Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de abril de 2014

Decisão paranaense começou mal

       De bom mesmo, só a presença da torcida, embora ela tenha sido menor do que o anunciado antes do jogo.  Disseram que os 30 mil ingressos estavam esgotados, mas o borderô mostrou que o público total foi de 27.977 torcedores, com 26.827 pagantes. Mesmo assim, foi um ótimo público. Gente demais para tão pouco futebol.  
        Dentro do campo, a festa do interior foi um blefe, com futebol de baixo nível e até uma certa apatia do Londrina, como disse o agora comentarista Carlos Alberto Garcia na transmissão da Globo. Melhor para o Maringá, que jogou desfalcado de Max, um de seus melhores jogadores, e conseguiu levar a decisão para a sua casa, empatando por 2 a 2 no Estádio do Café.
       Mas digo que não será surpresa se, no jogo de domingo que vem, o Tubarão for superior em campo e conquistar o título. A verdade é que são duas equipes bastante limitadas tecnicamente, que estão decidindo o campeonato porque a dupla Atletiba foi irresponsável, que em momento algum  levou a competição a sério.
 
                                                                             foto do site Redação em Campo
       A campanha do Maringá até agora foi um pouco melhor mas, no meio do certame, o representante da Cidade Canção também alternou boas e más apresentações. E o Londrina, nunca me enganou, continua sendo um time fraco, muito inferior ao do campeonato anterior, porque os melhores jogadores foram embora. Como o caso do goleiro Danilo, que fez uma falta danada no jogo desta tarde. Vitor, o seu substituto, falhou no momento mais importante. O empate veio por culpa dele, que levou um gol pra lá da linha média.
        Eu não esperava mais do Celsinho, porque estou cansado de saber que ele é um jogador medíocre. Mas esperava muito mais de Rone Dias. Estava certo de que ele poderia decidir o jogo. Entretanto, os dois se esconderam em campo e não jogaram nada.
         Nós londrinenses não aprendemos mesmo. Só porque o cara fez três gols contra a molecada do Atlético, já ficamos chamando ele de "rei Arthur". Hoje, ele deu uma boa cabeçada no lance que resultou no segundo gol. E só isso. Coitado do africano Joel, que abriu o marcador e correu barbaridade.
          Fecho esse comentário salientando que não considero o Maringá como grande favorito para ficar com o título. Leva alguma vantagem sim, por jogar em casa, mão não está com o caneco na mão. Porque domingo que vem teremos outro encontro entre a fome a vontade de comer.

                                      O BEIRA-RIO ESTÁ DE VOLTA
      Depois de muitas dificuldades, o Beira-Rio finalmente foi reinaugurado, com uma grande festa que começou ontem com shows nas proximidades do estádio, e a realização do amistoso internacional, que contou com a presença do Peñarol de Montevideu. D'Alessandro comandou a festa e fez os dois gols do Inter na vitória sobre os uruguaios. Os problemas no entorno da praça esportiva continuam existindo, bem como nas obras que Porto Alegre está fazendo para a Copa do Mundo.  Mas o Beira-Rio vai sediar cinco jogos da Copa.

Finalmente, uma grande corrida !

         Fazia muito tempo que eu não assistia a uma corrida tão emocionante como esta. O GP do Bahrein, que terminou agora há pouco em Sakhir, foi mesmo um grande show. Uma prova para reerguer a Fórmula 1.
        Lewis Hamilton ganhou de novo, com seu companheiro Nico Rosberg em segundo, apenas 1 segundo atrás. Os carros da Mercedes mostraram que estão bem melhores do que os demais, porém isso não tirou a emoção da corrida, já que Lewis e Nico brigaram até a bandeirada. Aliás os maiores "pegas" de hoje foram entre os parceiros das equipes.  Como Felipe Massa, que teve que brigar muito para impedir a ultrapassagem de Valtteri Bottas, que é o segundo piloto da Williams.

    
         Imagens lindíssimas, como na foto acima, foram uma constante na prova noturna. Mas também tivemos acidentes sérios, como a capotagem do mexicano Esteban Gutierrez, da Sauber, após um toque com o venezuelano Maldonado. Vejam abaixo, como a máquina de Gutierrez voou de cabeça pra baixo.

       
           Na classificação final, pela ordem, Hamilton em 1º, depois Rosberg, Sergio Perez, Daniel Ricciardo, Hulkenberg, Vettel, Massa, Bottas, Alonso e Kimi Raikkonen.  Acho que o GP do Bahrein vai alavancar o astral da Fórmula 1. Foi muito bom.

Por que acabar com os Estaduais ?

         Por todos os cantos do País, se percebe no ar o emocionante cheiro da emoção. São as decisões regionais, que apaixonam o povão simples, tanto no Interior como nas Capitais. Não consigo entender porque muita gente ainda defende o fim dos Campeonato Estaduais. Essa gente não deve ter alma, não deve ter coração. Seria um crime acabar com esta festa que vivemos hoje.
         Nada se iguala a rivalidade local ou regional. Tem muita mais graça ver o Londrina ganhar do Maringá, ou mesmo o Maringá derrotar o Tubarão, do que ver qualquer um dos dois vencer o Flamengo ou o Corinthians. Mesmo porque, flamenguistas e corinthianos irão embora depois da derrota , deixando maringaenses ou londrinenses sem ter em quem tirar um "sarrinho".
        É claro que, nas competições nacionais a possibilidade de se ver uma melhor técnica é nitidamente maior. Mas a emoção de um Campeonato Brasileiro nunca será maior do que a que é provocada pelos Campeonato Estaduais. É só ter um pouco mais de sensibilidade para perceber isto. 
        Acho que é mais ou menos como disseram os compositores sul-mato-grossenses Paulo Simões e  Celito Espíndola (irmão da Tetê Espíndola), numa canção que ganhou um festival da TV Morena (MS), do qual fui jurado, na década de 70. A música dizia que "só quem nasceu no Interior sente paixão igual, seja peão, seja doutor".