Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 28 de junho de 2015


O que há com o futebol brasileiro ?   



            E' a pergunta que todos estão fazendo, depois de mais este fracasso internacional da Seleção Brasileira na Copa América.  Já na Copa do Mundo do ano passado, jogando em casa, o Brasil não chegou à final, sendo goleado por Alemanha (7 a 1) e Holanda (3 a 0) nos seus dois últimos jogos. E agora, no confronto só com equipes vizinhas aqui da América do Sul, perdemos para a Colômbia e fomos eliminados pelo Paraguai.
  
              E o que é pior: se não estamos entre os quatro primeiros da Copa América, quem garante que vamos conseguir classificação para ir a Rússia, no Mundial de 2018 ?

              Pra falar a verdade, nem sei porque estamos tão decepcionados com esta eliminação ocorrida ontem no Chile. Afinal, todos já sabíamos que a Seleção era o Neymar e mais nada. Ora, se o Neymar saiu, ficou o "NADA". E' só isso que aconteceu.

             Mas para entender porque a Seleção se transformou nisso que aí está, é preciso verificar o que ocorre hoje com o futebol brasileiro. Qualquer guri de 17/18 anos está sendo vendido para o Exterior, antes mesmo de jogar aqui, como ocorria antigamente. As equipes que nos deram tantos títulos mundiais eram formadas por craques comprovados, muitos deles já atuando no Exterior, mas com um passado de vitórias e conquistas por aqui, antes de saírem.

               O que acontece agora é que nós "enganamos" os gringos, vendendo pra eles meninos que nem nós sabemos bem se virão a ser craques.  E três ou quatro anos depois, esses mesmos meninos são convocados para a nossa Seleção. Garanto que você, amigo que está lendo esta análise, nunca havia visto jogar alguns destes jogadores da Seleção atual.  Mas exigimos então que eles nos deem o mesmo que no passado nos foi dado por Ronaldo, Ronaldinho, Romário e tantos outros craques de verdade.

              Filipe Luis, Douglas Costa, Fernandinho, Firmino, Philipe Coutinho e outros que estão aí hoje, nunca serão Cafú, Rivaldo, Zico, Ronaldo, Jairzinho e Ronaldo ou Rivelino. E a nossa Seleção nunca voltará a ser vencedora, enquanto  perdurar esta situação atual.

               O que fazer para acabar com esse problema ? Não é tão difícil. É só não liberar para negócios com o futebol de outros países  os jogadores menores de 22 anos que não tenham sido testados pela pela Seleção Brasileira. E quem sair do País sem cumprir esta exigência, jamais será convocado em hipótese alguma.  Só assim voltaremos a ter jogadores que com certeza poderão fazer voltar as vitórias.
Londrina leva a virada com
 três gols em cinco minutos

        O Londrina, que até aqui só havia sofrido dois gols e estava invicto na Série C do Campeonato Brasileiro, levou três em apenas cinco minutos, na manhã deste domingo em Pelotas, na derrota por 3 a 1 para o Brasil local, perdendo a invencibilidade e a liderança do Grupo B.
 
                 O Tubarão vencia por 1 a 0, gol de Patrick já no segundo tempo. E foi aí que apareceu o centroavante Leandrão (nº 19 na foto), aquele mesmo que jogou no Inter, no Botafogo, no Vitória, no Sport Recife, no futebol do Japão, da Coréia  e que passou por vários outros clubes brasileiros. Ele estava no banco de reservas e entrou no lugar de Nena, artilheiro xavante, mas que havia perdido um pênalti na etapa inicial. E, quando o jogo se aproximava do final, Leandrão desandou a fazer gols. Foi um aos 41', outro aos 42' e finalmente o terceiro, já na marca dos 49 minutos. Os dois primeiros de cabeça e o terceiro num chute de pé esquerdo.  E a defesa do Londrina ficou só olhando tudo isto. Brasil 3 a 1.
 
                 Como esses "apagões" volta e meia acontecem com o Tubarão, a torcida ficou desanimada. Até porque, aproveitando o ótimo gramado do estádio Bento Freitas, o time jogou uma ótima partida, dando a impressão de que voltaria com os três pontos.
 
                  O Brasil de Pelotas ganhou tudo: o jogo e a liderança, agora com 11 pontos e vantagem no desempate com o Tupi de Juiz de Fora, que tem o mesmo número de pontos ganhos. E é preciso destacar que hoje foi a primeira vez que o Xavante jogou no seu estádio, que estava interditado. Já o Londrina,  caiu para terceiro lugar, com 10 pontos.
 
                   Para completar o mau dia, surgiram notícias de que torcedores alvicelestes se envolveram em incidentes após a partida e teriam praticado atos racistas. Tomara que isto não chegue ao STJD da CBF, gerando novas punições ao clube.
 
               
       Nosso espaço musical traz hoje uma artista diferente. Mas uma grande artista, que vem do teatro. Ela nunca será popular, porque a sua música alcança um público elitizado. Mas qualquer criança pode perceber o seu talento. Escolhi esse vídeo abaixo, para que todos possam "conversar" um pouco com ela, antes que ela cante "SUMMERTIME", com incrível sensibilidade

                     C  I  D  A      M  O  R  E  I  R  A


               



                  A paulistana MARIA APARECIDA GUIMARÃES CAMPIOLO, 63 anos, é uma atriz, cantora e pianista, que se consagrou nos palcos brasileiros como CIDA MOREIRA, após estrear profissionalmente em 1977, aos 26 anos, com a peça "A Farsa da Noiva Bombardeada", de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurélio. Era na verdade um grupo de teatro experimental, o "Pompa e Circunstância", com o qual Cida fez ainda outro texto de Alcides, "Tide Moreyra e sua Banda de Najas".
 
                   Em 1981, Cida realizou o show "Summertime", que resultou no lançamento de seu primeiro disco, "Summertime", gravado ao vivo, contendo a faixa-título e outros clássicos do jazz e do blues, além  da versão censurada da canção "Geni e o Zepelim", de ChicoBuarque. E vejam a sequência de sua carreira desde então:

                   1983 - Gravou o LP "Abolerado blues", que trouxe músicas de Zé Rodrix e Eduardo Dusek. 

                    1985 - Participou do Festival dos Festivais da Rede Globo de Televisão, com a canção "Novos Rumos", que foi uma das finalistas e depois veio a ser lançada numa coletânea do mesmo nome.

                     1986 - Lançou o LP "Cida Moreira", com destaque para as canções "Vocalise", do nosso londrinense Arrigo Barnabé,  "Balada do louco"(Arnaldo Batista e Rita Lee) e "Com o diria Satie", de José Miguel Wisnik.

                      1988 - Gravou o LP "Cida Moreira Interpreta Brecht" , que vale a pena ser ouvido só pela "Canção do Vendedor de Vinho", numa versão em português de Cacá Rosset para a canção de Bertolt Brecht e Kurt Weill.

                      1993 - Lançou seu primeiro CD, intitulado "Cida Moreira Canta Chico Buarque", com grandes canções do consagrado compositor, entre as quais destaco "Morte e vida Severina", "Soneto",  "Suburbano coração",  "A voz do dono e o dono da voz", Estação derradeira" e a belíssima "Beatriz", que Chico fez Edu Lobo.



                       1995 - Participou da coletânea "Dolores - a música de Dolores Duran", interpretando canções da saudosa compositora, ao lado de Zezé Motta, Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Pery Ribeiro, Tetê Espíndola, Jane Duboc e Denise Duran.

                        1997 - Gravou o CD "Na Trilha do Cinema", com temas de filmes do cinema brasileiro, tais como "Bye bye Brasil", "A flor da Pele",  "Minha desventura" e "O Ébrio" (Vicente Celestino).

                         1997 - Participou da coletânea "Cantorias e Cantadores", interpretando música regional e caipira, junto com artistas como Renato Teixeira, Xangai e Eugênio Leandro.

                         2003 - Lançou o álbum "Angenor", com canções de Cartola, como "O Mundo é um moinho",  "Alvorada" e outras pouco conhecidas, como "O silêncio de cipreste"  e a toada "Feriado na roça". O lançamento foi no Ibirapuera, em São Paulo.



                          2009 - Participou de outra coletânea, "Elas cantam Paulinho da Viola", com Alaíde Costa, Milena, Fabiana Cozza e Célia.  E na mesma época fez uma temporada de apresentações na casa de shows Studio SP.

                          2010 - Gravou a coletânea Mrs. Lennon, na qual interpreta canções de Yoko Ono, esposa de John Lennon.


                          2011 -  Lançou o polêmico álbum "A Dama Indigna", com músicas de Amy Winehouse, Chico, Caetano, David Bowie, George Gertshwin, e outros autores.

                          2012 - Atuou no filme "O que se Move", dirigido por Caetano Gotardo.  E também levou seu show "Canções para Cortar os Pulsos", homenagem a obra de Tom Waits, ao palco do famoso clube noturno Madame Satã.
          

                         Como se pode observar, Cida Moreira é mesmo uma artista com ampla penetração nas mais diversas áreas em que atua. E a voz que ela mostra no vídeo é mesmo de fazer a gente passar a noite inteira ouvindo

AS MELHORES DO FACEBOOK


                      Simples esse raciocínio, né ?  Mas muito bom. Encontrei esta postagem na página da amiga londrinense Marcia Gta.