Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O time de Felipão para o Grenal

       Fico imaginando o que não estará passando pela cabeça do técnico Luis Felipe Scolari, para escalar o time do Grêmio, no clássico Grenal que marcará a sua estréia, domingo no Beira-Rio. Depois daqueles 7 a 1 que a Seleção dele levou da Alemanha na Copa do Mundo, Felipão deve estar com medo de abrir sua defesa até nos treinamentos. E já se comenta que ele vai reforçar o setor
       Como os treinos mais importantes são sempre fechados na semana de Grenal, fica tudo no campo da especulação e do mais provável.  Mas já se sabe que Felipão deve escalar três zagueiros, com Werley entrando pela direita, ao lado da zaga titular, Rhodolfo e Geromel.  Nas laterais, Matías Rodrigues pode entrar na direito com Pará sendo descolado para a esquerda.  Mas Zé Roberto e Breno também podem aparecer pelas alas.
          No meio, Edinho, Fellipe Bastos e Giuliano estão garantidos, mas o paraguaio Riveros sente dores musculares e pode ceder seu lugar para Ramiro. E talvez o argentino Barcos tenha que se virar sozinho lá na frente, embora Guliano avance bastante.
          O receio existe. Afinal, o Grêmio levou 5 gols nos últimos dois jogos que disputou, contra Coritiba e Vitória.  E no último Grenal disputado, há três meses pelo Gauchão, o Internacional venceu por 4 a 1.

 E  SE  FELIPÃO LEVAR OUTRA GOLEADA, NA SUA VOLTA AO GRÊMIO  ?

Taison está voltando


       Vocês se lembram daquele atacante rápido que fazia sucesso e muitos gols no Inter, há menos de três anos ?  Ele mesmo, Taison, um mulatinho nascido lá na "minha" Pelotas.  Pois ele pode acertar nas próximas horas o seu retorno ao Beira-Rio. Seu empresário, Alcione Dornelles, está viajando para Kiev, afim de definir o retorno do jogador ao Brasil.
        A situação é a seguinte: para emprestar Taison de graça ao Inter, o Shakhtar Donesk quer que ele prolongue seu vínculo até o final de 2019, e que o Colorado obviamente pague os seus vencimentos rigorosamente em dia.  Os ucranianos têm um estilo diferente do nosso, para negociar com jogadores de futebol.
         E a vontade de voltar ao Beira-Rio é tão grande, que Taison confidenciou a amigos seus que aceita até reduzir salários para acertar com o Inter até o dia 13 (quarta-feira próxima), em tempo de ser inscrito na temporada brasileira.
         "Eu amo o Inter. Se não for desta vez, quem sabe no fim do ano eu consigo acertar minha volta"- disse Taison a um jornalista gaúcho por telefone.  

          NA VERDADE, TAISON PODE ESTAR DE OLHO NUM LUGAR NA SELEÇÃO DE DUNGA, QUE JÁ TRABALHOU COM ELE NO INTER

A estréia de Djokovic em Toronto

     Acabei de ver agora a vitória do francês Jo-Wilfried Tsonga sobre seu compatriota Chardi, passando para as oitavas-de-final do Master 1000 de Toronto, no Canadá. Mas o melhor programa mesmo é ver a estréia de Novak Djokovic, o número 1 do mundo, que está começando seu jogo agora, contra o francês Gael Monfils. O SporTV 2 está mostrando.
       O Torneio de Toronto é a grande atração do tênis nesta semana. Roger Federer já estreou ontem, derrotando o canadense Peter Polansky em menos de uma hora: 6/2 e 6/0. 

O padre da minha paróquia

     
      Tenho comentado aqui no Blog alguma coisa sobre os padres que atuam em Londrina, com os quais me encontro nas missas diárias que assisto. Entretanto, curiosamente, só hoje estou destacando aqui a figura do sacerdote que mais assiduamente encontro, o padre Paulo Brincat, responsável pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na rua Luiz Dias, aqui próxima à minha casa.

        Padre Paulo é um homem reservado, discreto. Tanto que nem sei se ele me considera um amigo seu. Conversamos sempre muito rapidamente, mas ouço com muita atenção a sua palavra. Acho que ele é o que se pode chamar de "um padre sério".  Ele é mais novo do que eu, nasceu no dia 14 de julho de 1944. Sei que temos pelo menos uma coisa em comum: ele também gosta de futebol.

          Aos amigos de todo o dia, quero ressaltar que não sou um daqueles chamados "carolas", que vivem nas igrejas e dizem "amém" pra tudo que por lá encontram. Vou a missa todos os dias por formação e por convicção. Mas conservo meu estilo "contestador", muitas vezes até discordando de diretrizes assumidas pela Igreja Católica. E o pe. Paulo Brincat, que nasceu lá em Malta e veio para o Brasil para se tornar o nosso pároco, é um dos bons padres que "me aguentam" diariamente.



Começou a Copa do Mundo das garotas


        Fiz questão de ficar grudado na televisão até mais tarde, ontem à noite, só pra ver a estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20.  E gostei do que vi. Uma ótima imagem, lá do Estádio Commonwealth, em Edmonton, no Canadá. E um empate de 1 a 1 com a China, num belo jogo de futebol.  Lamento apenas que o Brasil tenha deixado escapar a vitória, pois tomou o gol de empate aos 43 minutos do segundo tempo.
         Na outra partida da rodada de abertura do Grupo B, Alemanha derrotou os Estados Unidos, por 2 a 0, e assim arrancou na liderança da chave. A segunda rodada, depois de amanhã, marca Brasil x Estados Unidos e Alemanha x China. Uma chave muito difícil.  É o "grupo da morte".
        Joga demais a camisa seis do Brasil, Camila (em ação na foto acima). Difícil ver um lateral-esquerdo tão eficiente nos nossos times masculinos. A garota marca muito e apoia demais. Garanto que se for escalada num time de "barbados" sai jogando mais do que a maioria. Confiram no próximo jogo (sexta-feira às 23 horas, pelo SporTV) e depois me digam se estou exagerando.
         A volante Djenifer foi escolhida pela Fifa (foto abaixo) como a melhor da partida. Realmente teve ótima atuação, mas ninguém jogou mais do que "baixinha" Camila.

     Entretanto, a Seleção Brasileira tem outras excelentes jogadoras. Só não gostei do setor de defesa, porém a goleira Letícia e as laterais Letícia Santos e Camila são ótimas. Destaco também a Byanca, que marcou o gol brasileiro, aos 21' do segundo tempo,  e Duda, que joga com a camisa 7. Penso apenas que o técnico Dorival Bueno precisa trabalhar as penetrações na área adversária.  O Brasil está chutando muito de fora da área.
       O fato é que o nível do Sub 20 feminino subiu demais. A China também  mostrou uma goleira sensacional (Feifei) e a atacante Zhang, que empatou a partida, é igualmente muito eficiente. Na verdade, as chinesas fizeram por merecer o empate.

      VALE A PENA CURTIR ESSA COPA DAS MENINAS
 
É o próprio Facebook nos mostrando como ele pode ser ruim pra vida das pessoas, se ela não souberem se segurar.  A postagem é da amiga paulista Almira Leite