Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Coritiba começa com boa vitória

            Foi  tranquila a estréia do Coritiba no Campeonato Paranaense. Mesmo mostrando um time enfraquecido pela saída de bons jogadores, como Léo Gago, Marcos Aurélio, Bil e outros destaques da temporada  passada, o Coxa fez uma boa apresentação e venceu em Toledo, por 2 a 0. O gol marcado por Rafinha, logo aos 2 minutos, deu tranquilidade ao Alvi-verde. O Toledo até cresceu no segundo tempo, mas esteve sempre em plano inferior e acabou tomando o segundo gol, no finalzinho, marcado de cabeça pelo eficiente zagueiro Emersom.                                                                                               
 
  Rafinha comemora o 1º gol






Cianorte e Corinthians-PR golearam

            Nos outros jogos da rodada inaugural do Paraná, os destaques foram  Cianorte e Corinthians Paranaense, que golearam seus adversários. O Cianorte, jogando em casa, meteu 3 a 0 no Iraty, com gols de Henrique (2) e Marquinhos. Duas expulsões: Jovane (Cianorte) e João Renato (Iraty). E na Capital, no Eco Estádio Janguito Malucelli, o Corinthians fez 4 a 1 no Rio Branco, depois de 1 a 1 no primeiro tempo. Os gols do jogo: Gustavo, Andrezinho, Bruno Batata e Viotor Junior para o Timãozinho; Matheus para o Leão da Estradinha.


***** O clássico Arapuca terminou empatado em um gol. O Apucarana fez um a zero, com Jó, no primeiro minuto de jogo. Mas Léo Itaperuna empatou para o Arapongas, que jogou em casa, com 4.823 pagantes nas arquibancadas.

***** Outro empate da rodada ocorreu no Bom Jesus da Lapa, em Apucarana. O Paranavaí ganhava de 2 a 0, com dois gols de Edenilson, em menos de 10 minutos. Mas no segundo tempo o Operário de Ponta Grossa foi buscar o empate, com dois gols de Baiano. Só 123 torcedores pagaram ingresso. Enorme prejuízo para o ACP, que era o mandante mas não pode jogar em seu estádio.

Londrina foi bem, mas perdeu

             O Tubarão jogou melhor do que eu esperava, mas acabou derrotado pelo "mal acabado" time do Atlético Paranaense, hoje à tarde em Ponta Grossa, por 2 a 0. Bem distribuído em campo o Alvi-celeste merecia melhor sorte no primeiro tempo, porém tomou um gol num descuido da sua retaguarda. Aos 40 minutos, a zaga permitiu o chute do atleticano Ricardinho, que estava longe do gol, mas foi beneficiado pela má colocação do goleiro Danilo: 1 a 0.
             No segundo tempo, diminuiram as facilidades, porque o Atlético, com vantagem no placar, mostrou-se mais tranquilo. Tencatti mexeu no time do Londrina, que piorou com as mudanças. E o segundo gol acabou surgindo, aos 32, marcado por Bruno Mineiro, ex-jogador do Tubarão.
                                                                                          Foto Gazeta do Povo
   Confirmou-se o que já tinha sido observado no amistoso com o Flamengo: o Londrina só oferece um certo perigo ao adversário quando joga em velocidade. E acho que o banco de reservas não ,oferece muitas opções ao técnico Claudio Tencatti. O outro erro cometido hoje não é novo. Faz muitos anos que o Tubarão tem medo de ganhar da dupla Atletiba. A chance de ganhar do Atlético hoje era muito grande, porque o Rubro-negro errou muito e mostrou um time fraco.

Rita Lee se aposenta do palco

         Durante o show realizado ontem à noite, no Circo Voador, no Rio, a cantora e compositora Rita Lee, de 64 anos, anunciou que esse seria o penúltimo show de sua carreira. E hoje, no seu twitter, ela explicou que o último será no próximo dia 28, em Aracaju.
          Rita confessa que está muito fragilizada fisicamente, mas garante que se aposentará apenas de shows: " Da música nunca vou me afastar."  Ela já passou por uma cirurgia de hérnia de disco, porque sentia fortes dores nas costas. E foi submetida também a uma mastectomia preventiva, retirada dos seios para evitar câncer nas mamas.

O novo Grêmio. Que coisa horrorosa

          No dia 5 de dezembro, quando o Grêmio anunciou a contratação do técnico Caio Junior, postei um comentário que tinha o seguinte título: "Já vi que vou sofrer mais um ano".  Agora, depois de ver o Grêmio estrear no Campeonato Gaúcho, levando 2 a 0 do Lageadense, ontem à noite em pleno Olímpico, minha vontade é de repetir o título.
          Que coisa horrorosa foi a estréia do Imortal Tricolor. Quem coisa terrível foi a estréia de Kleber Gladiador (foto). Que coisa medonha foi ver  esta dupla (Kleber/Douglas) com a gloriosa camisa que já foi vestida por craques de verdade. Os torcedores começaram a deixar o estádio (foto) quando ainda faltavam 15 minutos para o jogo acabar. É que o Imortal estava completamente Morto.
           As vezes, quando faço críticas antecipadas a alguns profissionais (jogadores e treinadores) certos amigos não gostam. Mas, estejam certos: como dizia o personagem de um velho programa humorístico da televisão, "eu só falo quando eu tenho certeza."
             Critiquei as contratações de Caio Junior e Kleber Gladiador porque sei que são profissionais que não se enquadram na filosofia do Grêmio, criada para outro tipo de gente.

                               

Um balanço do sábado

      Com o início dos Estaduais,  não se faz outra coisa nos finais-de-semana do que ver a bola correr.  Mas, como não dá para ver tudo ao mesmo tempo a gente tem que escolher o que ver. Consegui assistir dois jogos do Gauchão e dois do Paulistão. Mas confesso que não vi muita coisa boa. Pelo contrário, o nível técnico deste sábado foi bem baixo. Vamos ver se melhora hoje.
 
***** Além dos jogos do Corinthians, da Portugguesa e do Ituano, já comentados ontem, tivemos pelo Paulistão a estréia do Santos, no 1 a 1 com o XV de Piracicaba. O Peixe fez palhaçada e mandou um time misto. Nem  o técnico Muricy Ramalho foi ao jogo. Foi substituido pelo auxiliar Tata. Bem feito, os santistas levaram o gol de empate na hora do jogo acabar.
            O Guarani ganhou em casa, do Oeste, que chegou a estar vencendo mas acabou levando 2 a 1. Quem começou mal foi o Comercial, de Ribeirão Preto, que não poderia ter perdido em casa no jogo que marcou seu retorno ao Paulistão. Mas levou 4 a 3 do Linense.

***** No Rio,  Flamengo e Fluminense também entraram nessa de poupar jogadores e colocaram times reservas em campo. Mas, como os adversários são fracos, ganharam seus jogos. Os suplentes do Flamengo, aqueles mesmos que ganharam do Londrina aqui no Estádio do Café, meteram 4 a 0 no coitado do Bonsucesso. E os reservas do Flu enfiaram 3 a 0 na Friburguense. O Madureira ganhou (1 a 0) do Macaé e o Olaria perdeu em casa para o Nova Iguaçu, pelo mesmo placar. Nenhuma supresa maior na rodada.

*****Destaque para o Náutico, somou sua terceira vitória em três jogos e lidera o Campeonato Pernambucano. Ontem, o "Timbu" jogou em Araripina, contra o tiome local, e venceu por 1 a 0, gol marcado por Rogério.



Olha a festa do Náutico em Araripina  >>>

Coxa também foi goleado na semifinal

              A exemplo do que aconteceu ontem com o Atlético, que foi goleado (6 a 0) pelo Corinthians, o Coritiba também foi eliminado de forma dura, hoje cedo, perdendo a chance de decidir a Copa São Paulo de Juniores.  O Coxa levou 4 a 0 do Fluminense, no Estádio Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, e vai ter que disputar o terceiro lugar, justamente contra seu maior rival.  Para quem esperava ver um Atletiba na final da Copinha, a briga pela medalha de bronze pouco significa.

                Um baixinho de apenas 1m67, um tal de Marcos Junior, acabou com o time do Coritiba no jogo desta manhã. Fez dois gols e grandes jogadas, desequilibrando os curitibanos. Rafinha e Rafael Assis completaram a goleada.
                Desta forma, teremos na final da Copa São Paulo, quarta-feira próxima no Pacaembú, o encontro dos dois maiores vencedores da competição. O Corinthians já ganhou o torneio sete vezes, enquanto o Fluminnense triunfou em cinco oportunidades.

O que passou pela cabeça desta gente ?

              Começam a ser divulgadas algumas imagens colhidas no interior do navio Costa Concórdia, durante os momentos dramáticos vividos pelos passageiros, desde o alarme inicial até o instante de colocar os pés em terra firme. Aliás, o comportamento foi surpreendentemente tranquilo. É claro que algumas pessoas entraram em pânico, mas a grande maioria permaneceu calma, como mostra a foto acima, que registra o andamento da fila  para chegar até as lanchas salva-vidas.
               Mas olhe bem para cada uma das pessoas que aí estão e tente imaginar o que está passando pela cabeça de cada uma. Quanta coisa vem a mente da gente em momentos de grande aflição. Os filhos, os netos, os namorados, os amantes, todos são recordados em horas dramáticas como as que viveram os passageiros e tripulantes deste gigante dos mares que naufragou no último dia 14, matando pelo menos 11 pessoas.
               Uma coisa é certa; eu não gostaria de estar aí, quando esta foto foi batida.

Perdemos de novo, pra variar

             Ontem teve vôlei no Moringão. Claro que o nosso time (foto) perdeu de novo, desta vez para o Medley Campinas, oitavo colocado da Superliga Masculina. Londrina só endureceu o jogo no primeiro set, ganhando por 31/29. Depois, perdeu tudo: 25/15, 25/22 e 24/17. No final, 3 a 1. Está na cara que o time está desmoralizado na competição. Se ganhar mais uma ou duas partidas até o final, será muito.

              Com a nova derrota, continuamos em último lugar, com 4 pontos. E o próximo adversário será o penúltimo colocado, o Montes Claros, que tem cinco pontos a mais na classificação. O jogo será na casa do time mineiro.