Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de outubro de 2017

FÓRMULA 1
Lewis Hamilton é tetra !




                 Lewis Hamilton é tetracampeão mundial de Fórmula 1. Em uma prova emocionante, com direito a pneu furado logo na largada, após um toque com o rival Sebastian Vettel, e uma corrida de recuperação, o inglês da Mercedes chegou em nono lugar no GP do México, suficiente para conquistar o título já que Vettel ficou em quarto.

                 Max Verstappen, da RBR, venceu a prova, com Valteri Bottas, da Mercedes, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completando o pódio. Felipe Massa chegou em 11º.

                 Com lágrimas nos olhos após sair do carro, Hamilton mal conseguia falar sobre o título.  "Viva México!"  - gritou.



                 Após abraçar integrantes da Mercedes, agradeceu aos fãs e à família e falou brevemente sobre a prova." Não sei direito o que aconteceu no toque com o Vettel, mas fiz o que podia na prova."

                 Hamilton já havia sido campeão em 2008, 2014 e 2015. Em 206 GPs na carreira, ele tem 62 vitórias, 116 pódios e 72 pole positions.


Indenização milionária !




               O Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho, e condenou o Palmeiras a pagar uma indenização milionária ao comentarista esportivo da Band e ex-jogador do Verdão, Denilson, que processou clube, alegando não ter recebido totalmente a verba de exibição de imagens na TV, o chamado "Direito de Arena". O valor pedido por Denilson e de cerca de R$ 1 milhão !

             



Santos perdeu e Levir caiu



                  Depois da quase demissão no dia 20 de outubro, o técnico Levir Culpi foi desligado do Santos na noite deste sábado, após perder por 2 a 1 o clássico contra o São Paulo, no Pacaembu.  Por telefone e de forma rápida, o presidente Modesto Roma comunicou a decisão baseado em alguns fatores.
                    O Santos não vem jogando bem e tem apresentado um futebol com pouca vibração. Foi assim na vitória por 1 a 0 contra o Atlético-GO e na derrota por 2 a 1 para o São Paulo nos dois últimos jogos. A diretoria entendeu que nem em um clássico o time teve a atitude que deveria,  e que poderia ter tido um resultado pior.
                        " Nós conversamos com o Levir e achamos que devemos encerrar esse ciclo. Sentimos que havia a necessidade de uma mudança. Não havia um desempenho satisfatório com o grupo nessa reta final, nesses últimos jogos. Elano assume até o final do ano" – afirmou o presidente Modesto Roma, em entrevista ao programa "Troca de Passes", do SporTV. 
Lula e Jair Bolsonaro
 lideram as pesquisas


               O ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje, segundo pesquisa do Ibope publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo deste domingo.

            A primeira pesquisa do instituto sobre as eleições de 2018 trouxe Lula com mínimo de 35 por cento e máximo de 36 por cento nas intenções de voto em todos os cenários, enquanto Bolsonaro teria 15 por cento se disputasse contra Lula.

             Marina Silva é a terceira colocada em qualquer cenário com Lula, com entre 8 por cento e 11 por cento. Mas, sem Lula, Marina lideraria a corrida, empatada com Bolsonaro, que teria 18 por cento se o adversário fosse o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao invés do ex-presidente.

            Na pesquisa espontânea, que não apresenta nomes ao entrevistado, Lula apareceu com 26 por cento das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 9 por cento e Marina Silva com 2 por cento.
           Segundo o jornal, a pesquisa do Ibope foi feita entre 18 e 22 de outubro, com cerca de 2 mil pessoas em todos os Estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Tudo bem com Temer !

            O último boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês informa que o presidente da República, Michel Temer, retirou sonda na manhã de hoje. Ele deve ter alta no início da tarde de segunda-feira e retornar ao trabalho em Brasília na quarta-feira (1º) após dois dias de repouso em sua casa na capital paulista.

     "O presidente Michel Temer foi submetido hoje pela manhã ao procedimento de retirada da sonda vesical. O paciente encontra-se estável e com previsão de alta para o início da tarde de segunda-feira (30)"- diz a nota divulgada às 13horas deste domingo. A sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone inserido na uretra até a bexiga para retirar ou coletar urina.
           O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, visitou o Temer no final da manhã deste domingo.
            O presidente foi submetido na noite de sexta-feira a uma cirurgia nomeada de procedimento de desobstrução uretal através de ressecção da próstata. 

GP do México será
  às cinco da tarde



                  Na madrugada deste sábado para domingo os relógios do hemisfério norte foram atrasados em uma hora com o fim do horário de verão. Com isso, o horário do GP do México em relação ao horário brasileiro de verão sofreu uma “alteração”.

                 Vários meios de comunicação informavam que a corrida será a partir das 16 horas, no entanto, o horário correto do apagar das luzes para a antepenúltima etapa do Mundial 2017 de Fórmula 1 é 17 horas  (pelo horário brasileiro de verão).
                  A Rede Globo preteriu a Fórmula 1 em relação ao Campeonato Brasileiro de Futebol e, por isso, não transmitirá o GP do México. 
A melancólica volta
 de Lyoto Machida




           O retorno de Lyoto Machida aos octógonos foi bem diferente do que ele e os fãs esperavam. Depois de mais de dois anos sem lutar, o brasileiro acabou nocauteado em São Paulo por Derek Brunson ainda no primeiro round do duelo.
               Lyoto não lutava desde junho de 2015, quando perdeu para Yoel Romero. Depois disso, acabou se acusando antes de um exame antidoping por usar uma substância que não sabia que era proibida. Mesmo assim, acabou afastado dos octógonos.
           Já a última vitória de Machida já está completando quase três anos, desde que venceu CB Dollaway no dia 20 de dezembro, em Barueri.
                No UFC em São Paulo, Lyoto tentou estudar a luta como costumava fazer. E até vinha achando a distância, acertando alguns jabs. Com pouco mais de dois minutos de luta, porém, Brunson conseguiu encaixar um golpe de esquerda no contra-ataque que derrubou o rival. Por cima, o norte-americano castigou demais e acabou 'apagando' Machida. Brunson tem agora um cartel de 18 vitórias e cinco derrotas. Já Lyoto, prestes a completar 40 anos, fica com uma carreira de 22 vitórias e oito derrotas.
Que objeto é este, que
 passou por baixo da Terra ?





              Pode ser o primeiro “objecto interestelar” a ser observado e registado por cientistas oriundo de um outro ponto da galáxia que não o nosso sistema solar: na quinta-feira, a Nasa revelou que foi recentemente descoberto um pequeno asteróide (ou cometa), de cerca de 400 metros de diâmetro, que passou perto da órbita do Sol e da Terra entre Setembro e Outubro, numa trajectória veloz e muito pouco regular.



“Estivemos à espera deste dia durante décadas”, assinalou Paul Chodas, o director do Center for Near-Earth Object Studies (CNEOS), um departamento da Nasa que estuda objectos cuja órbita se aproxima da Terra. “Há muito que se pensa que estes objectos existam – asteróides e cometas que se movem por entre as estrelas e que, ocasionalmente, passam pelo nosso sistema solar – mas esta é a primeira vez que é detectado [um desses objectos]”, explicou, citado pela Nasa.
O objecto veio dos lados da constelação Lira (uma pequena constelação observada no Hemisfério Norte que contém a estrela Vega, uma das mais brilhantes do nosso céu nocturno) e atravessou o espaço sideral a uma velocidade de 25 quilómetros por segundo. O objecto surgiu “de cima” do plano onde os planetas orbitam o Sol, passou entre a órbita de Mercúrio e o Sol. O mais próximo que esteve da estrela foi a 9 de Setembro último.
Por causa da atracção exercida pela gravidade do Sol, a trajectória do asteróide fez uma curva e começou a passar “por baixo” do sistema solar. Foi a 14 de Outubro que o asteróide passou por baixo da Terra – mas não tão perto assim: o objecto estava a uma distância de 24 milhões de quilómetros (60 vezes a distância da Terra à Lua). Agora, o objecto celestial viaja a 44 quilómetros por segundo e está a mover-se em direcção à constelação de Pégaso.
“Esta é a órbita mais radical que já vi”- disse o cientista Davide Farnocchia, do centro de investigação CNEOS, na Califórnia. “Move-se extremamente rápido e numa trajectória tal que podemos dizer com confiança que este objecto está a sair do sistema solar e não regressará”- afirmou ainda. A sua órbita, em forma de hipérbole, é forte o suficiente para escapar à atracção gravitacional do sol.
O objecto – que, por agora, tem o nome de A/2017 U1 – foi descoberto a 19 de Outubro por um telescópio na Universidade do Havai e foi Rob Weryk, um investigador no instituto de astronomia da universidade, o primeiro a identificá-lo. Apercebeu-se logo que se tratava de um objecto invulgar pela sua órbita estranha, que não encaixava com as órbitas normais de asteróides e cometas do Sistema Solar. Mas, após uma análise de todos os dados recolhidos, surgiu uma teoria que fazia sentido: o objecto vinha de fora do sistema solar.

                                     A trajetória do "objecto interestelar" NASA/JPL-CALTECH