Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Foto do Dia

           O cavalo estava preso à uma corda que, por sua vez, estava amarrada a uma árvore, junto ao  Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. De repente, a corda se rompeu e o cavalo caiu dentro d'água. Passado o susto, policiais foram chamados e suspenderam o animal por um guincho. O cavalo foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do RGSUL. É a nossa Foto do Dia.

Paraná Clube já é lider isolado

        A Segundona Paranaense

              O Paraná Clube encontrou alguma dificuldade, mas derrotou o Foz do Iguaçu mesmo jogando fora de casa, por 1 a 0. O jogo foi disputado agora à noite, em Foz, e Nilson fez o gol da vitória paranista, aos 37 minutos do primeiro tempo.A partida foi antecipada da 8ª rodada.
               Com dois triunfos em dois jogos, o Paraná já é o lider isolado, com seis pontos ganhos e 100% de aproveitamento.


****** No Estádio do Café, com 311 pagantes, em jogo também antecipado da 8ª rodada, o Junior Team se reabilitou da goleada sofrida na primeira rodada, diante do Paraná. Jogando melhor, o time dirigido por Carlos Sérgio derrotou o Nacional de Rolândia,  por 2 a 0.
             Rodrigo Santos fez 1 a 0 no primeiro tempo, e o segundo gol só veio no finalzinho, aos 41'  da etapa complementar, através de Felipe Navarro


****** Em Cianorte, à tarde, o Cascavel manteve-se invicto no campeonato, derrotando o Grecal, de Campo Largo, por 3 a 1. O jogo estava marcado para o Estádio Olímpico de Cascavel que, entretanto, continua sem liberação da Federação, porque faltam alguns laudos necessários. A partida foi então disputada no "Albino Turbay".
              Everton, Eduardinho e Juninho marcaram para o time dirigido por Eloi Kruger, enquanto Negueba fez o gol de honra do Grecal, que tem Ricardo Pinto como treinador.
            

Morre mais um astro: Tinoco

        O Brasil continua perdendo seus artistas mais veteranos. Hoje foi a vez Tinoco nos deixar, aos 91 anos. Ele teve uma crise respiratória, ontem à tarde, e foi internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste de São Paulo. Durante a madrugada,  sofreu duas paradas cardácas e não resistiu. Os médicos avaliam que ele deve ter sofrido um enfarte, dois dias antes, apesar de não acusado nenhum sintoma em casa.
        O mundo musical não esquecerá nunca a dupla Tonico e Tinoco. Muita gente foi ao velório e ao sepultamento, que foi conluido agora há pouco.
          

Oscar liberado para jogar no Inter

           A CBF finalmente cumpriu a decisão da Justiça do Trabalho e recolocou o jogador Oscar no BID, dando a ele condições de voltar a jogar pelo Internacional. Azar do Caxias, pois Oscar terá condições de jogar as finais do Campeonato Gaúcho, que começam domingo.  Ele está treinando normalmente (foto) e deve ser escalado.
           Mas vale lembrar que a decisão da justiça não é definitiva. Oscar apenas recebeu um habeas corpus que permite que ele continue jogando, enquanto o processo corre normalmente. O São Paulo continua lutando para reaver os direitos sobre o atestado liberatório do jogador.

Caem os juros do cheque especial

          O Banco do Brasil anunciou hoje novos cortes nas taxas de juros para financiamentos à pessoas física, com destaque para o cheque especial e crédito pessoal. O BB teve um lucro de R$ 2,5 bilhões no primeiro trimestre.
            Os maiores beneficiados foram os clientes que têm conta-salário no banco e aderiram ao programa "Bom Pra Todos".  A taxa para estes clientes caiu da máxima de 8,31% para a taxa única de 3,94% ao mês, com uma redução de 52,6%.       

Deu empate no 1º jogo da decisão MS

         O Naviraiense pode ter perdido a grande chance de ficar mais perto do título estadual do Mato Grosso do Sul. Jogando em casa, o time comandado pelos londrinenses Itamar Bernardes e Billy de Paula ficou no empate de 1 a 1 com o Águia Negra. A decisão será na quarta-feira próxima, em Rio Brilhante, e o time da casa jogará por um novo empate para se sagrar bicampeão estadual. O Naviraiense só fica com o título se ganhar no Ninho da Águia.
           No primeiro jogo (foto), a etapa inicial mostrou a vantagem do Águia, que fez 1 a 0 através de Rincón. Mas no segundo tempo o Jacaré do Cone Sul correu atrás do empate e conseguiu, com um gol de Adriano Chuva.

Amanhã tem Super Lua

        Pelo menos seis vezes por ano, a Lua fica mais perto da Terra. Mas amanhã, a aproximação será maior: "apenas" 356.955 quilômetros de distância. O fenômeno, conhecido como perigeu lunar, foi confirmado pela Nasa. Teremos uma lua cheia de um lado e o sol no ponto diametralmente oposto com o planeta Terra no meio. Em suma: uma lua bem maior e mais brilhante que o normal.
        Não há horário marcado. Os namorados vão ter que ficar de olho. O que se sabe é que o Perigeu e a Lua Cheia terão intervalo de cinco minutos. Vou tentar ver.
         Vai ser uma noite perfeita para um Lobisomem !

É mais um Capucho que se lança nas letras

        Everaldo Alves Capucho, um professor e agricultor aposentado de 82 anos, está lançando seu livro "Apicultura - O Fantástico Reino das Abelhas", daqui a pouco, a partir das 19h30m, na Livraria Curitiba, no Catuaí Shopping de Londrina. É o primeiro livro de Everaldo, mas escrever está no sangue desta família, pois ele é pai do Nelson e do Nilton Capucho. Não vou perder esta chance de ver a família Capucho reunida e de curtir o trabalho do "novo" escritor.
       Everaldo Capucho, paulista de Botucatu está em Londrina desde 1934. Ecologista puro, é um defensor das coisas da natureza. Depois de 30 anos de convivência com as "amigas abelhas" ele tem muita coisa pra contar. Ele é apaixonado pelos bichinhos. Quem puder, confira de perto.

Dinheiro gasto à toa

       Se é certo que teremos um público pequeno, por que será que Junior Team e Nacional (Rolândia) vão jogar hoje à noite no Estadio do Café. O dinheiro deve estar sobrando, porque vão gastar com iluminação quando a partida poderia ser realizada à tarde. E haverá menos gente, porque a temperatura não está atraindo as pessoas para ver futebol noturno no frio estádio londrinense. Fiz até planos para ir ao jogo, mas à noite não vou não.
       O Foz também vai jogar à noite. Só que o adversário é o Paraná Clube, que representa uma atração para o público local, que à tarde teria que trabalhar e não poderia comparecer. Depois dos 6 a 1 que aplicaram no Junior Team,l os paranistas são os favoritos em Foz do Iguaçu.
        Já o Cascavel teve juizo e marcou seu jogo contra o Grecal para agora à tarde, às 16 horas. Os dois times empataram na estréia e vão atrás da primeira vitória. Bom jogo.

Só pode ser por um bom dinheiro

        Acompanhei atentamente a entrevista concedida pelo gestor Sergio Malucelli e pelo técnico Claudio Tencatti, que foram juntos à Rádio Paiquerê, para falar sobre a campanha do Londrina até aqui, neste 2012. A rigor, não surgiu nenhuma novidade maior, apesar do esforço dos ótimos entrevistadores, que fizeram tudo o que puderam para arrancar "algo mais". Mas não adianta, do Malucelli só sai o que é bom para ele mesmo.
         Criticou a torcida londrinense, salvando apenas a torcida organizada. Não admitiu a sua culpa por algumas atitudes que atrapalharam o time. Ele sempre tem razão. É o perfeito "dono da verdade".
          Malucelli disse que praticamente o time todo está sendo negociado, o que (segundo ele) prova que sua empresa acertou na contratação dos jogadores. "Se estão sendo negociados é porque são bons jogadores"- disse ele aos entrevistadores. 
          Ora, se o Londrina tinha um bom time e não conseguiu alcançar suas metas no campeonato (Série D e Copa do Brasil), certamente é porque não tinha um bom comando. Mas Malucelli confirma que Tencatti continua sendo o técnico para o ano que vem. Quem é que me explica isto ?
           Outra coisa que eu fiquei sem entender: se trabalhar aqui é mais difícil e se ele é rejeitado por grande parte dos londrinenses, por que é que ele continua aqui ? Nem por amor ao clube é, pois ele está chegando agora à cidade. Só posso concluir que, por algumas razões que desconheço, a SMSports está ganhando dinheiro em Londrina.