Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Peruanos eliminam a Bolívia
 e pegam Chile na Semifinal            


                             (  Paolo Guerrero 3 x Marcelo Moreno 1 )


            Numa partida comandada por artilheiros que nós conhecemos bem, o Perú mandou a Bolívia pra casa e se classificou para enfrentar o Chile na primeira semifinal da Copa América 2015 já definida. Os incas venceram por 3 a 1

             Jogo fraco, em que o maior destaque foi mesmo o oportunismo do centroavante Paolo Guerrero, que marcou os três gols do Peru, um de cabeça e os outros dois no aproveitamento dos habituais erros bolivianos.  Ao final do primeiro tempo, o placar já era de 2 a 0.
   
            O terceiro gol da noite ainda foi peruano, pois a Bolívia só conseguiu fazer o seu, num pênalti cobrado por Marcelo Moreno aos 38 minutos.

 
                      Num jogo sem grandes emoções, quem roubou a cena mesmo foi a namorada do artilheiro Paolo Guerrero, a modelo peruana Alondra Miró Garcia, que realmente não é de se jogar fora.
    Aos 87 anos, morreu nesta quinta-feira, em Buenos Aires,  Don Diego Maradona, pai do ex-craque Diego Armando Maradona. O velhinho estava em com induzido, por conta de inúmeros problemas,  e sofreu uma parada cardíaca hoje pela manhã.
   ENTENDA AGORA PORQUE
       CAVANI FOI EXPULSO


 
            Tudo mundo estranhou, quando viu um jogador experiente como o uruguaio Edinson Cavani agredir o chileno Jara e ser expulso de campo num jogo tão importante como o de ontem no Estádio Nacional de Santiago. Mas a foto mostra tudo. A "mão boba" do chileno Jara é que tirou o maior craque da Celeste de campo e decidiu o jogo, que terminou com 1 a 0 para os andinos.

A dor une os sertanejos !


        Leonardo, Guilherme (parceiro de Santiago), Henrique & Juliano, Bruno (da dupla com Marrone) e Mariano (da dupla com Munhoz) foram alguns dos artistas que estiveram no sepultamento do cantor Cristiano Araújo, hoje ao meio-dia em Goiania. Como é unido esse pessoal do Sertanejo, hein ?  É bonito de ver.   Cerca de 50 mil pessoas passaram pelo velório, que durou mais de 15 horas.

          Enfrentar o Brasil lá em Pelotas, sem a experiência do Germano vai ser muito difícil. Esse é uma partida pra jogador "canchado".  Tomara que recuperem o chefe da meia-cancha.  Já chega o que aconteceu no ano passado, quando o Tencati  infantilmente deixou o Léo Maringá de fora, daquele jogo lá em Pelotas. O Germano tem que jogar, sim senhor.
        Outra do Londrina: quer dizer que o Tubarão vai ser julgado de novo na CBF ? E por causa da sua torcida ?  Desse jeito é melhor deixar os portões fechados e mandar a torcida ver o jogo no telão. Torcida tem que ajudar, não atrapalhar o time !

       Como é que queremos
 ganhar com estas cabeças ?



                   Se começarmos a analisar as entrevistas dos jogadores brasileiros, vamos entender porque a nossa Seleção está tão por baixo. Depois do último jogo, com Neymar expulso e um certo desânimo geral, um repórter perguntou  a Daniel Alves por que o time está jogando pouco. E Dani entre outras coisas disse que "é difícil jogar fora de casa".   Ora, então o Chile vai ser campeão, porque é o único que está jogando em sua casa.


                    E ontem foi Willian (foto). Perguntado por que a Seleção não está produzindo o que se espera, ele respondeu: "É difícil, são adversários muito  chatos, que correm e lutam, o tempo inteiro."  Mas será que ele esperava enfrentar times desanimados, que não correm, não lutam ?   Tá mesmo difícil de aguentar esses caras que o Dunga convocou.

Custou, mas tivemos um jogo bom


 
         Demorou pra gente ver um bom jogo, nesta  Copa América. Mas o de ontem valeu a pena, não é mesmo ?  Torci que nem louco para o Uruguai, mas não teve jeito.   Os chilenos mereceram vencer, estão mais inteiros. Uma pena que a maioria das cabeças de seus jogadores seja  assim como a do Valdívia, que sabe jogar mas é um escroto de homem.

           Gosto mais dos uruguaios. São sempre valentes, obstinados, capazes de dar a vida para alcançar o que querem. Quase que eles complicaram o Chile, mesmo jogando com dez,  e sem o craque do time, Cavani, que foi expulso.

          Acho que o Chile já está na final, porque agora vai pegar o vencedor da partida marcada para hoje às 20h30m, entre Perú e Bolívia.  Se ganharem hoje, os bolivianos não terão nem moral para encarar o Chile, de quem levaram 5 a 0 há uma semana. Certamente, o jogo desta noite não será nem parecido com o de ontem.
  O Brasil está chorando a morte de mais um artista. Que nem era tão conhecido assim. Mas era um bom artista, um bom cantor sertanejo, certamente abrindo as portas para o sucesso definitivo. A morte - sempre ela - destruiu o sonho de 

                    C R I S T I A N O     A R A Ú J O


                 

                    Normalmente, nosso espaço destinado à musica e aos músicos chega com alegria. Mas hoje não tem como ficar alegre. Na madrugada de terça pra quarta-feira, por volta das 3h15m, um Land  Rover desgovernado capotou no canteiro central da BR 153, entre Goiatuba e Morrinhos, a 200 km de Goiânia, matando duas pessoas. Uma delas era o cantor CRISTIANO ARAÚJO,  de apenas 29 anos, que ainda foi conduzido com vida para o hospital, mas acabou morrendo vitimado por uma hemorragia interna na região do abdômen. E a outra pessoa era Allana de Moraes, a namorada do cantor que tinha apenas 19 anos. Ela morreu na hora.




 
 Poucas vezes eu havia ouvido com maior atenção as músicas que Cristiano cantava. Na verdade, eu conhecia bem apenas a canção "Efeitos", lançada em 2011 e que deflagrou a carreira de Cristiano, colocando-o na mídia como um futuro astro sertanejo. Ontem, por força das circunstâncias, ouvi várias músicas dele. Acabei escolhendo para o vídeo que abre esta postagem a canção  "Você Mudou", que mostra bem o timbre de voz forte que Cris tinha, e nos dá uma noção de onde poderia chegar esse promissor artista. Sei que a maioria dos meus leitores também só está conhecendo agora o trabalho de Cristiano Araújo, o que é uma grande pena.
 
   Cristiano Melo Araújo era nascido na pequena cidade de Goiás (cerca de 30 mil habitantes), no estado de Goiás, e fez 29 anos no dia 24 de janeiro último. A partir dos seis anos, quando ganhou dos pais - João Reis Araújo e Zenaide Melo - o seu primeiro violão, nunca mais ficou longe da música. Aos 9 anos começou a fazer apresentações em público (festas e comemorações)  e a participar de festivais. Compôs sua primeira canção aos 10 anos e foi se aperfeiçoando. Logo passou a ser procurado por  artistas interessados em suas canções.
 
Com 13 anos, gravou seu primeiro CD com 5 músicas para participar  do Festival do Faustão, no qual ficou entre os seis melhores da região centro oeste, ganhando o direito de gravar uma faixa no CD Jovens Talentos. Fez shows em campanhas políticas e aos 17 anos iniciou uma tentativa de cantar em duplas, que durou mais ou menos seis anos. Mas os resultados não foram os esperados, valendo apenas para o seu aperfeiçoamento.
 
 
Voltou a cantar sozinho e,  em 2010 ingressou definitivamente na carreira solo, incentivado por grandes cantores que participaram do disco de lançamento: Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Humberto & Ronaldo, entre outros.
As coisas começaram a funcionar e o sucesso veio com a explosão da música "Efeitos", em 2011.
 
 
Cristiano era muito querido entre os artistas sertanejos, e no segundo álbum, em 2012,  "Ao Vivo em Goiânia", ele contou com participações de Bruno & Marrone, Fernando & Sorocaba, Israel & Rodolffo, seu pai João Reis e outros artistas.
 
 
Ainda em 2012, no dia 2 de agosto, foi preso por excesso de barulho em festa, num condomínio horizontal de luxo na zona sul de Goiânia. A polícia foi chamada e levou Cristiano,  que ficou sete horas na delegacia, e só foi solto mediante fiança.
 
 
A partir do CD "Continua", com 20 novas músicas (como "Maus Bocados" "Caso Definido" e outras), Cristiano começou a fazer um longo Tour pelo Brasil.  Que terminou na madrugada de ontem, quando ele retornava de um show em Itumbiara e se preparava para viajar até  Caruaru, Pernambuco, onde se apresentaria nesta quarta-feira à noite. E no próximo sábado ele cantaria na Praia de Iracema, em Fortaleza, no Ceará.
 

 

Além dos pais, Cristiano Araújo deixa a irmã Ana Cristina Melo, o irmão Felipe Araújo e dois filhos de quatro e seis anos. Ficam também muitas canções bonitas que certamente serão muito curtidas por aqueles que realmente gostam de música.
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK


                          A piada não é nova, mas é mesmo muito engraçada. Encontrei no Facebook, na página da amiga Rosani Maia.