Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

      Nesta semana de NATAL, a série "BICHO AMIGO" apresenta um dos animais mais folclóricos da época. Eles são os responsáveis pelo transporte do PAPAI NOEL

                    
                        A  S      R  E  N  A  S




                                A RENA, cujo nome científico é Rangifer tarandus, é um cervídeo de grande porte, com chifres, que vive em manadas e habita latitudes altas. São característicos das regiões árticas do norte do  Canadá, Alaska, Russia, Escandinávia, Lapônia e Islândia.
                                 E em 1952, a espécie foi reintroduzida com sucesso na Escócia, onde se extinguira no Século X. Há oito subespécies de rena reconhecidas, que correspondem à populações de diferentes áreas.
 

 
 
Os machos diferem significativamente das fêmeas. Eles são maiores e mais fortes. Chegam a pesar o dobro das fêmeas, alcançando os 300 quilos.  Ambos os sexos têm galhadas sobre a cabeça, só que as dos machos são maiores e mais elaboradas. Entre todas as espécies de veados, a Rena é o segundo que tem maiores chifres em relação ao tamanho do corpo. Só perdem para os alces.
Uma rena vive em média 15 anos na natureza 
 
Uma manada de renas pode reunir 500 mil animais. São protagonistas de uma das mais longas migrações entre os animais terrestres, percorrendo 2.500 quilômetros  todos os anos. Na primavera, elas já viajam para o Norte, procurando temperaturas mais frescas. E regressam aos seus habitats de origem no Outono.  E a caminhada tem que parar de vez em quando, porque a rena não consegue urinar enquanto anda.
 
As fêmeas partem para a migração várias semanas antes dos machos, que as seguem acompanhados dos filhotes nascidos no ano anterior.
 
 
  
As fêmeas tem um filhote por ano. Mas ocasionalmente nascem gêmeos. Os filhotes já conseguem ficar em pé, poucos minutos depois de nascidos. E após sete horas, já caminham e até correm ao lado da mãe.
O leite da rena é um dos mais ricos e nutritivos entre todos os mamíferos terrestres, com cerca de 22% de gordura e 10% de proteína. Para efeito de comparação, vale lembrar que o leite da vaca possui apenas 3 a 4% de gordura.
Com apenas um dia de vida, as renas bebês seriam capazes de ultrapassar um corredor adulto. Quando adultas,  atingem 80 km por hora. E dentro d'água, conseguem nadar entre 6 e 10 km por hora. 
 
 










                    





                      A Lapônia finlandesa é a região mais setentrional da Finlândia e da União Europeia. E o mundo inteiro conhece a Lapônia como a "terra do Papai Noel".  É famosa pelo turismo. Lá é possível visitar a Aldeia do Papai Noel em Rovaniemi, no círculo polar, bem como admirar as auroras boreais e as várias construções de gelo e neve, como o Castelo de Kemi.  Também se pode fazer safaris por lá, de cães husky, de moto-neve ou de renas.  Vemos a seguir um vídeo gravado na linda Lapônia. Curtam:

                   

                                   As renas que puxam o trenó do Papai Noel supostamente voam.  E em velocidade espantosa. A lenda das renas do Papai Noel teve origem em 1823,  num poema de Clemet C.Moore, que descreveu oito renas voadoras.
 
                                   A rena mais famosa (Rudolfo), só apareceu mais de 100 anos depois, em 1939, num livro infantil escrito Robert L.May.  Segundo ele, Rudolfo é uma rena especial, com um nariz vermelho luminoso, capaz de guiar as outras renas e o Papai Noel por entre o nevoeiro.
 
                                   A ciência nunca poderá explicar como as renas do Papai Noel voam. Mas já explicou o nariz vermelho da rena Rudolfo. É que algumas renas adquirem de fato uma cor avermelhada no nariz, que se deve a uma densidade maior de vasos sanguíneos, utilizados para manter as narinas aquecidas.
 


     









    Palmeiras e Grêmio vão
   sofrer na Libertadores





         Gostei da cerimônia realizada no Paraguai, ontem à noite, para definição dos grupos da Copa Libertadores 2016. Algumas homenagens prestadas à pessoas ligadas ao futebol sul-americano emocionaram, particularmente às três gerações da família Forlán, uruguaios que brilharam também aqui no Brasil. Pablo Forlán jogou aqui no São Paulo e no Cruzeiro, enquanto Diego Forlán atuou pelo Internacional.
 
         No sorteio das chaves, quem levou a pior foram Palmeiras e Grêmio, que pegaram adversários maios difíceis. Já o Corinthians e especialmente o Atlético Mineiro deverão passar com certa tranquilidade pela primeira fase.
 
           No Grupo 5, o Galo vai enfrentar Colo-Colo do Chile, Melgar do Perú e o vencedor de Independiente del Valle (Equador) x Guarani (Paraguai).    E o Corinthians jogará no Grupo 8 contra Cerro Porteño do Paraguai, Cobresal do Chile e quem se classificar na disputa preliminar  Oriente Petrolero (Bolívia) x Santa Fé da Colômbia.
 
           O meu Grêmio vai ter que jogar muito para se classificar no Grupo 6,  contra San Lorenzo (Argentina), LDU (Equador) e Toluca do México. Serão três rivais difíceis de serem vencidos. E o Palmeiras também terá problemas contra Nacional (Uruguai), Rosário Central (Argentina) e River (Uruguai) ou LaU do Chile.  Jogar contra uruguaios, argentinos e chilenos é "provável bucha" para o Verdão.
 
             E temos também o São Paulo,  que ainda vai ter que brigar por uma vaga na Fase de Grupos. Mas o adversário (Universidad Cesar Vallejo do Perú) não deve ser tão difícil. Se passar, o Tricolor entra no Grupo 1, contra o atual campeão River Plate da Argentina, o The Strongest da Bolívia e Trujillanos da Venezuela.
 
           
 
O incidente com
 Chico Buarque



 
        As redes sociais estão rodando com insistência um vídeo, e comentando um incidente ocorrido na noite carioca, na última segunda-feira, envolvendo Chico Buarque de Holanda, após um jantar com os amigos Edu Lobo, Cacá Diegues, Miguel Faria Jr, Ruy Solberg e Eric Nepomuceno.  Assisti o vídeo. Um absurdo.
 
        Os amigos artistas, que se reúnem uma vez por mês para jantar, já estavam do lado de fora do restaurante, localizado no Leblon, quando um grupo antipetista começou a ofender gratuitamente a Chico, com palavras tipo "merda, petista, ladrão, vai pra Paris, vai pra Cuba" e outras do gênero.
 
         Chico tentou conversar com eles, mas ouviu mais bobagens. O único do grupo que teria se identificado foi Túlio Dek, um rapper de Goiás. Que certamente está querendo ficar famoso ! 
 
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                       " SE ACASO VOCÊ CHEGASSE "

              de : Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins   
                                                       
                                    com : Elza Soares


                      

 
A  música de hoje na série "CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE" chega a pedido de um amigo muito especial.  Billy De Paula (foto) é louco por este samba. Ele também gosta de outras músicas de LUPICÍNIO RODRIGUES, mas sua predileção por " SE ACASO VOCÊ CHEGASSE " supera todas as demais.
LUPI fez esta música em 1938, em parceria com o compositor carioca FELISBERTO MARTINS. Os dois fizeram outras canções juntos.
E "Se Acaso Você Chegasse" tem uma história.  Lupicínio(foto abaixo)  estava tendo um caso com a ex-namorada de um amigo, e fez a música propondo que a amizade entre os dois fosse mantida. E dizem que o amigo aceitou a proposta.
 
O sucesso de "Se Acaso Você chegasse" foi enorme. O lançamento foi feito pelo cantor Cyro Monteiro, mas a melhor interpretação foi mesmo de ELZA SOARES, que aparece no vídeo que abre esta postagem, em gravação original de 1957.
Mas um sem número de artistas regravaram o maravilhoso samba, entre os quais Noite Ilustrada, Lúcio Alves, Jamelão, Clube do Choro de Porto Alegre, Wilson Paim, Joanna, Lobão, Emílio Santiago, Alexandre Pires e vários outros. Até hoje tem cantor novo gravando esse incrível samba.
 
 
 
Lupicínio Rodrigues foi um gaúcho de Porto Alegre, cantor e compositor, que morreu em 1974, aos 59 anos de idade. É considerado o inventor da "dor de cotovelo", que segundo ele consistia em cravar os cotovelos no balcão ou na mesa de bar, pedir um uísque duplo e chorar pela perda da pessoa amada.  Ninguém foi mais boêmio do que ele, cuja obra total foi regravada por mais de 50 artistas.
Nunca abandonou Porto Alegre. O máximo que ele fez foi passar uns meses no Rio de Janeiro, em 1939, para conhecer o meio musical carioca.
 
Foi proprietário de vários bares, churrascarias e restaurantes com música. Pouco se importava com o lucro comercial. O importante era ter um novo local para encontro com os amigos. Tive a felicidade de visitar um destes bares, o "Amarelinho", e conhecer Lupi de perto.
Torcedor do Grêmio, compôs o famoso hino gremista: "Até a pé nós iremos / Para o que der e vier / Mas o certo é que nós estaremos / Com o Grêmio onde o Grêmio estiver..."
 
O parceiro Felisberto Augusto Martins Filho foi um compositor carioca, que também fez dezenas de músicas de vários gêneros. Morreu com 76 anos, em 1980, e até hoje é muito respeitado
nos meios musicais do Rio.
Vejam a letra do samba que os dois fizeram:
 
Se acaso você chegasse / No meu chatô encontrasse / Aquela mulher / Que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já / Te abandonou
 
Eu falo porque essa dona /  Já mora no meu barraco / A beira de um regato / E um bosque em flor
 
De dia me lava a roupa / De noite me beija a boca / E assim nós vamos vivendo de amor
 
 
A cantora Elza Soares o Brasil inteiro conhece. Como se não bastasse o seu enorme talento, ela foi ainda a grande paixão do saudoso Garrincha.
Elza da Conceição Soares, carioca, está com 78 anos. Tem dois filhos: João Carlos Soares e Manuel Garrincha dos Santos Junior.
Começou a cantar no famoso "Show de Calouros" de Ary Barroso e está cantando até hoje. Seu repertório é enorme.

Elza Soares foi eleita pela BBC de Londrina "a cantora do milênio"
 
 
 








AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Sabem de uma coisa, a postagem da amiga londrinense Marialba Plaisant está absolutamente correta. A atitude de uma criança é sempre franca