Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Voltamos para a "Quinta Divisão"

      São enormes os danos causados por esta derrota do Londrina, ontem em Caxias do Sul. Especialmente porque o Tubarão esteve com a classificação garantida até os derradeiros minutos. O Juventude, com verdadeira estrutura de clube (ainda que modesta), foi buscar a vaga com a raça que faltou ao Londrina, que hoje é um clube de aluguel, dependente de empresários. É nestas horas que a diferença pesa. Ficou claro que os caxienses não têm um time superior ao do LEC, mas tem mais tradição.  O Juventude é um clube de verdade. É uma questão de paixão (foto).


      Entre os prejuízos sofridos, o maior me parece ser o nosso retorno à "Quinta Divisão do Futebol Brasileiro", formada por todos os clubes que não fazem parte do Brasileirão. Não dá nem para começar a pensar no ano que vem, porque nem ao menos sabemos se estaremos na Série D. Ainda teremos que buscar a vaga através do Campeonato Paranaense. Hoje, o Tubarão não é um disputante do Campeonato Nacional. Pra quem já esteve entre os quatro melhores da Série A, a situação atual é mesmo vergonhosa.
       Cheguei a reconhecer alguns acertos no Londrina atual, mas inúmeras vezes frisei aqui no Blog que a maneira como o clube é administrado nunca me passou confiança. Tenho dito muitas vezes que este que aí está não é o Tubarão que eu acompanhei por muitos anos, na época em que  (bem ou mal) ele era um clube de verdade.

        Ouvi muita coisa desde que o jogo acabou, ontem à tardinha. Muitas críticas e acusações. E até algumas tentativas de livrar a cara do gestor Sergio Malucelli (foto). Alguns estão até com pena dele, porque daqui para a frente o dinheiro será mais curto. Mas eu concordo com a opinião emitida hoje pelo radialista J.Mateus: quem mais perde é a Cidade.
        O empresário (ou gestor) está aí para ganhar ou perder dinheiro. Quando vende um jogador, o lucro é praticamente todo dele. A Cidade só lucra quando o time que a representa torna-se um ganhador, conquista títulos. Mas nos três anos que a SM Sports aí está, a única coisa que o Londrina conseguiu foi sair da Segundona Paranaense. No mais, foram só reclamações contra as arbitragens e nada de concreto foi obtido.
          E o que é que vai acontecer agora ?
        

Será que as mulheres vingam os homens ?

          Depois do grande fracasso da Seleção Brasileira na Copa América de Basquete Masculino, está chegando a hora das mulheres tentarem conseguir o que os homens não conseguiram. A partir do próximo dia 21, elas estarão participando da Copa América Feminina, no México, que oferece três vagas diretas para o Mundial 2014, marcado para a Turquia.
          Neste final-de-semana, o técnico Luiz Augusto Zanon cortou mais três jogadores, porque a delegação só poderá levar 12 atletas. Foram cortadas Izabela Andrade, Jaqueline Silvestre e Fernanda Bibiano.  Terá  que haver mais um corte, porque o grupo ainda tem 13 jogadoras. Mas Zanon está na dependência da vinda ou não da pivô Erika de Souza, que está jogando muita bola no Atlanta Dream, da WNBA. 

         Érika (foto) é a grande estrela do momento no basquete brasileiro. Ela acaba de renovar um alto contrato com o Atlanta Dream, que está disputando a Fase de Playoffs do Campeonato Americano. Sua liberação para defender a Seleção dependerá dos resultados do seu clube. Parece ser bastante difícil que Érika venha a defender o Brasil na Copa América.
         As 13 da lista de Zanon por enquanto são : ARMADORAS  - Adrianinha, Débora e Tainá; ALAS - Joice Coelho, Patrícia, Tatiane Pacheco, Karla e Chuca; PIVÔS - Damiris, Nádia, Clarissa, Fabiana Caetano e Erika de Souza.
          Nossa Seleção Feminina está treinando em São Carlos, contra a equipe masculina sub-19 de Araraquara. A estréia na Copa America será no dia 21, às 19h30m de Brasília, contra Porto Rico. Depois as brasileiras enfrentarão pela ordem República Dominicana, Argentina e México. A competição será disputada em Xalapa, no México.
                                                                   
                                                        MASCULINO
 
          Em Caracas, a Copa América Masculina já apontou os  classificados para o Mundial da Espanha, no ano que vem. O Brasil pipocou, e nosso Continente será representado por Argentina, México, República Dominicana e Porto Rico, que amanhã disputam as semifinais.
          
          

Roubaram a Lusa em Porto Alegre

                 Sou gaúcho e sou gremista, todos sabem. Mas não dá pra deixar passar. Não vou dar uma de palmeirense ou corinthiano, que sempre acham que seus times são prejudicados, mesmo quando contam com a ajuda da arbitragem.  O que aconteceu sábado à noite em Porto Alegre foi uma vergonha. Meteram a mão na Portuguesa de Desportos, que acabou sendo derrotada pelo Grêmio por 3 a 2.               
                         
                O jogo estava fácil para o Grêmio, que vencia por 2 a 0, com gols de Barcos e Zé Roberto. Mas a Lusa reagiu e empatou. Rhodolfo marcou contra e Luis Ricardo de cabeça igualou o marcador. Foi então que a arbitragem facciosa de Jailson Macedo Freitas começou a funcionar. Aos 35 minutos, numa bola aérea, Kleber subiu com o zagueiro Rogério. Não houve nada, mas o "Gladiador" caiu e o juiz marcou penalti. Deu trabalho para segurar os jogadores da Portuguesa, que foram pra cima do apitador e encararam até a polícia gaúcha, como se vê na foto. Pra completar o serviço, Jailson expulsou Bruninho e Valdomiro. A cobrança do penalti foi de Kleber, que fez 3 a 2.
                 Gosto muito de ver o Grêmio ganhando e fazendo uma campanha como esta. Mas não gosto de ver time nenhum roubado, como foi a Portuguesa. 

Lusa e Cascavel lideram a Terceirona


                       
      A Portuguesa Londrinense (foto) está na liderança da Terceira Divisão Paranaense, após as duas primeiras rodadas. A Lusa divide a ponta com o Cascavel, os dois com seis pontos ganhos até aqui. Ontem, no Estádio do Café quase vazio, o time dirigido por Knário meteu 4 a 0 no Pato Branco, com três gols de Everton e um de Danilo.
         Em Cascavel, a equipe comandada por Gilberto Papagaio contou com o apoio de mais de 500 torcedores e derrotou o São José por 1 a 0. O atacante Geterson marcou o gol que levou no Aurinegro à vitória.
        Completando a rodada, o Campo Mourão conseguiu em casa ao seu primeiro triunfo: 1 a 0 sobre o Grecal. A próxima rodada, domingo que vem, marca Grecal x Portuguesa, Pato Branco x Platinense e São José x Campo Mourão.

Pérolas que o Facebook nos traz


           Acima de tudo explicativa, esta postagem feita pelo amigo Marcelo Romanzini, nos contando que o pontinho que tem aparecido ao lado da lua é o planeta Vênus, que está alinhado com o satélite terrestre. Facebook também é cultura