Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 31 de maio de 2014

Filho de Pelé pegou 33 anos de cadeia

       Edinho, ex-goleiro do Santos que é filho de Pelé, parece que vai mesmo morar na cadeia. Ele foi condenado ontem a 33 anos de detenção, pelo crime de lavagem de dinheiro, proveniente do tráfico de drogas. É um caso, que vem se arrastando desde 2005, mas que pode se encerrar agora com esta condenação da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, no litoral de São Paulo.
        O filho do "Rei" é acusado de ter ligações com um dos principais traficantes da região, conhecido por Naldinho, que possuía ligação com o Comando Vermelho do Rio de Janeiro. Edinho foi preso em junho de 2005 e solto em dezembro do mesmo ano, por habeas corpus do STF. Mas veio então a acusação de lavagem de dinheiro, o que complicou de vez a vida do ex-jogador.
         Nesta decisão judicial de agora também foram condenados o tal Naldinho (Ronaldo Duarte Barssoti), Clovis Ribeiro, Maurício Ghelardi e Nicolau Aun Junior, todos marginais muito conhecidos.
          O curioso é que, apesar de ter tantos problemas, Edinho continua trabalhando até hoje como treinador de goleiros do Santos. Na foto recente (abaixo), ele aparece  num treino do Peixe, ao lado de jogadores conhecidos, como Leandro Damião.

                                       UM BANDO DE IGNORANTES
     Posso entender quando grupos de pessoas reivindicam melhoria de vida, mais segurança ou mais educação. Mas não faz o menor sentido um pequeno grupo (não mais de 500 pessoas) sair pelas ruas criticando a realização da Copa do Mundo, como ocorreu hoje em São Paulo. São ignorantes, não há duvida. Gente que nem se toca de que a realização da Copa é um fato irreversível, e que a grande maioria da população brasileira está vibrando com o evento.
       Será que eles pensam que vão impedir a festa ?  Se houve erros na construção dos estádios e outras obras, que as denúncias comprovadas sejam feitas.  É só isso que pode ser feito. No mais, é  aproveitar o movimento que será vivido por todo o País, com grandes resultados financeiros. E usufruir também do que só está sendo construído porque a Copa será aqui na nossa terra.

Por que batem em Bernard ?

     Na quinta-feira foi Neymar ( até ele ?) que jogou Bernard fora do gramado, com uma entrada dura. Ontem foi a vez de Daniel Alves pegar o garoto, ainda na roda de bobinho, aquela brincadeira que os jogadores fazem antes dos treinos.  E hoje foi ainda mais forte o  castigo : Paulinho entrou muito pesado e deu um pisão no pé do menino, que acabou deixando o coletivo. 
       Mas por que tanta violência pra cima do menino Bernard ?   Será porque ela é o menor de todos ? Aí já é covardia.  Felipão tem cobrar os violentos.
       No plano técnico, hoje tivemos o primeiro coletivo, quando ficou confirmada a ausência de Thiago Silva no amistoso com o Panamá.  Dante treinou em seu lugar e vai jogar. O restante da equipe certamente será o mesmo.
        O ensaio foi bom, Neymar marcou um golaço. Hulk também fez gol. E no final do coletivo os jogadores treinaram cobranças de penaltis e finalizações. Mas Felipão está cobrando mais gols.
 

Cuidado com a Croácia, hein ?

       Quem viu pela televisão o jogo de hoje, em que a Seleção da Croácia se despediu de sua torcida, certamente ficou meio preocupado.  Os croatas são mesmo bons de bola e vão dar trabalho para a Seleção Brasileira, dia 12 no Itaquerão.
        Na partida de hoje, contra Mali, a Croácia venceu por 2 a 1, gols marcados por Perisic, que joga na Alemanha, no Wolfsburg. A torcida croata fez uma festa.

Suárez é mais um "baleado" que vem aí

         Muitas seleções que virão ao Brasil para a Copa trarão jogadores com problemas. Uns tentando superar lesões;  outros em recuperação de cirurgias. É o caso, por exemplo, do uruguaio Luis Suárez (foto), que passou por uma operação no joelho esquerdo.  Mas ele é um dos maiores craques da "Celeste" e foi incluído na lista dos 23, que o técnico Óscar Tabarez anunciou neste sábado.
         Na Seleção Uruguaia estarão três jogadores que atuam no Brasil: o goleiro Martin Silva, que joga no Vasco; o lateral do São Paulo Alvaro Pereira, que foi convocado para jogar no meio-campo; e o meia Nicolas Lodeiro, que saindo do Botafogo para defender o Corinthians. Mas o volante Sebástian Eguren, do Palmeiras, não foi chamado.
           Olha a relação dos uruguaios; GOLEIROS - Muslera (do Galatasaray da Turquia), Martin SilvaVasco) e Muñoz (Libertad). DEFENSORES - Diego Lugano (sem clube), Diego Godin (At.Madri), Giménez (At.Madri), Cáceres (Juventus), Maxi Pereira (Benfica), Fucile (Porto) e Coates (Liverpool). MEIO-CAMPISTAS - Arevalo (Tigres), Gargano (Napoli), Perez (Bologna), Alvaro Gonzalez (Lazio), Alvaro Pereira (São Paulo), Cristian Rodrigues (At.Madri), Gastón Ramirez (Southampton) e Lodeiro (Corinthians). ATACANTES - Cavani (PSG), Luis Suárez (Liverpool), Diego Forlán (Cerezo Osaka), Abel Hernandez (Palermo) e Stuani (Espanyol).
             NoBrasil, os uruguaios ficarão inicialmente em Brasília, onde estrearão na Copa contra a Costa Rica, no dia 14 de junho, às quatro da tarde. Depois pegarão a Inglaterra (dia 19) e a Itália (dia 24). O Grupo D é duríssimo.

Flamengo é bi no NBB


          O Flamengo conquistou, hoje pela manhã, o bicampeonato do Novo Basquete Brasil, o NBB. No Maracanãzinho, o Rubro-negro derrotou o excelente Paulistano, por 78 a 73, e fez explodir sua torcida.  O time paulista foi a grande sensação do campeonato e aparecia com uma séria ameaça. Mas prevaleceu a experiência e a tradição do Flamengo.  Marquinhos, que aparece na foto, foi mais uma vez destaque, marcando 30 pontos.

Diego Costa está na lista da Espanha

        O atacante brasileiro Diego Costa é um dos 23 jogadores oficialmente convocados hoje pelo técnico Vicente Del Bosque para integrar a Seleção Espanhola, atual campeã, na Copa do Mundo que será disputada aqui no Brasil. Diego está lutando para se recuperar de uma séria lesão, mas só o fato de ter sido relacionado já indica que as possibilidades de recuperação devem ser grandes.
          Só três clubes espanhóis tiveram jogadores chamados para a "Fúria". São 7 do Barcelona,  4 do Atlético de Madri e 3 do Real Madri.  Os demais atuam no Exterior, defendendo Chelsea, Manchester United, Arsenal, Manchester City, Napoli e Bayern de Munique.
           Os espanhóis terão descanso até segunda-feira, quando viajarão para os Estados Unidos, onde farão um amistoso com El Salvador, em Washington. Depois, virão para Curitiba, onde se concentrarão durante a Copa.
               A lista dos convocados é esta: GOLEIROS - Casillas, Pepe Reina e Davi De Gea. DEFENSORES - Azpilicueta, Piqué, Alba, Sergio Ramos, Javi Martinez, Raul Albiol e Juanfran. MEIO-CAMPISTAS - Busquets, Xavi Hernández, Iniesta, Fábregas, Xabi Alonso, Koke, David Silva, Juan Mata e Santi Cazoria.  ATACANTES - Pedro Rodrigues, Diego Costa, David Villa e Fernando Torres.
                 Como se observa, sete jogadores que foram campeões mundiais na África do Sul, em 2010, não figuram na atual Seleção: Victor Valdes,  Navas,  Arbeloa,  Marchena,  Puyol,  Capdevila  e Fernando Llorente.                
 
FICO IMAGINANDO QUE FESTA FARÃO OS CURITIBANOS, POR CONVIVER COM ESTE MONTE DE CRAQUES
 
     Aí está uma idéia interessante, postada pela amiga carioca Veroca Almeida no Facebook. Extremamente prática para o recolhimento e muito higiênica. Gostou, amigo ?

Boavista não vai desistir

      Depois de anunciar que não disputaria a Série D, o Boavista do Rio de Janeiro voltou atrás e está confirmando que disputará o certame. O vice-campeão da Taça Rio, está no Grupo A8, ao lado do Londrina, do Pelotas, da Penapolense e do Metropolitano. Pelo menos não deveremos ter aquelas incômoda mudança de tabela.
 
       O Verdão de Bacaxá, como é conhecido o Boavista, perdeu muitos jogadores, mas está reformulando seu elenco. Érico Faria, ex-dirigente da CBF, continua no comando técnico.  O povo de lá é esperto. Podem esperar que o Boavista vem forte no Brasileiro.

Revista Viver vai muito bem

 
          Somente esta semana tive o prazer de ler a edição de abril da Revista Viver, editada aqui em Londrina. Muito bom o trabalho realizado pela equipe coordenada pelo bom amigo Artur Boligian, com quem tive o prazer de trabalhar por vários anos, na Folha de Londrina.
           Uma entrevista excelente com o deputado Tercílio Turini, um artigo muito bonito do arcebispo D.Orlando e uma oportuna reportagem sobre os infartos que matam tanta gente. São alguns dos destaques da edição, que traz ainda muito mais assuntos.  Parabéns, amigo Artur !