Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nada dá certo no esporte em Londrina

         Pela segunda vez, Londrina ficará de fora do circuito da Stock Car, uma das principais categorias do automobilismo brasileiro. A cidade vive apregoando que tem uma boa usina de asfalto, mas não consegue manter uma boa pista no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Como aconteceu em 2009, a cidade ficará sem a Stock Car em 2013.
        Será que as coisas vão mudar para o esporte londrinense com o novo prefeito que vem aí ?  Nada dá certo para Londrina em termos esportivos. Não temos um bom time de futebol. Nem o basquete, o vôlei ou o futsal conseguem destaque nacional. Já houve um tempo, nas gestões de Richa, Belinati e Wilson Moreira, em que as coisas eram diferentes. Alguém sabe me explicar o que acontece agora ?

Mundial começou com vitória japonesa

       O Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês, derrotou o Auckland City, da Nova Zelândia, por 1 a 0, no primeiro jogo do Mundial de Clubes, aberto hoje no Yokohama Stadium. O time nipônico dominou praticamente todo o jogo, mas o goleiro Willians fechou o gol e quase levou os neozelandeses à prorrogação.


       Aoyama(nº6), com um chute surpreendente, aos 21 minutos do segundo tempo (foto), decidiu o jogo e colocou o Sanfrecce na segunda fase, que será disputada no domingo. Os japoneses vão enfrentar o Al AQhly, do Egito, e o ganhador desta partida será o primeiro adversário do Corinthians, no dia 13.  O Auckland City está eliminado.
        Os japoneses mostraram um futebol organizado, mas nada de excepcional. Mereceram ganhar, até porque o adversário só se defendeu o tempo inteiro. Não acho que o Sanfrecce Hiroshima possa vir a surpreender o Corinthians, se os dois times chegarem a se enfrentar.

Atriz Lívia Andrade está internada

    A atriz Lívia Andrade, a "professora Suzana" da novela Carrossel (SBT) está internada no Hospital São Camilo, em São Paulo. Além de uma amigdalite aguda, Lívia foi picada por uma aranha, nas proximidades de sua casa, na Serra da Cantareira. Levada ao Instituto Butantã (foto), foi liberada no mesmo dia.


     No dia seguinte, com febre e indisposição geral, teve que ser levada ao Pronto Socorro, o que se repetiu por três dias seguidos. Os médicos resolveram então interná-la. Não há previsão de alta.

Niemeyer queria pastel, um dia antes de morrer

           Incríveis as histórias que são contadas, envolvendo a vida do arquiteto Oscar Niemeyer, que está sendo velado hoje e será sepultado amanhã no Rio, depois de uma existência realmente invulgar. Ainda hoje, durante o velório, a viúva Vera Lúcia Niemeyer contou que, "um dia antes de morrer, ele me disse que queria comer um  pastel e tomar um café."
           Vera assegura que, quando não estava sedado, "Oscar mostrava-se sempre lúcido e pedia a toda a hora para ir embora do hospital, porque os trabalhos estavam atrasados."
                No velório, hoje em Brasília, a viúva Vera recebe o apoio da presidente Dilma

         Os enfermeiros que cuidaram de Niemeyer  nos últimos anos da sua vida também contam histórias engraçadas sobre ele. Um deles disse que fez um samba de parceria com o arquiteto, em plena UTI do hospital."Fiz a música e ele fez a letra" - contou o enfermeiro Caio Almeida, que acompanhava Oscar havia sete anos. E explicou: "Numa das internações, há cerca de três anos, fizemos um samba que se chamava "Tranquilo com a Vida".
           Já o enfermeiro Uellington da Silva, que vinha acompanhando o tratamento no Hospital Samaritano, no Rio, disse que"o dr.Oscar estava sempre de bem com a vida. Nunca ouvi ele reclamar de nada."
      

Tigre sujo. Luis Fabiano burro

               Duas coisas irritaram as pessoas que assitiram ao jogo Tigre 0 x São Paulo 0, em La Bombonera, em Buenos Aires, abrindo as finais da Copa Sul-Americana: a deslealdade desmedida do time argentino e a burrice já conhecida do centroavante Luis Fabiano, expulso mais uma vez.
              O resultado foi muito bom para o São Paulo, que vai vencer o segundo jogo, no Morumbi e conquistar a taça. Mas os brasileiros poderiam ter voltado com a vitória, não fosse a imbecilidade do maluco Luis Fabiano, que entrou na catimba argentina, tentou agredir adversários e largou seu time na mão novamente, sendo expulso de campo (foto). Os mais jovens, como Lucas, Oswaldo e outros defensores do Tricolor conseguiram se conter e permaneceram na partida, mas esse velho marginal do futebol, aos 32 anos, mostrou mais uma vez a sua incapacidade para continuar jogando num clube grande como o São Paulo.
          

          Mas Luis Fabiano não foi o único irracional que esteve em campo, em Buenos Aires. A maioria dos jogadores do Tigre mostrou uma brutalidade que superou todos os limites. Mesmo com a bola parada, na espera de cobranças de faltas ou escanteios, os argentinos bateram pra valer, distribuindo sôcos abertamente. Um negócio lamentável. Que time sujo, esse do Tigre.
          Não se pode pregar a violência mas, na verdade, esses jogadores platinos mereciam perder no Morumbi e, depois do jogo, levar uma boa surra, para aprender a respeitar os outros. Melhor deixar isso pra lá. É gol neles !

Mundo lamenta a morte de Niemeyer

       Quando postei um comentário sobre o agravamento do estado de saúde de Oscar Niemeyer, ontem por volta das 18 horas, eu já estava me despedindo mentalmente dele. Acho que todos sentiram que a hora deste grande brasileiro estava chegando. E antes das 22 horas já tínhamos a notícia do seu falecimento, aos 104 anos.


        Não podemos lamentar exageradamente a perda. Afinal tivemos a sua presença por este longo tempo. Morreu um dos mais influentes nomes da arquitetura moderna. Esse carioca que nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro. sempre será lembrado. Até a Unesco registrou seu pesar fazendo um minuto de silêncio na sua assembléia.
       O corpo do homem que contruiu Brasília está sendo levado para velório na Capital Federal. Nada mais justo. Depois, voltará ao Rio para o sepultamento, que está previsto para amanhã de manhã. Segundo os médicos do Hospital Samartano, Oscar Niemeyer morreu cercado por seus familiares. Descansou em paz !