Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 14 de agosto de 2016

Quadro de medalhas

                                                   Atualizado às 18 horas





T

 
Estados Unidos
26202066

 
China
14131744
23º
 
Brasil
1236
Natação brasileira está acabada ?



            A Natação foi certamente o maior fiasco brasileiro nestas Olimpíadas. Fechou a Rio-2016 sem passar pelo pódio, algo que não acontecia para a equipe nacional em Olimpíadas desde Atenas-2004. E o que é pior: com o fim de uma geração de bons nadadores e sem resultados para sustentar essa transição, a modalidade se vê mais uma vez em crise de referências. Sem grandes nomes para conduzir o próximo ciclo, os brasileiros iniciam com perspectiva ainda mais pessimista o quadriênio que os levará a Tóquio-2020.




G  I  N  Á  S  T  I  C  A  
nos dá duas medalhas



              A equipe masculina de ginástica artística do Brasil fez história novamente nos Jogos Rio 2016. Depois de participarem pela primeira vez da final por equipes, os ginastas brasileiros chegaram ao inédito pódio na prova individual do solo e em dose dupla
               Diego Hypólito conquistou a medalha de prata com 15533 pontos. Logo atrás, com 15433, Arthur Nory ficou com o bronze. O primeiro lugar foi do britânico Max Whitlock  com 15.633 de nota. Hypólito, de 30 anos, e Arthur, de apenas 22, empolgaram o público presente na Arena Olímpica do Rio com suas apresentações.
                     Com o incentivo da torcida brasileira presente, os atletas ficaram bastante emocionados com o resultado. Eles choram muito ainda à espera do resultado oficial. Depois comemoraram com a bandeira do Brasil, se abraçam e pularam de alegria.
                          São as primeiras medalhas da ginástica masculina no solo. Até o Rio 2016, o ouro de Arhur Zanetti, em Londres 2012, era a única medalha do país até o momento.
                         O Brasil deu show na final do solo e garantiu dobradinha na ginástica artística com as medalhas de prata e bronze nos Jogos Olímpicos do Rio. Diego Hypolito fez uma apresentação consistente, voou o mais alto que pôde e fez bonito. Ainda sem saber a nota, deixou o tablado em êxtase. O abraço no técnico Marcos Goto foi fruto de muita gratidão por reencontrar o alto nível. Vibrou e muito, teve o nome gritado pelas arquibancadas. O telão flagrou o brasileiro roendo as unhas de ansiedade durante a apresentação dos concorrentes.
                 
                              Na classificatória, Diego Hypolito já havia obtido bom desempenho e mostrava que poderia chegar ao pódio. Com a nota 15,500, ficou em 4º lugar na preliminar e voltou a ter esperança. Já Nory estava em 9º e se beneficiou da regra que limita a dois ginastas por país para garantir a vaga na final e mostrar ao mundo o seu talento. Na fase preliminar, os norte-americanos Sam Mikulak (15,800) e Jake Dalton (15,600) foram os mais consistentes, seguidos do japonês Kohei Uchimura (15,533). O britânico Max Whitlock havia feito a mesma pontuação de Diego e estava na cola. Com a pontuação descartada, a final deste domingo contou uma outra história, com desfecho ainda melhor para os brasileiros.
                     
Robson Conceição está na final

         
          A missão deste domingo foi cumprida. Robson Conceição queria presentear a si mesmo pelo Dia dos Pais "mudando a cor da medalha", como ele mesmo disse após garantir o bronze com
 a vitória nas quartas de final. Pai de Sophia, que completa dois anos no dia 19, ele também prometeu a medalha de ouro para ela. Desta vez, na semifinal, teve seu grande rival, Lazaro Alvarez, de Cuba, no caminho. Fácil, é claro, não seria, afinal, o adversário era um tricampeão mundial, medalhista de bronze em Londres 2012 e primeiro colocado no ranking da AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador). Entretanto, o baiano conseguiu o triunfo por decisão unânime, com 3 a 0 (29-28, 29-28 e 30-27) e está na final do peso-leve (até 60kg).
Na zona mista minutos depois do triunfo, Robson comentou a respeito do fim de luta emocionante, quando ele foi para a trocação franca com o adversário e minimizou o corte sofrido no supercílio (foto). Ele garante que isso não será problema para a final e promete foco nos próximos dias para poder subir ao topo do pódio.
- Os meus técnicos falaram para que eu não entrasse na curta distância com ele, porém, senti que estava bem, no gás. Ele veio para cima, comecei a trocar também e acho que levei ligeira vantagem. Estou preparado para quem vier. Treinei bastante, esse corte não vai fazer diferença. É botar gelo e ver se posso tomar alguma medicação. Vou me concentrar, manter os pés no chão e ficar pronto para buscar a medalha de ouro.
A decisão acontece na próxima terça-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o vencedor de Otgondalai Dorjnyambuu (Mongólia) x Sofiane Oumiha (França) - embate que acontece neste domingo, 18h30. A torcida brasileira pode ficar otimista, ao menos no que depender de Robson, pois antes do duelo contra Alvarez, ele disse que o confronto seria a final antecipada.
O Brasil não tem nenhuma medalha de ouro no boxe. Nos Jogos de 2012, em Londres, Esquiva Falcão bateu na trave e ficou com a prata. Na mesma edição, a nobre arte do país faturou dois bronzes, com Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão. A dupla se juntou a Servílio de Oliveira, o primeiro atleta canarinho a conquistar uma medalha na modalidade, em 1968, na Cidade do México.


Não aguentei ver o futebol

                  (menos mal que venceu...)      


                  O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 0 neste sábado, na Arena Corinthians, e se classificou para a semifinal do futebol masculino na Olimpíada Rio 2016. Depois de um começo ruim no torneio, com dois empates por 0 a 0, a Seleção Brasileira conseguiu sua segunda vitória seguida. De quebra, Neymar ainda desencantou nos Jogos Olímpicos. O camisa 10 mostrou um bom futebol e marcou o primeiro gol dele nos Jogos e do Brasil na partida, em cobrança de falta. Luan fechou o placar. O adversário por uma vaga na final é a seleção de Honduras, na próxima quarta-feira, no Maracanã. Do outro lado da chave se enfrentam  Alemanha e Nigéria.  

                     Ganhar foi bom, mas só aguentei ver os primeiros 25 minutos. Não consegui seguir acompanhando ver o futebol nogento que o time do Brasil vem apresentando.  É puro masoquismo. Não consigo ficar vendo um jogador como Gabriel Jesus por mais tempo. Que 'cara' insuportável
                         Com a vitória do Brasil, estão definidas as semifinais do futebol nos Jogos Olímpicos. No masculino, Brasil x Honduras e Alemanha x Nigéria. No feminino, Brasil x Suécia e Alemanha x Canadá. Ou seja, existe a possibilidade de termos Brasil x Alemanha nas duas finais. Talvez seja a oportunidade perfeita para o futebol brasileiro tentar apagar um pouco da marca deixada ppor aquele inesquecível 7 a 1.