Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 31 de julho de 2014


                         MAIS SORTE DO QUE JUIZO


       O Londrina derrotou o Santos por  2 a 1, agora à noite no Estádio do Café, mas desperdiçou a grande oportunidade de encaminhar a sua classificação para a quarta etapa da Copa do Brasil. O Peixe veio a Londrina sem nenhum titular absoluto e, no primeiro tempo, mostrou enorme fragilidade,  permitindo que o Tubarão jogasse com total liberdade.  Mas o Alviceleste fez 1 a 0, gol de Joel em grande jogada de Paulinho, e se acomodou, desprezando a chance de abrir uma grande vantagem para o jogo da volta, dia 14 em Santos.
       A molecada santista, capitaneada pelo experiente Renato, foi se soltando aos poucos no segundo tempo e começou a ameaçar a vitória londrinense. Até que, aos 41 minutos, a defesa parou e Geuvânio empatou a partida, na saída do goleiro Victor.
       Porém, a sorte estava mesmo ao lado do Tubarão, que escapou do vergonhoso empate aos 44 minutos, quando mais uma vez Paulinho (o melhor em campo) repetiu o lance do primeiro gol, cruzando para o camaronês Joel marcar de cabeça. Londrina 2 a 1.
       Mas o resultado não foi bom, porque o Santos ficou precisando somente de um vitória de 1 a 0 no segundo jogo para tomar a vaga que o Londrina poderia ter garantido hoje.
 
                                   CORITIBA ENCAMINHOU
 
        Já na Capital, o Coritiba não bobeou e fez 2 a 0 no Paysandu, com um gol em cada etapa. Zé Eduardo marcou o primeiro e Keirrison ampliou.  O Coxa poderá até perder por diferença de um gol, no jogo da volta em Belém.

Basquete: Seleção agrada na estréia

 
        Foi boa a estréia da Seleção Brasileira de basquete, agora com os seus titulares. Esta noite, no Maracanãzinho, o time de Rubén Magnano venceu facilmente a Seleção de Angola, na abertura do Super Desafio Internacionl , por 98 a 60.
          Os craques Thiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão e Marcelinho Huertas mostraram porque são famosos no mundo inteiro, e o Brasil chegou à vitória sem forçar o ritmo de jogo.  Mas não faltou seriedade ao time, que parece estar focado na preparação para o Mundial.
         Ao final do primeiro tempo, os brasileiros já venciam por 48 a 27. Magnano utilizou todo o grupo e ficou aparentemente satisfeito com o basquete apresentado.  Huertas fez 12 pontos e foi o nosso maior marcador. Mas o cestinha do jogo foi o angolano Milton Barros, que marcou 13 pontos.  A seleção de Angola mostrou um bom nível.
          O torneio prossegue amanhã à tarde, com Angola x Argentina, e  a rodada final está programada para às 10 horas da manhã de sábado, com o clássico sul-americano Brasil x Argentina.

As novidades do vôlei feminino

 
       A Seleção Brasileira estréia nesta sexta-feira no Grand Prix de Vôlei Feminino, enfrentando a China, num jogo aparentemente difícil.  E o time comandado por José Roberto Guimarães terá três estreantes na competição. A oposto Andréia (30anos), a líbero Léia (29) e a central Carol (23) foram convocadas pela primeira vez e serão as novidades da equipe. O Brasil inscreveu 19 atletas para o torneio.
         A Seleção Brasileira está no Grupo C, ao lado das chinesas e das seleções da Itália e da República Dominicana.  As partidas da chave serão disputadas em Sassari.

Cada vez mais lesões no tenis

         Tem muita gente que acha que o tênis é um esporte leve demais. Mas já notaram como todo o dia tem tenista machucado, abandonando no meio dos jogos  ? Agora mesmo, por força de contusões, o US Open está perdendo dois grandes nomes.
           No feminino, a chinesa Na Li (foto) confirmou hoje que não participará do último Grand Slam do ano, por conta de uma lesão do joelho direito, que vai tirá-la também dos torneios de Montreal e Cincinnati.  Na Li é a número 2 do ranking feminino da ATP.
           E o desfalque do masculino poderá ser também o segundo do  ranking, o espanhol Rafael Nadal (foto abaixo), que enfrenta um problema grave no pulso. Ele já está fora de Toronto e Cincinnati, e o médico Angel Ruiz Cotorro não garante sua presença nos Estados Unidos. Mas pelo menos está descartada a possibilidade de que ele precise de uma cirurgia no punho.

       

A sempre emocionante Copa do Brasil

        Apesar de algumas palhaçadas (como esta que o Santos está fazendo hoje, de colocar seu time reserva para enfrentar o Londrina),  a Copa do Brasil continua sendo o campeonato de futebol mais empolgante que temos no País. O sistema de mata-mata transforma qualquer joguinho numa grande partida, mexendo com as emoções dos torcedores.
          Ontem, por exemplo, tivemos momentos de indescritível emoção.  Como no Estádio Beira-Rio, onde o Internacional viveu sua noite de horror, perdendo a sua invencibilidade de 15 anos sem perder em casa pela Copa do Brasil.  E chamou a atenção a maneira como o Colorado perdeu para o Ceará, por 2 a 1.   Os cearenses fizeram 1 a 0 no primeiro tempo, com gol de Nikão logo aos 9 minutos. E aí cozinharam o jogo. Estava dando tudo certo para os nordestinos mas, aos 47' do segundo tempo, Alan Ruschel empatou para os gaúchos.  Só que, quando o empate parecia certo, um minuto depois, veio o segundo gol cearense, marcado por Ricardinho.
           Mas o jogo ainda teve outra "emoção diferente". Como o centroavante Rafael Moura não estava gostando da marcação implacável que recebia de Sandro, o zagueiro cearense não teve dúvidas:  tascou um beijo no atacante do Inter, como mostra a foto abaixo.  Essa foi pra acabar mesmo !
           
             Também sobrou emoção no Estádio do Vale, ainda no Rio Grande do Sul.  O ABC havia ganho o primeiro jogo em Natal por 1 a 0, e tentou segurar o Novo Hamburgo.  Levou um gol (marcado por Preto) no primeiro tempo, mas continuou fechadinho, tentando levar para os pênaltis. Só que o castigo veio aos 46' do segundo, numa bola parada. Juba (de cabeça) fez o segundo do Novo Hamburgo, que chega pela primeira vez às oitavas-de-final da Copa do Brasil.
                           Ainda ontem, tivemos o Vasco eliminando a Ponte ( 2 a 1). E o São Paulo saindo na frente no confronto com o Bragantino, ganhando no Morumbi, por 2 a 1.

Por Santo Inácio de Loyola

            Como faço todas as quintas-feiras,  fui a missa do meio-dia, na Igreja Rainha dos Apóstolos, no Bairro Xangrilá. E com um motivo especial, pois hoje é o Dia de Santo Inácio de Loyola, um dos mais respeitados santos do catolicismo. Entre outras obras, foi ele que criou a figura do "jesuíta",  através da fundação da Companhia de Jesus, que é hoje a maior ordem religiosa católica do mundo.
            Iñigo (Inácio) López nasceu em 1491, na localidade de Loyola, atual munícipio de Azpeitia,na Espanha. Era o caçula dos treze filhos de uma família rica e teve uma mocidade cheia de prazeres, até descobrir sua vocação de evangelizador.  Realizou então uma obra monumental no catolicismo.
            Morreu em Roma, no dia 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV. E no século passado, em 1922, foi proclamado pelo Papa Pio XI como " padroeiro dos retiros espirituais".
              Me tornei devoto de Santo Inácio quando uma grande amiga,  a saudosa Irmã Maria,  me presenteou com uma linda imagem dele. Desde então tenho contado diariamente com suas bênçãos. E hoje estou estou rezando por ele.
             Como sempre ocorre lá na Igreja Rainha dos Apóstolos, foi uma linda missa, rezada pelo jovem padre Alexandre, um menino de 27 anos, mas dono de grande carisma e de um raro talento para transformar o seu sermão numa verdadeira conversa com as pessoas que o acompanham.  E que Santo Inácio de Loyola nos abençoe, hoje e sempre ! 
      A postagem feita no Facebook pela amiga Rilar Carvalho, lá do Rio Grande do Norte, me fez lembrar meu tempo de guri. Tudo era "bom pras vistas". Especialmente quando se tratava de formigas.  Nunca soube como nasceu essa história