Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Só mesmo no Brasil !


      Vou me ajeitar na poltrona, daqui  a 45 minutos, pra ver Fluminense x Atlético Paranaense  e  Criciúma x Cruzeiro.  Tudo bem, estou com saudade de futebol.  Só que,  pela primeira vez na minha vida, vou assistir a  uma partida de futebol sem saber se ela é oficial (pela Primeira Liga) ou se é amistosa (como quer que seja a CBF).   Será que estão querendo me enlouquecer ?
Quem inventou esta burrice ?



                       Se eu fosse um torcedor paulista, carioca, curitibano ou de qualquer outro lugar, eu não iria aos jogos do Londrina neste Campeoanto Paranaense, em protesto contra esta medida tomada sei lá eu por quem, mas que a imprensa está anunciando insistentemente: "Quem for ao estádio vestindo camisa de qualquer outro time, seja o Barcelona, Flamengo ou Bangu, não poderá entrar."

            É uma das coisas mais burras que eu já vi no futebol !
  Esse goleiro é bom sim !



 
                    O goleiro Thiago nem chegou ainda, e já estão polemizando. Londrina é fogo mesmo.  Ô cidadezinha complicada essa nossa. É por isso que eu sempre digo: quem conseguir jogar aqui, joga em, qualquer lugar.
 
Escrevi há pouco tempo aqui no Blog sobre esse rapaz, quando ele andou fazendo uma sequência  de jogos como titular do Grêmio. Lembrem-se que eu até mencionei aqui, sobre sua semelhança é física com o grande Ado, goleiro feito aqui no Tubarão e que foi tricampeão mundial em 1970.
 
                       Um goleiro que faz 12 jogos como titular do Grêmio tem que ser bom. Mas é um jovem, 22 anos, e é claro que ainda precisa amadurecer mais. Entretanto, que Marcelo ponha suas barbas de molho, porque se Thiago vier mesmo, vai brigar pela posição.
 
Marcelo Machowski  é paranaense de Rio Azul, mas foi formado lá no Grêmio mesmo. Tem 1m90 e é canhoto. Esteve na Seleção Brasileira sub18 em 2011.
A boa frase de Bolsonaro


 
          Não gosto do deputado Jair Bolsonaro. Um 'cara' destes como deputado só serve pra mostrar como os brasileiros votam mal mesmo. Mas ontem, na tumultuada visita que fez a Porto Alegre, o "maluco" teve um momento de lucidez e soltou esta frase: "Na Ditadura, a gente comprava arma na Mesbla, e ninguém sofria com a insegurança como sofre agora. "   Pura verdade !
 
 

Só vão ficar os marginais !

               As leis do futebol brasileiro continuam erradas. Quer dizer que os clubes enchem a CBF de dinheiro e depois só podem jogar nos dias que ela autorizar ?
 
               Esta briga da "apodrecida" CBF contra os clubes é absurda. E a Lei Pelé ? Não diz nada sobre esse tipo de coisa ?
 
               Já fomos o "Pais do Futebol". Hoje somos o "PAÍS DO FUTEBOL SEM FUTURO".  A continuar desse jeito, só os marginais (que já são maioria) vão ter coragem de mexer com o futebol em nosso país ! 
 
 Luxemburgo, Jadson, Geuvânio e
 Luis Fabiano são muito corajosos





              O SporTV mostrou e eu assisti, ontem à noite, o jogo disputado na Arena Salvador, entre o Vitória baiano e esse time chinês que está cumprindo pré-temporada no Brasil, e que é comandado por Vanderlei Luxemburgo. O Vitória goleou por 5 a 1 e "festou" em campo (foto).
 
             Fiquei admirado com a coragem do Luxa e dos jogadores Luis Fabiano, Jadson e Geuvânio, que estão defendendo o Tianjin Quanjian,  da Segunda Divisão Chinesa. Só mesmo ganhando muito dinheiro pra se expor numa equipe tão fraca.
 
             O Tianjin ainda está muito "cru". Vai perder muito nos próximos meses. Não é a toa que já foi derrotado por XV de Piracicaba, Bragantino e Taubaté. Ninguém no Brasil vai perder pra essa "chinesada"  ruim de bola.

                                     
                       A vez do simpático     C  O  E  L  H  O 

 
O 42º participante da série "Bicho Amigo" é sem dúvida um dos animais que ocupam lugar especial em termos de simpatia.  Todo mundo gosta do  C O E L H O 
 
Esta simpatia deve-se em grande parte à ligação que se estabeleceu entre ele a festa de Páscoa.   O "Coelhinho da Páscoa" é uma das figuras mais queridas pela criançada. E não apenas no Brasil, como alguns podem pensar.
 
 
                    Na verdade, os coelhos não põe ovos. Por isso, as pessoas se perguntam por que os dois (coelhos e ovos) são símbolos da Páscoa ?
 
                    O ovo é uma tradição antiga, que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no dia 21 de março, para celebrar o fim do inverso e o início da primavera (aqui no Brasil, fim do verão e início do outono).   E quando a Páscoa cristã passou a ser celebrada, a troca de ovos foi incorporada à Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
                     Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados.  A tradição dos ovos de chocolate começou na França, no Século 19, quando os ovos doces tomaram conta da comemoração.
                       E a tradição do Coelho de Páscoa é mais recente, se comparada à dos primeiros  ovos de galinha decorados. O costume surgiu no Século 16, na Alemanha. Os alemães é que trouxeram o hábito para a América, no Século 19.  O Coelho foi associado à Pascoa porque se reproduz muito rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.  
 
Existem mais de 50 coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum", que se adapta bem a vida durante o dia. Já o "coelho selvagem" tem hábitos noturnos.
Os coelhos vivem em lugares com muito verde. Podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil.
Mas a origem  dos coelhos é o norte da África (Marrocos e Tunísia) e a Europa (Espanha).
 
 
O tempo médio de vida de um coelho vai de 5 a 10 anos.
Os coelhos são mamíferos e caracterizam-se pela cauda curta, orelhas e patas compridas. Porém, os coelhos são animais que correm.
A maioria deles é acostumada a iniciar abertura de galerias no subsolo. E ali fazem seus ninhos.


O período de gestação é de 30 a 40 dias. As coelhas podem ter de 3 a 6 ninhadas por ano. E cada vez que engravida, nascem de 4 a 12 filhotes. Desta forma, uma coelha pode chegar a ter 70 filhotes em um ano.
 


 
 
 


 

 
 
O Tamanho  normal de um coelho vai de 18 a 30 centímetros,  pesando de 3 a 4 kg.  Mas vez por outra aparecem os chamados coelhos gigantes. Como "Darius", nascido numa casa de campo de Worcestershire, na Inglaterra. Ele mede um metro e meio e pesa mais de 22 quilos. É considerado o maior coelho do mundo.
Maior do que a maioria dos gatos e cachorros. "Darius" come por ano 2 mil cenouras e 700 maçãs. Ele pertence a raça Continental Giant Rabit e é muito sociável, relacionando-se bem com as pessoas.
Vejam na foto abaixo, "Darius" no colo de sua dona, a inglesa Annette Edwards.
 
 

 
 

Os Dez Mandamentos estréia amanhã

   
                Em todos os cinemas de Londrina (Catuaí, Boulevard e Norte Shopping) estreia amanhã o tão esperado filme "Os Dez Mandamentos". É lançamento nacional. Sessões em todos os horários, a partir das 12h45m (no Shopping Boulevard). A última sessão diária em todas as salas será às 21h30m.
 
                 Os cinemas vão lotar, porque o "barulho" foi muito grande em torno do filme. Acho que o mais lógico é perguntar: "Quem NÃO vai ?"   Certamente a grande maioria vai querer assistir.  Confira abaixo o vídeo do "trailer".


                       
Coisa de "gente do bem" !



      O cantor e violonista Osvaldo Renee é mesmo um cara do bem. Li ontem na Folha, página do Oswaldo Militão que, no último sábado, Renê esteve no Hospital Evangélico, em companhia do acordeonista Roberto Benini.  Os dois circularam pelos corredores do hospital, cantando e tocando para os pacientes lá internados. Um gesto de quem tem mesmo o coração grande. Um abraço, Renê  !

AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Um conselho útil. É o que nos passa esta postagem feita pelo amigo Léo Victor, de Paranavaí, em sua página no Facebook