Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Americanos fogem do Furacão Sandy


        Que loucura, hein? O tal furacão "Sandy" está deixando muitos americanos apavorados. Em Nova York, as prateleiras dos mercados ficaram vazias, porque o povo tratou de armazenar tudo em casa. Ninguém sabe ao certo como será. Vejam como estava a sempre movimentada Times Square, hoje às nove e meia da manhã, praticamente vazia.  O transporte público da cidade está parado.
         A previsão é de que nove estados da costa sejam mais atingidos. Nova York, Maryland, Pensilvânia, Virginia, Connecticut, Nova jersey, Massachussets, Delaware e Rhode Island.

Vêm aí as eleições do Inter

 
        Tivemos há poucos dias as eleições do Grêmio, com a vitória de Fábio Koff. Agora, estão chegando as eleições do Inter, que prometem agitar Porto Alegre, com a participação de 75 mil sócios aptos a participar do pleito. O primeiro turno será realizado no dia 8 de novembro, quinta-feira da semana que vem.
 
No Grêmio, o presidente Paulo Odone perdeu a eleição, mas no Inter as pesquisas apontam o favoritismo do atual presidente Giovanni Luigi (primeiro à esquerda). Luiz Antonio Lopes e Sandro Farias vão tentar mudar o comando administrativo do cloube do Beira-Rio. Não é qualquer cidade do interior que tem tanta gente votando.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

                                          A NOVA ARMA DO CUPIDO
         Só o Facebook mesmo para nos trazer coisas assim. Esta postagem foi feita pela amiga Fernanda Mattos, que mora em São Paulo.

Na minha terra, um menino ganhou a eleição

          O amigo e seguidor Hamilton Nassif me perguntava ontem à noite sobre o resultado da eleição para prefeito de Pelotas, a minha terra natal. Disse a ele que o jovem Eduardo Leite (PSDB) havia vencido o pleito, inclusive com o apoio do nosso senador Alvaro Dias, que esteve por lá, participando da campanha. Até porque, Pelotas foi a única cidade gaúcha que teve segundo turno, o que centralizou as atenções de muita gente, mesmo de fora do Rio Grande do Sul.
         Hoje trago detalhes da incrível história deste menino, que aos 27 anos se tornou o mais jovem prefeito de uma cidade que acaba de completar 200 anos. E mais: para  o cargo de vice foi eleita, também, pela primeira vez na cidade, uma mulher, a professora de ensino superior Paula Schild Mascarenhas (PPS), de 42 anos. Os dois(foto) nasceram em Pelotas mesmo.  E ontem derrotaram Fernando Marroni, do PT, que já havia sido prefeito da cidade e, no início da campanha, era considerado favorito.
           Eduardo conseguiu 110.823 votos (57,15%), enquanto Marroni ficou nos 83.079 votos (42,85%).  Quem deixará o cargo é Fetter Junior (PP), de quem o novo prefeito foi chefe de gabinete.  Fetter Junior fez uma boa administração.

          
           A história de Eduardo tem mesmo lances curiosíssimos. Dos 14 aos 19 anos, estudou saxofone e até tocava razoavelmente bem.  Mas, um certo dia,  ouviu seu pai dizer: "Quando bem tocado, o saxofone é um instrumento muito bonito."  Perfeccionista, Eduardo considerou o comentário como uma crítica. E nunca mais tocou saxofone, trocando o instrumento por um modesto pandeiro, com o qual se diverte até hoje nas rodas de sambas com os amigos.
             Aos 19 anos mesmo, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite foi eleito vereador, destacando-se logo na função. E agora chega a prefeito através da coligação "Pelotas de Cara Nova", que agrupou nove partidos: PSDB, PPS, PR, PDT, PP, PRB, PSC, PSD E PTB.
              Mais dois detalhes curiosos da vida do novo prefeito. Seu pai, José Luiz Marasco, Cavalheiro Leite, foi candidato a prefeito em 1988, mas não foi eleito para o cargo que o filho perfeccionista alcança agora. E a primeira namorada de Eduardo foi Camila, que é filha de Fernando Marroni, por ele derrotado na eleição de ontem.
                Em meio a alegria da vitória, uma notícia triste: o tesoureiro da campanha vencedora, Paulo Roberto Martins, morreu na madrugada que antecedeu a eleição. Ele ainda participou da carreata realizada sábado à noite, mas depois sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer.
de Edu

As mudanças trazem confusão

          A Fifa já deve estar arrependida de estar mudando as arbitragens no futebol. A colocação de mais auxiliares trabalhando pelas laterais do gramado estão dando margem a reclamações e até algumas confusões mais sérias,  como esta de sábado no Beira Rio. Muita gente está começando a entender só agora, porque a  velha entidade demorou tantos anos para arriscar algumas mudanças.
          O torcedor é passional e só quer que as leis sejam rigorosamente cumpridas se isto não vier a causar prejuízos para o seu time. As mudanças na lei do impedimento também trouxeram problemas. Eu gostava mais como era antes, sem ter que esperar que a bola chegasse até o jogador que estava mais  adiantado. Ficou pior também para os árbitros e bandeirinhas.
           E vem aí a confusão a maior confusão de todas, pois a Fifa vai colocar uma espécie de "olho mecânico" para avisar ao árbitro se a bola entrou ou não no arco. Tipo fotochart, como é usado no turfe e no atletismo. Esperem só, pra ver no que vai dar isto.

La mano del Diablo

         Aí está a diferença entre Maradona e Barcos. Don Dieguito usou "la mano de Dios" para marcar um gol contra a Inglaterra, na Copa de 86, garantindo a vitória dos argentinos, por 2 a 1. E Hernan Barcos, que também é argentino, pelo jeito usou "la mano del diablo", na derrota de 2 a 1 do Palmeiras para o Inter, criando esta baita confusão no Campeonato Brasileiro. Na verdade, os dois lances foram grotescos (vejam as fotos), mas Maradona é Maradona, enquanto Barcos é só Barcos.



  Agora, mais ridícula ainda é a tentativa do Palmeiras de querer anular a partida, alegando que até o delegado do jogo deu palpite, para que o gol fosse anulado.    Convenhamos, teria sido muito pior se o gol tivesse sido validado.  Foi uma jogada de voleibol, todo mundo viu. As arbitragens brasileiras seriam definitivamente desmoralizadas.