Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Billy e Itamar estão na final no MS

      CE Naviraense, com um time dirigido por dois profissionais de Londrina, vai decidir o título do Campeonato Sul-Matogrossense, com o Águia Negra, de Rio Brilhante. Com Itamar Bernardes como técnico e Billy de Paula comandando a preparação física, o Naviraense chegou à final com a vitória de 4 a 1 ( foto) que obteve sobre o Misto, de Três Lagoas, sábado último em Naviraí.  
        A decisão do campeonato acontecerá em dois jogos, começando nesta quarta-feira, às 20h50m, no Estádio Virotão. E o segundo jogo será na outra quarta-feira, no Ninho da Águia, em Rio Brilhante,  no mesmo horário. As datas foram escolhidas pela TV Morena (Rede Globo) de Campo Grande, que vai mostrar a decisão para todo o Mato Grosso do Sul.
        Falei como Billy, agora há pouco por telefone. O 'Baixinho' está animado, embora reconhecendo que serão jogos muito difíceis. O Aguia Negra tem um bom time, que conta inclusive com dois jogadores bastante conhecidos em Londrina: o zagueiro João Renato e o lateral-direito Altino (ex-Londrina e Portuguesa).

Solução para um velho problema ?

          Parece que, finalmente, o lateral-direito Douglas, que o São Paulo contratou em fevereiro junto ao Goiás, vai poder mostrar o seu futebol.  Como se sabe, o jogador chegou de Goiania com uma pubalgia e, desde então, está no departamento médico do Tricolor. Agora, ele parece estar plenamente recuperado, e hoje até fez um jogo-treino contra o sub-20 do Juventus.

         Faz muitos anos que o São Paulo se ressente da falta de um lateral-direito.  Joilson, Jancarlos, Wagner Diniz e Eder não emplacaram. O clube até trouxe de volta dois especialistas da posição que haviam feito sucesso, mas o problema não foi resolvido. Em 2011 veio o paraguaio Iván Piris, que também não agradou. João Filipe e Rodrigo Caio já foram improvisados. Emerson Leão quer resolver logo o grande problema.  Será que Douglas (foto) é o "cara" ?

Cão mata menino de um ano

         Aconteceu em Las Vegas (EUA). O cachorro de uma família de classe média atacou um menino que na sexta-feira última havia completado um ano de idade. As informações são de que a criança estava na casa da avó, quando se arrastou até o cachorro e começou a acariciá-lo. É provavel que o bebê, que estava aprendendo a andar, tenha se agarrado à pele do cachorro para se levantar, segundo disse o pai, Chris Shahan.
         Por alguma razão, de repente o cão da raça Mastiff atacou o menino, prendendo suas mandíbulas em torno da cabeça do menino, e começou a sacudi-lo. A  avó tentou puxar a criança do cachorro, enquanto os outros membros da família correram para ajudar. O bebê foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
         O animal foi levado para um abrigo de cães e colocado em quarentena para observarem sinais de raiva. A vacinação dele estava em dia. Mas ele será sacrificado após a quarentena. 

Neto de Brizola é o novo ministro

      Com apenas 33 anos, um neto do Leonel Brizola, o deputado federal Carlos Daudt Brizola (PDT-RJ), gaúcho de Porto Alegre, torna-se o mais novo ministro do governo de Dilma Rousseff. Ele vai assumir, quarta-feira, a pasta do Trabalho e do Emprego, e é muito mais conhecido como Brizola Neto.
       O novo ministro mudou-se de Porto Alegre para o Rio em 1982, quando seu avô Leonel Brizola foi eleito governador fluminense. Filiado ao PDT desde 1997, foi eleito vereador no Rio em 2004, e deputado federal em 2006.
        Brizola Neto tem a política no sangue. Seu avô paterno era o inesquecível Leonel. É ainda sobrinho-neto do ex-presidente João Goulart. Seu irmão, Leonel Brizola Neto, é vereador no Rio de Janeiro, e sua irmã Juliana Brizola é vereadora em Porto Alegre. Seu avô materno é Alfredo Daudt, capitão da Aeronáutica e um dos que impediram a decolagem dos jatos da FAB que bombardeariam o Palácio Piratini, em Porto Alegre, durante a Campanha da Legalidade, comandada por Brizola. Aos 16 anos de idade, Brizola Neto foi trabalhar como secretário particular do avô Leonel Brizola.
         Sem dúvida, esse ministro tem história. Toma que seja um bom ministro.

Em tempo: qualquer dias destes ainda vou contar aqui a minha participação na Campanha da Legalidade. Como a maioria dos jovens gaúchos, só pensava em apoiar Brizola. Foi um tempo feliz.
      

Menino laçador cai do cavalo e morre

        Todo mundo conhecia o menino Guilherme de Oliveira Jacques, de apenas 7 anos, que se notabilizara por ser laçador. Exposições e feiras de todos os cantos do Rio Grande do Sul iam atrás de Guilherme na pequena cidade de André da Rocha. Ele sempre fazia muito sucesso com o laço, uma habilidade muito cultivada no Sul do País. Não se conhecia outro laçador desta faixa de idade com tanta habilidade.
      Pois neste domingo, no sítio da família, localizado na Estrada do Chimarrão, ele montava um cavalo da família quando perdeu o equilíbrio e foi para o chão, com o pé preso no estribo. Com o tombo, o animal disparou e arrastou o 'guri' por quase 200 metros.
       Guilherme chegou a ser levado para o Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos. O velório foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Lagoense, e o sepultamento ocorreu agora à tarde, em André da Rocha.

Ótimo no campo, melhor ainda no papo

           Neymar está cada vez melhor. Ontem, ele deu dois shows, um de dia e um de noite. À tarde, no Morumbi, ele acabou com o São Paulo. Todos os dias a gente vê jogador marcando dois ou três gols. Mas fazer três gols num clássico decisivo, não é pra qualquer um. E não foram só os gols. Ele fez grandes jogadas, deu dribles sensacionais e também trabalhou para os companheiros, dando passes certos e imprimindo velocidade ao time. É craque mesmo, não se discute.
           Mas o show que eu mais gostei foi o que Neymar deu à noite, no SBT, no programa "De frente com Gabi". Ali, ele mostrou que está pronto para ser o substituto de Pelé também como novo embaixador do futebol brasileiro. É impressionante como Neymar aprende as coisas. Ele aprendeu a conversar, a sorrir na hora certa, a manter a humildade, a conservar a fé em Deus e na sua religião. Tudo dentro das suas limitações culturais. Ele só não tem escola, currículo escolar. Mas na escola da vida ele já está quase formado.

            Há uns dois meses atrás, escrevi aqui que Neymar é "um rico com cara de pobre". E um leitor (não importa o nome, agora) não entendeu e respondeu de forma agressiva. Chegou a dizer que é por isso que ele odeia a humanidade. Cruz credo !
            Pois até neste aspecto o Neymar não mudou. Por mais que ele ajeite o cabelo, coloque brincos de brilhantes e vista roupa de grife, ele continua com cara de pobre.  Mas isso não é defeito, pelo contrário é uma virtude. É um retrato autêntico de suas origens e só valoriza as suas conquistas.
            Vai em frente, menino Neymar. Conserva essa cara de pobre e esse coração tão rico de bons sentimentos. Vai lá,  Embaixador do nosso futebol !