Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O jeito é acabar com as torcidas

        A tal "Avalanche" que a Torcida Organizada do Grêmio costumava realizar e que provocou um acidente na nova Arena do clube, está proibida em Porto Alegre. Pois acreditem: ontem no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, por ocasião do gol gremista no Grenal, a irresponsável torcida voltou a executar a Avalanche. Meio desorganizada, é verdade, mas perigosa como sempre.
       Não tem jeito. Se o Brasil não quiser ter novas mortes no seu futebol, terá que banir definitivamente as tais torcidas organizadas.

E' hora de reconhecer

        Quem me acompanha todo o dia, sabe que eu não gosto desta maneira como o futebol de Londrina está sendo dirigido. E também sabe que eu acho que o time do Tubarão é fraco, e que só tem dois jogadores realmente bons: Danilo e Germano. Talvez Weverton venha a se igualar a eles, se continuar crescendo. Os outros são jogadores comuns, inclusive o badalado Celsinho.
       Mas esta opinião que tenho já foi até mais pessimista.  Se existe um tipo de cronista que não me agrada é o cronista teimoso, turrão. Aquele que forma uma opinião e morre abraçado com ela, sem admitir quedas ou progressos.
       O momento é de reconhecer a boa campanha que o Tubarão faz, e que pode até virar história, se ele ganhar domingo do Coritiba.  Não importa se o campeonato está fraco demais e se nenhuma das outras equipes consegue mostrar boa qualidade. O que vale é que o Londrina chegou à decisão. E é bom lembrar: sempre que o Tubarão decidiu um título em casa ele se deu bem. Foi assim na Taça de Prata de 1980 e nos Estaduais de 81 e 92.
       Mas existe um detalhe que me deixou mais animado. Vendo as fotos que os jornais publicam hoje, me parece que esta camisa nova do Tubarão tem o tom de azul mais parecido (parecido, repito)  com aquela camisa que ficou famosa em todo o Brasil, no Brasileiro de 77. Depois daquilo, o clube andou usando outros tons de azul e só agora me parece estar voltando àquele usado pelo melhor time de futebol que a cidade já teve. Será que o bom tempo está voltando ?  

                                                                                                               Foto:Jornal de Londrina

No Rio é sempre a mesma coisa

        Entra ano e sai ano, mas o Campeonato Carioca não muda. No final são sempre os quatro grandes disputando o título. Ontem terminou o primeiro turno. No Grupo A, Vasco em primeiro e Fogão em segundo. No B, o Flamengo abriu seis pontos de vantagem do Fluminense, que ficou em segundo lugar.
        Esta Taça Guanabara começa a ser decidida no próximo final de semana, com Vasco x Flu no sábado e Mengão x Botafogo no domingo, tudo no Engenhão. A decisão entre os dois vencedores destas semifinais será no outro domingo (dia 10).

                    O artilheiro do campeonato Hernane está botando o Flamengo pra cima
 
        A única surpresa foi a reação do Flamengo, que terminou o ano muito mal, mas reagiu no certame carioca. É o melhor dos quatro, até aqui, com o melhor ataque e a melhor defesa. O time encaixou com Rafinha e Hernane  e é favorito para chegar a final, pois joga pelo empate contra o irregular Botafogo.

Venha Sersank, novo seguidor

          Com alegria registro a chegada de mais um seguidor do nosso blog. Seja muito bem vindo Sergio de Sersank, poeta e pensador paranaense, que já morou em Florestópolis, Porecatu, Rolândia, Rio Negrinho (SC) e Porto Velho (RO), entre outras cidades.
                                                  
        Casado, três filhos, Sersank chega com uma frase forte: "Só a forja do caráter eleva e distingue um homem."

O que está ocorrendo com nossa Igreja ?

             Vejo com preocupação cada vez maior o aparecimento de seguidas notícias sobre o comportamento "impróprio" de padres, bispos e cardeais, especialmente no que se refere a pedofilia e assédio sexual. Nesta segunda-feira, o cardeal Keith O'Brien (foto), chefe da Igreja Católica da Escócia, pediu demissão como arcebispo de St.Andrews e Edimburgo, por estar sendo acusado por ações cometidas há 33 anos.

                           

           O cardeal O'Brien tem 74 anos e sua demissão foi aceita pelo Papa Bento XVI, segundo o Vaticano por "motivos de idade".  Ele seria o único britânico que participaria do Conclave que elegerá o novo Papa. "Não quero a atenção da mídia em Roma. O centro das atenções deve ser o Papa Bento XVI e seu sucessor" - declarou o demissionário. Portanto, caiu de 117 para 115 o número de cardeais que irá ao Conclave.
           A denúncia contra o cardeal Keith O'Brien foi feita por três padres e um ex-religioso, que foram transmitidas a Roma uma semana antes da renúncia de Bento XVI, em 11 de fevereiro.
            Na verdade os escândalos estão por aí, envolvendo políticos, empresários, pastores evangélicos e todo o tipo de pessoas. Mas quando atinge um sacerdote católico, uma notícia destas ganha um destaque muito maior, embora ele também seja um homem como outro qualquer.  
            Não é minha intenção defender os sacerdotes católicos. Apenas entendo que o celibato obrigatório acaba tornando a missão deles extremamente mais difícil. E os prejuízos acabam caindo sobre a Igreja Católica.
           

"Argo" é o melhor filme do ano

        Me irritou a transmissão de entrega do "Oscar", ontem à noite pela Globo. Foi uma festa poluída, com  muita gente no palco, cantores que mais gritam do que cantam e, para completar, a narração e a  respectiva tradução chegando até nós de forma simultânea e em som alto, com voz sobre voz, ambas no mesmo volume. Foi difícil aguentar.  Ah, que saudade dos velhos tempos, quando tudo era mais limpo, mais puro, sem tanta poluição visual e sonora.
 
                   
 
        Confirmando o favoritismo, o longa "Argo", de Ben Affleck (foto), ganhou como melhor filme. Daniel  Day-Lewis levou o prêmio de melhor ator, por seu trabalho em "Lincoln", enquanto Jennifer Lawrence faturou o Oscar de melhor atriz, por "O Lado Bom da Vida".
        Curioso como os eventos modernos são cada vez mais cheios de efeitos e de cores exageradas, o que desfigura as imagens reais. A gente acaba não vendo o que desejava ver, que era a imagem limpa e legítima das pessoas e das músicas.  Talvez seja por esta razão que se vê tanta gente hoje em dia com Alzheimer, problemas de audição e desequilíbrio emocional. É barulho demais na cabeça das pessoas. Tá louco.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Com esta postagem no Facebook, o amigo e companheiro Luis Carlos Lorenceti  ironiza a figura do "bode expiatório". Muito bom.