Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 26 de janeiro de 2014

O futebol da minha terra

        Foi uma noite pra matar a saudade do futebol da minha terra. Os dois times pelotenses jogaram neste sábado, contra os dois times de Caxias do Sul. O meu Pelotas perdeu em casa, para o Juventude, por 1 a 0, enquanto o Brasil conseguiu uma vitória sensacional na Serra, sobre o Caxias, pelo mesmo placar. Foi o jogo mostrado pelo pay-per-wiev do Campeonato Gaúcho.
       Sou torcedor do EC Pelotas desde pequeno. Foi no seu estádio, a Boca do Lôbo, que eu comecei a entender o futebol. Mas, apesar da rivalidade entre os dois times, sempre admirei a raça do Brasil e a força de sua torcida xavante. E pude rever tudo isto na partida realizada no Estádio Centenário, com arbitragem de Leandro Vuaden.
         O Caxias dominou o jogo inteiro, e sua torcida já estava insatisfeita com o empate. Mas os caxienses ficaram ainda mais bronqueados quando o centroavante do Brasil, Alex Amado (com a bola, na foto acima) driblou os zagueiros e fez o gol xavante, para explosão da  sua torcida, que viajou mais de 400 km para prestigiar o time.


            O Brasil está fazendo uma campanha parecida com a que o Maringá realiza aqui no Paraná. Ganhou a Segunda Divisão de 2013, retornou à Elite e está liderando com 100% de aproveitamento. Os xavantes estão eufóricos, enquanto o pessoal do Pelotas chora porque o Lobão ainda não venceu neste Gauchão.

Seria um sinal de mais violência ?


     Um fato curioso e interessante ocorreu neste domingo, na Praça do Vaticano. O Papa Francisco fez uma oração emocionada pela paz, pedindo pelas vítimas da violência e pela paz na Ucrânia. Em seguida, o Sumo Pontífice e duas crianças soltaram as pombas.
      Foi então que surgiu uma gaivota para atacar uma das pombas. E logo após apareceu também um corvo para tentar atingir a pombinha. Um fotógrafo da Agência Reuters (Alessandro Bianchi) registrou tudo.
       No ano passado, também em janeiro, as gaivotas igualmente atacaram pombas soltas pelo Papa.
 

Stan Wawrinka vingou Roger Federer

        Depois de derrotar seu grande rival Roger Federer na semifinal, o tenista espanhol Rafael Nadal esbarrou diante de outro suiço. Stan Wawrinka(foto), que entrou no Aberto da Austrália ocupando a oitava posição do ranking da ATP, venceu Nadal e é o novo campeão deste que é um dos mais tradicionais torneios da modalidade. 
                                
 
      Rafael Nadal teve problemas durante a partida final, por causa de uma lesão nas costas. Quase abandonou a quadra. Já Wawrinka, quer havia derrotado Djokovic nas quartas-de-final e Tomas Berdych na semifinal, tremeu em alguns momentos da decisão. Mas, com um saque forte e preciso, conseguiu controlar o jogo e garantir a vitória por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3.
       Nadal segue na liderança do ranking. A diferença para Novak Djokovic até aumentou.  Mas Stan Wawrinka deve pular para o terceiro lugar, na relação que será divulgada amanhã. A verdade é que Roger Federer já não é mais o melhor tenista da Suiça.

Boxe brasileiro, que vergonha !

      O Sport TV, que sempre tem mostrado grandes noitadas de boxe nos Estados Unidos e em outros países, se dispôs a prestigiar o box brasileiro nesta noite de sábado, programando a estréia do medalhista olímpico Yamaguchi Falcão no profissionalismo. Um esquema foi montado na Arena Santos para que Yamaguchi, bronze em Londres-2012, fosse apresentado ao grande público. Mas o que era para ser uma festa transformou-se numa enorme baixaria, e a luta contra o argentino Martin Rios só teve dois rounds.
       Todos sabem o quanto eu gosto de boxe, até porque sou jurado diplomado pela CBB. Mas o que vi esta noite não se vê nem nestas lutas MMA ou UFC, que não têm regras tão rídigas. Foi muito gente ignorante junto. Só poderia acabar em briga mesmo.
        Para começar, o capixaba Yamaguchi já entrou no ringue carregando um machado. Isso mesmo, um enorme machado. Explicou depois que estava tentando imitar ou homenagear um lenhador. Durante as recomendações do árbitro, o brasileiro mostrou uma arrogância inesperada e desnecessária, provocando o seu adversário. E, quando a luta começou, logo no primeiro clinch, Yamaguchi deu uma "ombrada" no rosto de Martin Rios. Já deveria ter sido punido aí, mas o árbitro fez que não viu.
        No primeiro e segundo assaltos, Yamaguchi mostrou velocidade, afobação e agressividade. Mas não acertou nenhum golpe no argentino, que até mostrou mais técnica. O brasileiro tentava ganhar na marra, esta era a impressão.
         Mas o pior aconteceu ao final do segundo assalto. Os dois pugilistas não obedeceram ao gongo e continuaram trocando golpes. Parecia uma briga de rua. Foi então que o argentino cuspiu no brasileiro e a confusão se generalizou, com treinadores e outras pessoas invandindo o ringue e se enfrentando em discussões e pequenos empurrões. Foi um grande festival de ignorância, desmoralizando o boxe brasileiro.
                               O árbitro José Bezerra e o desajustado boxeador brasileiro
 
        Acho que o árbitro brasileiro José Bezerra fez o que tinha que ser feito: desclassificou os dois lutadores, encerrando o combate. Mas aí vieram os protestos dos dois lados. Yamaguchi esqueceu sua responsabilidade de atleta olímpico e disse um monte de besteiras, tipo: "O boxe brasileiro é uma vergonha, por causa destes árbitros. É porisso que a televisão tem vergonha de mostrar o nosso boxe"- desabafou em altos brados.
         Depois do fiasco que fez, Yamaguchi está dizendo agora que não quer mais lutar, e que está pedindo ao seu empresário para marcar lutas nos Estados Unidos. Acho que os brasileiros é que não vão querer ver lutando por aqui um boxeador tão indisciplinado.

Pérolas que o Facebook nos traz


        Nesta postagem feita no Face, a amiga Valéria Marconato prevê o futuro nas escolas, depois de tudo o que está acontecendo