Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

O 'reinado' de Moro 
          começa a perder o poder ?

(Um interessante comentário da jornalista Helena Chagas levanta a questão)



                       Nesses quatro anos de Lava Jato, foram poucas as ocasiões em que o STF peitou o juiz Sergio Moro. A maioria esmagadora das decisões de Curitiba vem sendo aceita pela Corte Suprema do país, sobretudo pelo relator da Lava Jato, Edson Fachin, e pela chamada maioria lavajatista no plenário, ainda que exígua. Mas esta situação pode estar prestes a mudar.

             A decisão do ministro Dias Toffoli de mandar suspender a ordem de Moro para que o ex-ministro José Dirceu, solto na semana passada pela Segunda Turma, usasse tornozeleira, é exemplo disso. Mais do que uma questão de importância, foi uma forma de Tofffoli, que assume a presidência do STF em setembro, avisar aos navegantes de Curitiba que as coisas vão mudar por lá.
                O futuro presidente do STF forma ao lado da turma dos garantistas, concentrados na Segunda Turma: Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Junto com Marco Aurélio, que é da primeira, somam cinco votos no plenário, que às vezes tem, e às vezes não tem, o apoio de Rosa Weber, uma espécie de fiel da balança.
                  As maiorias apertadas dificilmente vão mudar com a troca de presidentes no Supremo, mas o poder de pauta – enorme – muda de mãos. Muita gente já prevê para setembro mesmo o julgamento das ADINS sobre a prisão após condenação em segunda instância.
               Há ainda outras razões que levam a crer que o STF começará a enfrentar Moro de forma mais incisiva. Até porque o incômodo com a desenvoltura do juiz de primeira instância no Supremo tem ido além dos garantistas.
                 Além disso, a altíssima popularidade do juiz perdeu fôlego  depois da prisão de Lula e dos noticiários sobre auxilio moradia e outros privilégios dos juízes. Sua aprovação ainda é alta, mas o juiz de Curitiba vem perdendo aquela aura de intocabilidade dos primeiros tempos de Lava Jato.
              * Helena Maria de Freitas Chagas é uma jornalista brasileira de 56 anos. Filha do jornalista de política Carlos Chagas, foi ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil de 2010 a 2014.
Marcelo treinou e vai 
jogar contra a Bélgica




                                     O treino da Seleção Brasileira nesta quarta-feira, em Sochi, marcou o retorno aos gramados de Douglas Costa e Marcelo. Para a partida contra a Bélgica, na próxima sexta, o lateral deve retornar à equipe titular. Já o atacante, que chegou a ser cotado para a vaga de Willian após o jogo contra a Costa Rica, deve permanecer como opção no banco de reservas.

                             O treino teve início por volta das 11h30m de Brasília. Os primeiros 20 minutos foram abertos à imprensa. A partir de então, o técnico Tite preferiu fechar os portões para realizar trabalho secreto.

                               Além do retorno de Marcelo é esperada para o jogo das quartas de final a entrada de Fernandinho na equipe titular - ele ocupará a vaga de Casemiro, suspenso pelo segundo a amarelo. 
                            O time que deve ir a campo contra a Bélgica é: Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Coutinho e Willian; Neymar e Gabriel Jesus.
                     
Alcione é internada com
   problemas cardíacos




                             A cantora Alcione foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta terça-feira, e passou por dois procedimentos cirúrgicos no coração: um cateterismo e uma angioplastia. Segundo o boletim médico compartilhado na conta no Instagram da cantora, ela tem um quadro de angina instável, termo utilizado para definir a dor ou desconforto no peito de uma pessoa.

                      “A cantora Alcione Nazareth deu entrada no Hospital Sírio-Libanês hoje (ontem) com quadro de angina instável. Ela foi submetida a um cateterismo, seguido de angioplastia. A intervenção transcorreu com sucesso e sem intercorrências” - diz o boletim do hospital.

                  “A paciente encontra-se estável e deverá permanecer internada durante a semana. Ela está sendo acompanhada pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho”- conclue o informe.
                 Em 2016 a cantora já havia realizado procedimento parecido após passar mal durante um show realizado em São Paulo.
     A estranha morte de 
um casal de namoradas


                                                 
                 A polícia da cidade de Juquiá, no interior de São Paulo, investiga as circunstâncias das mortes de um casal de meninas ocorridas em menos de uma semana e não descarta nem mesmo hipótese de homicídio seguido por suicídio. As informações são do G1.

               Roberta Dobroka, de 28 anos, cujo corpo foi encontrado na manhã da última segunda-feira, passava por um momento difícil e andava muito triste pela morte da namorada, Nágela Jaze, de 25, poucos dias antes.
                 Segundo testemunhas, as jovens tinham um relacionamento estável havia, pelo menos, seis anos, e moravam juntas na mesma casa. Foi Roberta quem encontrou o corpo da namorada, no último dia 26 de junho. Nas redes sociais, ela chegou a fazer um comentário em um vídeo de Nágela prometendo que ‘logo estariam juntas’.
                      As mortes das duas namoradas comoveram amigos e moradores de Juquiá. As páginas de ambas nas redes sociais foram inundadas com comentários de solidariedade e, também, incredulidade quanto à perda precoce e repentina das jovens.
                      Em entrevista, o delegado Eduardo Gregório, responsável pelo caso, afirmou que ainda não há nada conclusivo sobre as mortes. “Preliminarmente, não há indícios de ser criminoso, mas só o laudo do Instituto Médico Legal (IML) é que vai determinar” - explica ele.
                     Por enquanto, ninguém foi preso. Os corpos foram submetidos a exame toxicológico para indicar se elas usaram, ou não, substâncias químicas.
Dono de um grande grupo chinês
foi tirar uma foto, caiu e morreu !



                      Na mira das autoridades por seu frenesi de aquisições no exterior, o presidente do conglomerado chinês HNA, Wang Jian, morreu na França, após uma queda acidental, quando tentava tirar uma foto – anunciou o grupo nesta quarta-feira.

                 Wang Jian, presidente e fundador do grupo HNA, morreu na terça-feira na região de Provence (sul), aos 57 anos, de acordo com um comunicado dessa empresa, ativa nos setores de turismo, logística e transporte aéreo.
                 Wang visitava a localidade de Bonnieux, quando sofreu uma queda mortal, segundo os gendarmes.  “Havia subido em um parapeito alto para tirar uma foto e caiu” - disseram os gendarmes. Os bombeiros não conseguiram reanimá-lo.
                 Segundo uma fonte ligada ao caso, o empresário chinês quis ver a paisagem subindo em um pequeno muro. Para isso, tomou impulso e acabou sendo alavancado pela própria força, caindo de uma altura de dez metros.  A brigada local da Gendarmeria encarregada da investigação aponta para um acidente.
                    Assim como no caso de Wanda (cinemas e imóveis), Fosun (lazer e turismo) e Anbang (seguradoras e hotelaria), o grupo HNA, fundado em 2000 na ilha de Hainan (sul), faz parte dos conglomerados que estão há um ano na mira dos reguladores chineses, preocupados com a amplitude dos empréstimos contraídos para financiar suas aquisições, especialmente no exterior.
                    “Choramos a perda de um dirigente excepcionalmente talentoso e de um modelo, cuja visão e valores continuarão servindo de guia para todos os que tiveram a sorte de conhecê-lo” - acrescentou a HNA em seu comunicado.
                     Calcula-se que a riqueza desse discreto empresário é de 1,7 bilhão de dólares, segundo a revista americana “Forbes”.
                       Wang se especializou em Aviação Civil na Universidade da China. Desde o início dos anos 1990, participou da fundação da Hainan Airlines.
                        Segundo “The New York Times”, Wang Jian pôde transformar a pequena empresa regional em um grande conglomerado, graças a uma colaboração, mantida em segredo durante muito tempo, com seu irmão Wang Wei, que vendia serviços e material para a Hainan Airlines.
Colunista do maior jornal de Moscou
 chama as mulheres russas de "putas"




                                                             Além de serem vítimas de assédio por parte dos turistas durante a Copa do Mundo, as russas agora têm de encarar o machismo da imprensa local. O colunista Platon Besedin, do Moskovskiy Komsomolets - um dos maiores jornais do país - chamou as mulheres russas de putas e afirmou que o comportamento sexual das mulheres está envergonhando o país em artigo publicado no último dia 27.

                             No texto intitulado "A hora das putas: as russas se envergonham e envergonham o país na Copa", o jornalista acusa as mulheres de se venderem ao se envolverem com os estrangeiros.

                             "Nas cidades onde têm a Copa do Mundo, muitas russas se comportam como prostitutas na frente dos estrangeiros. As mais espertas colocaram anúncios nos sites de relacionamento. Claro que muitas mulheres procuram estrangeiros por dinheiro, outras procuram o casamento. Mas tem mulheres que estão prontas para dormir com estrangeiros de forma gratuita só porque são estrangeiros. Podemos dizer que dá vergonha. Muitas mulheres nem conhecem o sentimento de vergonha. Muitas mulheres que correm atrás dos estrangeiros não têm vergonha, moral e valores. Nós criamos uma geração de putas prontas para abrir as pernas ao escutar algum sinal de idioma estrangeiro."
                                Ainda segundo Besedin, o autor diz que o Mundial tem sido importante para quebrar estereótipos, mas o que envolve as mulheres russas tem sido reforçado.                                                                         
  O pai sequestrado e ele 
tendo que jogar pela Copa




                 O 'capitão' da Seleção da Nigéria, John Obi Mikel, entrou em campo contra a Argentina, no último dia 26, quatro horas depois de ser informado que seu pai havia sido sequestrado no pais africano.

                 Sob ameaças de morte ao familiar, Mikel não pôde informar às autoridades sobre a situação de risco. Ele também decidiu não compartilhar a informação com os companheiros de time para não desestabilizar a equipe.

                      "Eu precisei fechar tudo em minha cabeça e representar o meu país" - contou ontem.    A Nigéria perdeu o jogo por 2 a 1 e foi eliminada da fase seguinte do Mundial.
                O pai do jogador foi resgatado nesta segunda, após uma ação das forças de segurança da Nigéria. Segundo o jogador, o familiar foi torturado e sofria ameaças constantes durante o período que ficou em cativeiro. Ele já havia sido sequestrado em agosto de 2011. 
               
Mulher de 92 anos matou
           o filho para não ir para um asilo !


                Anna Mae Blessing , de 92 anos, atirou e matou seu filho de 72 anos nesta segunda-feira, no estado do Arizona (EUA), depois de ter se recusado a ser enviada para um asilo. A informação é do “USA Today.”

            Segundo os policiais que a escoltaram até a delegacia, ela teria dito ao filho: “Você tirou minha vida, então eu estou tomando a sua.” Anna ainda disse aos policiais que o filho queria que ela fosse embora porque “se tornou difícil conviver com ela”.
             No dia do homicídio, Anna se dirigiu ao quarto onde o filho dormia com a namorada e, após discutir com ele, tirou uma pistola do bolso e disparou contra o rapaz. A senhora ainda tentou matar a companheira do filho, mas ela conseguiu tirar a arma das mãos da mulher e ligar para a polícia.
            Ao chegarem no local do crime, os agentes encontraram Anna sentada na poltrona. Ela disse aos investigadores que queria se matar, mas não tinha mais armas para fazê-lo. O filho foi encontrado morto com dois tiros, um no pescoço e outro no queixo.
           Blessing está sob custódia acusada de assassinato em primeiro grau e sua fiança ficou estabelecida em 500 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões).
       O Torcedor Misterioso
 que parecia um fantasma




                    O torcedor misterioso, que apareceu balançando a bandeira do Brasil durante o jogo Brasil x México e acabou virando meme, foi descoberto pelo site Super Esportes, do jornal Correio Braziliense. Russo, Yury Torsky, 34 anos, é morador da cidade de Samara.
                    Yury contou que comprou a bandeira do Brasil em 2011, na Guiana Francesa. Ele disse que vai continuar apoiando o país, mas vai acompanhar apenas pela televisão. “Fiquei muito feliz de ver o Brasil na minha cidade” - contou.
                   Após receber uma enxurrada de mensagens nas redes sociais, ele agradeceu o carinho dos brasileiros.  “Obrigado a todos. Eu não consigo responder diretamente para todos vocês, mas vocês são incríveis. Estou muito feliz por fazer parte do time brasileiro nesse campeonato. Claro, eu vou apoiar o Brasil nas próximas partidas e espero que vocês vençam. P.S. Desculpe por meu péssimo inglês” - escreveu.
                   Yuri também foi aos outros jogos que aconteceram na cidade de Samara e publicou fotos em suas redes sociais. Quem localizou o russo foi o leitor do Correio Braziliense Wagner Ponciano, que se empenhou para encontrar Yury, já que outras pessoas estavam fingindo ser ele e usando perfis falsos.
“Até dinheiro estavam querendo ganhar dos brasileiros”, relatou.