Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Juntas na festa final da Copa

     A Fifa já definiu a presença de duas cantoras especiais, duas mulheres maravilhosas, na festa de encerramento desta Copa do Mundo que está sendo realizada no Brasil. A brasileira Ivete Sangalo e a colombiana estão na programação que será desenvolvida no Maracanã, no dia 13 de julho, por ocasião da grande final do Mundial.
        A programação será iniciada às 15h20m e contará com a participação de outros artistas conhecidos, como Carlinhos Brown, Alexandre Pires, a bateria da escola de Samba Grande Rio e outros nomes de sucesso.
 

É muita frescura pra meu gosto

 
          Uma coisa começa a me deixar mais invocado. Por que, ao invés de ficar bolando esquemas para enganar a imprensa, o Felipão não bola algo que engane nossos adversários ?
           Hoje mesmo, no treino da manhã,  ele inventou uma armação para que os repórteres não ficassem sabendo quem será escalado sexta-feira contra a Colômbia. Como se esconder a escalação fosse uma arma vital pra ganhar esse jogo. Brincou até de escalar o "perna-de-pau" do Henrique como volante.  O Felipão não é mais aquele. Todo mundo envelhece, né ?
            No fim, parece que o time será mesmo Júlio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Acho que o meio-campo vai ficar mais solto, mais criativo.
             O que mais me agradou neste treino de hoje foi que se abriu uma possibilidade de colocar um outro jogador no lugar do Fred.  Acho que o centroavante do Flu já sentiu que pode perder o lugar a qualquer momento. Dá pra ver nas fotos que ele já está de cara feia.

              Por outro lado, vamos ter aquela frescura de sempre. A dúvida desta vez será o Marcelo. Agora, só falta saber quem vai chorar neste jogo 
          

É muita gente querendo ser governador

          A julgar pelo número de candidatos aprovados pelos partidos para disputar o Governo do Estado, fico imaginando quantos "acertos políticos" deverão ocorrer até as eleições de 5 de outubro. São nove candidatos a governador. É muita gente disputando o pleito, quando se sabe que no máximo três deles reunem condições de se eleger.  
          Os leigos como nós ficam se perguntando: qual será a motivação de quem se candidata sabendo que não tem a mínima chance de vencer o pleito ?
           Imagino que alguns certamente estão pretendendo lançar idéias novas e colocar seus nomes à disposição para futuras eleições.  Outros talvez se sintam na obrigação de atender a convocação de seus partidos. E é claro que os restantes estão aí para conquistar um número razoável de votos e tentar negociá-los com os candidatos mais fortes, um pouco antes das eleições. E, dependendo do número de eleitores que tenham sob controle, poderão realizar lucrativas barganhas, envolvendo cargos, nomeações, etc.
                       
            Temos pré-candidatos de praticamente todas as faixas etárias possíveis, para governador do Paraná. O mais novo é Bernardo Piloto, do PSOL, um sociólogo de 30 anos, que não conseguiu ser deputado em 2010, mas se elegeu vereador em Curitiba, posteriormente.
             Outro pré-candidato jovem é Rodrigo Tomazini, um servidor público estadual de 36 anos, domiciliado em Sarandi. Surge como candidato do PSTU e nunca exerceu mandato eletivo.
             O candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC) também é novo. É o advogado Túlio Bandeira, 41 anos. Atua na área política, como coordenador de campanhas, mas não conseguiu se eleger deputado estadual em 2002. Seu domicílio eleitoral é Santo Antônio do Sudoeste.
             O mais velho é o nosso conhecido Roberto Requião, que já foi governador paranaense por duas vezes, além de prefeito da Capital, deputado estadual e, atualmente, senador. O polêmico Requião é advogado e jornalista, nasceu em Curitiba e tem a minha idade, 73 anos. É um velho peemedebista, e nesta eleição estará coligado ao PV e ao PPL.
             Temos duas mulheres postulantes. Uma delas, com boas chances nestas eleições é a senadora Gleisi Hoffmann, uma linda mulher de 48 anos, advogada, natural de Curitiba e casada em segundo matrimônio com o ministro Paulo Bernardo. Ela é a candidata do PT, numa coligação com PDT, PCdoB, PRB e PTN.
               E a outra mulher que deseja ser governadora é a pedagoga e professora universitária Silvana Souza, candidata do Partido Comunista Brasileiro. Ela tem 46 nos, nunca exerceu cargo eletivo e mora em Foz do Iguaçu.
               Já o economista curitibano Geonísio Marinho aparece como candidato do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Já foi candidato a vereador em quatro oportunidades, três em Curitiba e uma em Pontal do Paraná, mas nunca se elegeu. Aos 56 anos, ele agora quer ser governador.
               O apresentador de TV, advogado e professor de educação física  Ogier Buch é um nome bastante conhecido na Capital. Ele tem 62 anos e se candidata pelo Partido Republicano Progressista (PRP).
                E o candidato que a princípio deve liderar as pesquisas, por ser o atual governador, é Beto Richa, 49 anos, filho do saudoso ex-prefeito de Londrina e ex-governador José Richa. Engenheiro, Beto é o único candidato nascido em Londrina, mas seu domicílio eleitoral atual Curitiba. É o candidato oficial do PSDB, mas vem coligado a outras 16 siglas: DEM, PSB, PTD, PTB, PP, PPS, PSC, PR, SDD, PSL PSDC, PMN, PHS, PROS, PEN  e PTdoB.