Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Daniel Messi, não deu outra

             O mundo inteiro já sabia que o argentino Daniel Messi seria escolhido pela terceira vez como o melhor jogador de futebol do Planeta. Foi um escolha extremamente fácil e justa. Não acredito que exista alguém que não concorde. Messi igualou-se ao brasileiro Ronaldo Nazário, que também ganhou o troféu em três oportunidades. Cristiano Ronaldo em segundo, Xavi em terceiro, Iniesta em quarto e o inglês Wayne Rooney em quinto foram os outros ocupantes do grande podium.
              O brasileiro Neymar foi o 10º da lista, com 1,12% dos votos. Messi teve 47,88%. O outro jogador do Brasil que entrou na lista dos votados foi Daniel Alves, do Barcelona, com 0,34% dos votos, em 19º lugar.

A Seleção do Mundo

          A Fifa elegeu também a Seleção do Futebol Mundial em 2011, que igualmente foi anunciada hoje, na festa de gala da entidade. Barcelona e Real Madri predominaram amplamente. Eis o "time" escolhido:
        
          Casillas (Real); Daniel Alves (Barça), Vidic (Manchester United), Piqué (Barça) e Sergio Ramos (Real);  Xabi Alonso (Real), Xavi (Barça) e Iniesta (Barça);  Cristiano Ronaldo (Real), Rooney (Manchester United) e Messi (Barça).

         O técnico Josep Guardiola (foto), que dirige o Barcelona há três anos, foi escolhido o melhor técnico do mundo no ano que findou, derrotando o escocês Alex Ferguson (Manchester United) e o português José Mourinho (Real Madri).

Marta perdeu sua coroa

               Depois de vencer por cinco anos seguidos, a brasileira Marta perdeu sua coroa de melhor futebolista do mundo, sendo superada pela japonesa Hamore Sawa, que ficou com o título, com 28,51% dos votos. Marta recebeu 17,28% e a norte-americana Abby Wambach, terceiro lugar, obteve 13,26%.
          Sawa vestiu trajes orientais para receber o seu prêmio e foi muito cumprimentada. Marta parecia conformada com o final do seu reinado, mas não deixou de alfinetar a estrutura do futebol feminino no Brasil. E desabafou: "Não posso carregar nas costas o futebol brasileiro".

A ausência mais sentida

       Acompanho futebol há cerca de seis décadas e já vi muitos grandes jogadores encerrarem sua carreira. Mas nunca vi uma aposentadoria tão lamentada como esta do goleiro Marcos, do Palmeiras. Tem gente chorando pra todo o lado, até nos clubes rivais do Verdão. Outros goleiros, inclusive, lamentam publicamente que Marcão tenha pendurado as chuteiras (ou luvas). Fala-se em jogos de despedida, estátuas, troféus e todo o tipo de homenagem. Uma verdadeira comoção nacional.
      
                   Mas o que eu realmente queria saber é como será o futuro de Marcos Roberto Silveira Reis. Por sua inegável liderança, ele não pode simplesmente se despedir e sumir. Penso que exista um lugar especial para Marcos no futebol do futuro, seja como dirigente, treinador, preparador ou qualquer outra coisa. O que a torcida não aceita é ficar sem ele.

Arapongas x Palmeiras, quinta-feira

            A quinta-feira próxima será um dia de grandes jogos na região. Enquanto o Londrina estará enfrentando o Flamengo no Estádio do Café, o Arapongas Esporte Clube estará recebendo o poderoso Palmeiras, às 20h30n, na festa de inauguração dos refletores do Estádio dos Pássaros. O público araponguense está empolgado e promete comparecer em massa. Os ingressos começaram a ser vendidos no sábado, com boa aceitação.
                                                  O técnico Dario Pereyra mostra seu time contra o Palmeiras       

            Será a grande chance do técnico Dario Pereyra mostrar o trabalho que está realizando. E o clube contratou ótimos reforços, como o volante Edmilson (ex-Londrina), que volta do Exterior. A estréia do Arapongas no Campeonato Estadual será em casa no clássico com o Roma Apucarana, no próximo dia 22.

Cianorte ganhou de novo do ACP

           Jogando em seu estádio, sábado à noite, o Cianorte voltou a vencer o Paranavai, desta feita por 3 a 2, com gols marcados Felipe Pinto(2) e Paulinho para o Leão do Vale do Ivaí, descontando Edenilson e Diogo para o Vermelhinho. Foi a segunda vitória seguida do time dirigido por PauloTurra, que já havia ganho em Paranavaí por 2 a 1, no dia 30 de dezembro.   
           As duas equipes ainda voltarão a jogar antes da estréia no Campeonato Paranaense. Pelo jeito, o Cianorte parece estar mais adiantado na preparação, mas o ACP tem contratado muitos reforços e certamente vai embalar. O atacante Piraju, ex-Portuguesa, Gama e São José-SP foi o 32º jogador que chegou nestes 30 dias de preparação.
             Os dois clubes vão estrear no Estadual jogando em casa. O Cianorte recebe o Iraty, dia 22 às 17 horas. No mesmo horário, o Paranavaí pega o Operário, de Ponta Gross, no Estadio Waldemiro Wagner.

Escolhida a nova participante do BBB 12

               A Rede Globo anunciou hoje cedo quem será a substituta de Fernanda, que abandonou o BBB 12 na última sexta-feira. Entra Fabiana, uma garota-propaganda paulista de 35 anos. E ela vai agitar o ambiente. Estilo "periguete, Fabiana já anunciou que está "interessada em homens e mulheres."
        A nova edição do Big Brother Brasil estréia amanhã, após a novela "Fina Estampa", e os 12 participantes estarão brigando pelo prêmio maior de R$ 1,5 milhão.

Os filmes que vão "bombar" (2)

               Continuamos falando aqui sobre os filmes que deverão alcançar sucesso. Vivemos a época de pré-Oscar e de prováveis sucessos de bilheteria. Lembrando sempre que todos os filmes aqui mencionados já têm data marcada para estrear no Brasil. Como "J.Edgar", que estará nas nossas telas a partir do próximo dia 27 de janeiro, dentro de pouco mais de 15 dias, portanto.
                "J.Edgar" já garantiu a Leonardo DiCaprio a indicação ao Globo de Ouro, de melhor ator na categoria "drama", por sua caracterização como John Edgar Hoover, o temido chefe do FBI por 48 anos.
O foco do mestre Clint Eastwood é a controvertida vida pessoal de Hoover que, por trás da fachada moralista, mantinha hábitos sexuais e comportamentais extravagantes. Dá para perder esse filme ?

Agora sim, começa o ano

            Encerradas as festas natalinas, já dá pra dizer que agora sim o ano começa de verdade. Até aqui foi só festa. Agora, vamos a luta, porque a fila anda. Ainda tem muita gente curtindo as merecidas férias, e tem mais é que curtir mesmo. Quem puder ficar na praia até o fim do verão, deve fazê-lo. Entretanto, muitas pessoas já voltaram, como o Arislan, que me ligou ontem e hoje já reabriu o seu "MixStones", ali na rua Maringá.  Também o Hamilton Nassif, que hoje já voltou a participar do Blog, para alegria geral. Gosto muito das opiniões dele. É um dos poucos corinthianos equilibrados que conheço. Não deixa a paixão tomar conta de sua cabeça.
            E para quem ainda permanece viajando, mando um recado especial: envie suas mensagens para o Blog do Flávio Campos, contando o que você está vendo por aí. Divida com a gente as suas alegrias.

A FOTO DO DIA

       Custei a acreditar que a foto noturna postada no Facebook por Flávio Benedito Conceição era da barragem do nosso querido Lago Igapó. Decidi na hora que ela seria a FOTO DO DIA  de hoje. Parabéns ao fotógrafo. Coisa linda, hein ?