, a Cruz Vermelha lançou um apelo de emergência para obter ajuda imediata para 50 mil haitianos. Milhares foram levados para abrigos onde falta água e comida. Hospitais estão lotados e sem remédio.
Até o Tite está "estranhando"





       Até o técnico Tite admitiu ter ficado surpreso com o rendimento positivo da Seleção Brasileira, após ter assumido o cargo. Na madrugada desta quinta-feira, depois de ver a equipe golear a Bolívia por 5 a 0 em Natal, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o comandante admitiu nas entrevistas (foto) que nem nas expectativas mais otimistas esperava que as atuações e a resposta da torcida fossem tão positivas.

           "Estou com a adrenalina a mil. Vou demorar para dormir. Eu não esperava estar tão bem. O quanto a gente da comissão técnica trabalhou, o quanto foi difícil ajustar a equipe para estar limpa hoje... Tive que encontrar as posições, as funções onde cada jogador atua em seus clubes para não ficar como professor Pardal" - afirmou.
         Em três partidas no cargo, foram três vitórias. O Brasil saltou do sexto para o segundo lugar nas Eliminatórias e agora desfruta da tranquilidade, por ter reconquistado o apoio da torcida. As 30 mil pessoas na Arena das Dunas cantaram o nome do treinador no segundo tempo da partida, fora os gritos de "olé".
                "Eu tive o nome cantado. Devemos ter a realidade dos fatos, nem ser falso humilde, nem ostentar. Temos que ficar felizes com a atuação" - disse o treinador, que ressaltou a seriedade do grupo mesmo com a vitória por 4 a 0 construída ainda no primeiro tempo.  "Eu queria que eles mantivessem o respeito, não ficar tocando para o lado e virando o resto. Mantivemos o estilo ofensivo no segundo tempo, criamos chances", explicou.
                 Tite afirmou que o trabalho dos auxiliares e a conversa com os técnicos dos times em que os jogadores atuam permitiu a montagem de uma equipe forte e competitiva, mas que não terá Neymar na próxima rodada. O atacante do Barcelona vai cumprir suspensão e está fora do jogo com a Venezuela, na terça-feira, em Mérida.

MOCHILA A JATO VOADORA. RESERVE A SUA


                   

           Em 2019, mochilas a jato irão se tornar um utensílio comum para a população. Ao menos é isso que acredita David Mayman, um ex-piloto comercial que conseguiu voar, na última quarta-feira a uma altura de 30 metros com a mochila voadora que criou, como mostra o vídeo acima. As informações são do site Mashable.
           O australiano realizou uma demonstração de quatro minutos do equipamento, nas margens do rio Tâmisa, em Londres, Reino Unido. Chamada de JB-10 Jetpack, a mochila deverá estar disponível ao público em geral em 2019, pelo preço de 200.000 libras. Para isso, Mayman criou uma página em uma plataforma de arrecadação financeira, por meio da qual irá arrecadar fundos para melhorar a mochila.
             De acordo com a BBC, até então foram realizados 400 testes com a mochila. Quando a fase de experimentos estiver encerrada, o apetrecho deverá estar apto a voar a 3 mil metros de altura e a 160 quilômetros por hora, segundo reportagem do canal ODN.
           Em entrevista ao canal, Mayman explica que a origem de sua inspiração para o equipamento veio da ficção: “Thunderboy, James Bond, Lost in Space colocaram algo em meu cérebro quando eu era jovem”.
Publicidade
             Sobre a sensação de dirigir a mochila, o piloto afirma que a experiência é muito intuitiva. “É como se você não precisasse controlar, você só se mexe e parece parte do seu corpo”.
Argentina só empatou



                        Terminou por volta da uma hora da madrugada o último jogo da rodada de ontem , disputado no Estádio Nacional do Peru, em Lima. Mas valeu a pena ficar acordado pra ver. Foi uma boa partida. A Argentina terminou o primeiro tempo ganhando por 1 a 0, com gol de Funes Mori, aos 15 minutos. Mas no segundo tempo os peruanos vieram pra cima e empataram aos 12', através de Guerrero (foto). 



                        O jogo esquentou e o trio brasileiro comandado por Sandro Meira Ricci teve muito trabalho para "segurar" a disciplina (foto). Os argentinos chegaram aos 2 a 1, com Higuain aos 31', mas o Peru voltou a empatar aos 38 minutos, com gol do são-paulino Cueva. Final: Peru 2 x Argentina 2.


                       Os outros resultados da noite foram: Equador 3 x Chile 0, Uruguai 3 x Venezuela 0 e Paraguai 0 x Colômbia 1.

                  A nova classificação:  1º - Uruguai, 19; 2º - Brasil 18; 3º - Argentina, Equador e Colômbia, 16;  6º - Paraguai, 12; 7º - Chile, 11;  8º - Peru, 8; 9º - Bolívia, 7;  10º - Venezuela, 2 pontos.
 A boa vitória do Brasil e a
 grande atuação de Neymar



                                  O Brasil de Tite é  mesmo muito melhor do que o Brasil de Dunga. E só ver os números. Nestas Eliminatórias, depois que mudou o comando, em três jogos a Seleção já fez 10 gols. Bem diferente daquela equipe que sofria pra fazer um golzinho, na mão do Dunga. Ontem, até parecia o Brasil daqueles velhos tempos em que a gente goleava todos os nossos vizinhos sul-americanos.

                                  Um atestado de que tudo mudou é o futebol que Neymar está jogando agora. O que ele fez em Natal foi demais. Marcou um gol, criou outros dois e fez jogadas fantásticas, enquanto esteve em campo.

                                Mas Tite ainda vai ter que trabalhar para conter o ímpeto exagerado do nosso maior craque, que está cada vez mais encrenqueiro. Está apanhando demais porque prende demais a bola, desmoraliza os adversários e faz com que eles fiquem com raiva. Se eu estivesse marcando o Neymar, eu também "meteria o pé na bunda dele". O risco é o de perder nosso melhor jogador, no meio de uma partida decisiva, contra argentinos ou uruguaios. 

O Tite vai ter que dar um jeito nele !