Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vejam que loucura !

    Isso aí aconteceu hoje à tarde, em São Paulo. No Distrito de Campo Belo, Zona Sul da cidade, um ônibus articulado subiu em cima de um carro e parou sobre ele. O casal que estava no automóvel morreu. Dois passageiros do ônibus ficaram feridos. O trânsito teve que ser bloqueado para remover os veículos. O motorista do ônibus vai responder por homicídio doloso (em que o autor assume o risco de provocar morte). Que loucura !

Brasil 2 a 1. Me engana que eu gosto !

             Com um gol contra do zagueiro Papac, no último minuto, a Seleção Brasileira ganhou o primeiro amistoso do ano, hoje à  tarde em St.Gallen, na Suiça. Na base do "me engana que eu gosto", o Brasil derrotou a Bósnia-Hezergóvina por 2 a 1 mas o futebol apresentado pelos comandados de Mano Meneses novamente decepcionou.
              Marcelo fez um gol logo aos três minutos e todos tivemos a impressão de que a partida seria fácil e que o Brasil finalmente conseguiria uma vitória convincente. Mas, dez minutos depois, o goleiro Julio Cesar se encarregou de estragar tudo, falhando lamentavelmente num chute de Ibisevic:  1 a 1. Daí em diante, foi aquele jogo improdutivo que os brasileiros vêm apresentando há muito tempo. 

               Os craques Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso pouco apresentaram. Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo e Leandro Damião foram os que melhor se sairam. E os demais nivelaram-se ao jogadores da Bósnia.
                O placar de 2 a 1 caiu do céu, porque o empate já estava de bom tamanho para a Seleção Brasileira. Hulk salvou a Pátria, cruzando forte da esquerda. A bola bateu no zagueiro bósnio e entrou, aos 44 minutos do segundo tempo. Pelo menos sobrou sorte.

O que deu pra ver na nossa Seleção

              Ao final de Brasil 2 x Bósnia 1, fiquei com a impressão de que Mano Meneses não vai conseguir sucesso com a Seleção. Ele continua enrolado nos problemas existentes em todos os setores do time. Na verdade, o Brasil tem cada vez menos pegada. Ainda no jogo desta tarde existe uma desculpa: muita gente esqueceu que a Bósnia é a antiga Iugoslávia, que sempre dificultou as coisas nos jogos com os brasileiros. Eles tem bons jogadores e um estilo parecido com o nosso. Com uma vantagem: são melhores nos contra-ataques.

****** Foi o 21º jogo de Mano na Seleção, com 13 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Porém, vale ressaltar que enfrentamos muitas seleções fracas. O zagueiro Thiago Silva foi o jogador mais utilizado por Mano Meneses até agora. Jogou 18 partidas.

******O Brasil provavelmente continuará mal colocado no ranking da Fifa. Está em 7º lugar. Acho que há muitos anos não ficávamos tão por baixo.

******A temperatura na Suiça, durante o jogo de hoje, era de 7 graus. No segundo tempo ficou mais frio.

******Na partida anterior, entre Brasil e Bósnia, os brasileiros venceram por 1 a 0, em jogo disputado em Manaus.

******A torcida da Bósnia era grande, mas havia um bom número de brasileiros na Arena St.Gallen. Vimos camisas do Grêmio, Botafogo, Fluminense, Vasco e Corinthians.

******A bronca que o comentarista Casagrande tem de Ronaldinho Gaúcho é muito grande. Pegou no pé do jogador do Flamengo durante todo o jogo. Ronaldinho não jogou bem, mas Neymar, Ganso e Hernanes também não.

******O Brasil apresentou novos agasalhos no jogo de hoje. O azul clarinho não agradou ao Galvão Bueno. Mas eu não achei feio não. As camisas de jogo é que poderiam ser mais bonitas. As mangas são esquisitas. Parece que todos os jogadores estão com a braçadeira de capitão do time.

******O próximo amistoso do Brasil será disputado na Alemanha, no dia 26 de maio, contra a Dinamarca.

******A Argentina joga amanhã, também na Suiça, contra a Seleção local. A Sportv vai mostrar, às 16 horas. Vamos comparar o time deles com o nosso.

Eu quero um cine-teatro

         Está todo mundo discutindo como deve ser a reconstrução do Ouro Verde. Também vou dar o meu palpite nesta conversa. Uns acham que devemos erguer um cine-teatro, como sempre foi. Outros entendem que o principal é o erguimento de um teatro.
         Não consigo entender porque alguns pedem a eliminação do cinema. Alegam que a UEL já tem uma sala de projeção no Cine Com-Tour e que não precisa de outra. Não concordo. Cinema e teatro sempre andaram  de braço dado. São artes irmãs. Eu quero o Cine-teatro Ouro Verde de volta, o mais parecido possível com o que ele era.
           O crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge é meu amigo é um dos homens mais inteligentes que conheço. Mas não concordo com a sua opinião neste assunto. Ele entende que a definição só tem que ser discutida depois que técnicos e arquitetos decidirem como dever ser o Ouro Verde. Nada disso, a hora de definir é agora, meu bom amigo Carlos Eduardo.
            Tenho certeza de que aqueles que fecharem as portas para o cinema hoje, vão se arrepender muito no futuro.

Por que só agora ?

        Até pegar fogo, há poucos dias, a Estação Brasileira da Antartica só recebia elogios. Todo mundo falava bem. Diziam que era uma maravilha e destacavam as amplas instalações. Sem conhecer a Estação, eu até me orgulhava dela. 
         Veio o incêndio e a destruição de 70% das instalações. E todo mundo começou a meter o pau. Nada mais prestava. Sobrou críticas para todo mundo e nos dizem agora que a Estação estava mal conservada e caindo aos pedaços.
           Sempre vi fotos bonitas do local. Inclusive fotos internas. Alojamentos práticos, salas bonitas, biblioteca, um mini-cinema, salão de esportes, tudo muito bonito. Dava até vontade na gente de estar lá, curtindo tudo. Vejam a foto, feita momentos antes do incêndio.
          Acho que estão exagerando nas críticas. O incêndio foi uma fatalidade. Não precisamos ficar procurando culpados. Existiam erros, como a construção em praticamente um bloco só. As instalações poderiam ser isoladas umas das outras. Se assim fosse, os prejuízos não teriam sido tão grandes. Mas a obra é de 1984. Talvez hoje a planificação fosse outra.
          Mas o que mais me intriga é que só agora surgem tantas críticas. Os oportunistas sempre estão de plantão.

A FOTO DO DIA

           Os Jogos Olímpicos já estão mudando a paisagem de Londres. A 150 dias do começo da mais importante competição esportiva do mundo, foi inaugurado hoje um conjuntos de gigantescos anéis olímpicos flutuantes, que estão chamando a atenção de todos. Medindo 11 metros de altura por 25 metros de largura, os anéis circulam em uma barca, passando pelos principais marcos da capital inglesa, incluindo a Tower Bridge (foto). É a nossa Foto do Dia.
             

Cincão está se mexendo

           Vejo com muita alegria que o Cincão Esporte Clube está se movimentando para disputar a Segundona Paranaense, que começa no dia 1º de Maio. O presidente Gilberto Ponce e o gerente de futebol Adriano Coelho já fizeram boas contratações para a formação da Comissão Técnica que montará e dirigirá o time. O técnico Gilberto Papagaio e o fisicultor José Carlos Venturini são profissionais de grande experiência. Podem armar uma boa equipe.
            O Cincão tem 16 jogadores que estão emprestados ao Ceilandense, do Distrito Federal. Voltam no mês que vem. A idéia é contratar outros 10 jogadores que possam qualificar mais o elenco. E é preciso qualificar mesmo, para que não ocorra uma situação parecida com a do Londrina. Não é possível disputar uma divisão superior com o mesmo elenco que participou da campanha de acesso. Time de Terceira Divisão precisa ser muito reforçado para disputar uma Segundona. É o que esperamos do Cincão.

Antes tarde do que nunca

       Ontem postei um comentário sobre o comportamento de Sérgio Malucelli como gestor do Londrina. Hoje cedo, li nos jornais que ele reuniu a imprensa que cobre as atividades diárias do clube, para pedir uma trégua. Antes tarde do que nunca.
        É muito bom que Sérgio Malucelli tenha se dado conta de que sem o apoio geral é impossível fazer um bom futebol profissional na Cidade. Quem sabe agora, seguindo um novo rumo, o Londrina começa a obter melhores resultados. Tomara.

O interesse pelos bichos

            Vários amigos mantiveram contato, demonstrando interesse pelos animais, a partir do espaço que lançamos ontem "Que bicho é esse ?" Chegaram comentários, e-mails,  e um leitor até me telefonou para dar sua opinião e acrescentar dados interessantes. Uma coisa é certa: os bichos têm muitos amigos. Todos gostam deles.
            Percebi que haverá uma certa dificuldade para identificar os bichinhos,  porque o mesmo animal é chamado de maneira diferente, de uma região para outra. E esta será uma oportunidade para a gente saber mais sobre eles.
            Já sei que o "bicho da semana", cuja identificação será postada na próxima segunda-feira, tem pelo menos dois nomes. Vamos aguardar até lá para ver o que aparece.