Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Corinthians, o medroso campeão brasileiro

               Para os torcedores corinthianos certamente foi bom. Mas para o público brasileiro de uma maneira geral, a Decisão Nacional foi um fiasco. Com um time merecedor do título, o Corinthians não precisava ser tão medroso. Jogou todo encolhido, foi dominado durante boa parte do jogo pelo Palmeiras e não merecia mesmo mais do que um zero a zero.
                Tite escalou um zagueiro a mais, o tal Wallace, que na verdade não joga nada, só dá pontapés. Acabou expulso. Como o Palmeiras também tinha um jogador inútil em campo, o chileno Valdívia, as coisas se equilibraram, mesmo porque o andino também foi exulso. E foi aí que ficou mais evidente o medo que o técnico Tite tinha de perder para o limitado adversário (11º colocado do campeonato). O treinador corinthiano tirou o atacante Willian, para colocar mais um zagueiro, o Chicão.
                              Corinthianos lotaram o Pacaembu e sofreram o jogo inteiro
       Por respeito a sua valorosa torcida ou pelo menos em homenagem a memória de Sócrates, o Corinthians tinha que ser um pouco mais corajoso. Acho que, por seu comportamento no jogo desta tarde, passou a ser o campeão mais medroso da história do Campeonato Brasileiro. Esse não é o Corinthians que eu conheço.

Vasco vice. Inter na Pré-Libertadores

              O Vasco foi muito mais valente do que o Corinthians e jogou pra ganhar contra o Flamengo. Fez 1 a 0 no primeiro tempo, gol de Diego Souza, e foi para o vestiário no intervalo, acreditando que a ajuda do Palmeiras poderia vir no segundo tempo.
               Mas no reinício do jogo, a defesa vascaína falhou e Renato Abreu empatou a partida. E o que é pior, logo depois o violento Jumar foi expulso e deixou o Alvi-negro só com dez. Ficou difícil para o time de Cristovão. Só quando Renato Abreu também foi expulso é que o Vasco voltou a  pressionar. Mas não conseguiu o gol da vitória. Foi um digno vice-campeão. Já o Flamengo, conseguiu o que queria: a classificação para a Fase de Grupos da Libertadores, como quarto colocado do Brasileirão. Vanderlei Luxemburgo salvou a sua pele. Deve ficar para 2012.

                FLU FOI O TERCEIRO
      
          Quem acabou se saindo bem foi o Fluminense, que empatou com o Botafogo, por 1 a 1, em Volta Redonda, e ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, livrando-se da Pré-Libertadores. Também vai direto para a Fase de Grupos. Fred fez mais um gol, mas Felipe Meneses empatou para o Fogão.

                 INTER EM QUINTO

             Em Porto Alegre, o Inter ganhou o Grenal por 1 a 0 e garantiu o quinto lugar no campeonato. Com isso, credenciou-se para a Pré-Libertadores, onde buscará uma vaga para a Fase de Grupos. O clássico gaúcho foi fraco, especialmente no primeiro tempo. Melhorou na fase final, quando D'Alessandro fez o gol, cobrando um penalti.
  
                  SÃO PAULO VENCEU

              Completando a última rodada, tivemos a goleada do São Paulo sobre os reservas do Santos, por
4 a 1. Lucas fez o milésimo gol do Brasileirão. Luis Fabiano (2) e Cícero marcaram os outros dois do Tricolor, com Elano descontando para o Peixe. A vitória não foi suficiente para que o São Paulo chegasse a Libertadores.

Atletico Paranaense e Ceará rebaixados

               A luta pela única vaga para escapar do rebaixamento durou menos de meia hora, pois o Cruzeiro goleou o Atletico Mineiro já no primeiro tempo e acabou com a festa, livrando-se finalmente da Segunda Divisão. Ninguém esperava que o Galo mostrasse tanta fragilidade, mas o fato é que o Cruzeiro fez 6 a 1 e poderia ter feito mais.
                Fabrício, Leandro Guerreiro, Roger, Everton, Anselmo Ramon e Wellington Paulista fizeram os gols da Raposa, com Rever descontando para o Atlético
                 Com isso, Atlético Paranaense e Ceará correram à toa nos seus jogos. O Furacão jogou com muita dignidade e tirou o Coritiba da Libertadores, marcando 1 a 0 na Arena da Baixada, com gol marcado por Guerron.
                  Já o Ceará acabou sendo derrotado pelo Bahia, em Salvador, por 2 a 1. Guilherme Camacho e Lulinha fizeram os gols baianos, e Felipe Azevedo marcou para o Ceará.
                   Os outros rebaixados, Avaí e America Mineiro, deram o seu adeus à Primeira Divisão. O Avaí empatou o clássico catarinense, com o Figueirense, por 1 a 1. Diogo Orlando para o Avaí e Heber para o Figuera foram os marcadores. Ruim para o Figueirense, que perdeu a chance de chegar a Libertadores.
                    E o America Mineiro levou uma goleada em Goiania, diante do Atlético local. O placar de 5 a 1 atesta a total desmotivação do Coelho. Felipe, Marcio, Gilson, Paulo Henrique e Anailson marcaram para o Atlético Goianense. O gol solitário do America foi marcado por Paulo Henrique (contra).
                     Desta forma, o Grupo dos quatro Rebaixados ficou assim formado: 17º-Atlético Paranense, 41 pontos. 18º- Ceará, 39. 19º- America Mineiro, 37. 20º (lanterna) - Avaí, 31 pontos.

Está chegando a hora. Por todo o Brasil


Olhem como estão as coisas lá perto do Estádio Beira Rio, a duas horas do clássico Grenal nº 389. E em todas as capitais brasileiras que viverão a decisão do Brasileirão o clima é muito parecido. Tomara que todo mundo vá com muita calma.  As fotos são da Zero Hora.

Emoções se misturam nesse dia importante

         Os corinthianos foram cedo para o Pacaembu, levando faixas e cartazes de homenagem a Sócrates, e pedindo o título brasileiro em nome do grande craque hoje falecido. E na hora da partida com o Palmeiras, toda a torcida alvi-negra promete erguer o punho direito e fazer um minuto de verdade, com silêncio absoluto. Será certamente uma das mais bonitas homenagens feitas até hoje nos estádios do País, em momentos como este.
           A presidente Dilma emitiu uma nota de pesar, destacando que "com a morte de Sócrates, o Brasil perde um dos filhos mais queridos." Ela destacou inclusive a atuação política do ex-jogador, que atuou na campanha das "Diretas Já", em 1983/4.
            Por outro lado, o corpo de Sócrates já está sendo velado no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto, onde será sepultado às 17 horas de Brasília.

Rafael Nadal garante título da Davis

               A sorte da Argentina na final da Copa Davis estava nas mãos de Juan Martin Del Potro, que até ganhou o primeiro set. Mas aí despertou o espírito guerreiro de Rafael Nadal, que virou o jogo para 3 a 1 e garantiu para a Espanha o pentacampeonato, hoje de manhã em Sevilha. Nadal completou seis anos de invencibilidade na competição. Os parciais da partida foram 1/6, 6/4, 6/1 e 7/6 (7-0).
                                          Nadal, seis anos sem perder um jogo na Copa Davis   

   A Espanha completou a final com três vitórias nas simples e uma derrota nas duplas. Os espanhois já haviam conquistado a Davis em 2000, 2004, 2008 e 2009. Já os argentinos nunca venceram a competição, mas já haviam sido vice em três oportunidades.

Volei do Brasil vai a Londres

               Acabou o sufoco. Na última rodada da Copa do Mundo disputada no Japão, o Brasil conseguiu o terceiro lugar e a consequente garantia de vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. A Seleção Brasileira venceu os japoneses por 3 a 0, com 25/21, 25/19 e 25/22, exatamente o que precisava para superar a Itália nos critérios de desempate. Os italianos haviam vencido o Iran por 3 a 1, e ficaram em quarto lugar.
                  Bernardinho e Serginho, que brigaram durante a Copa, se abraçam no fim do jogo
               Tóquio viveu a noite final da Copa do Mundo, com o ginásio Yoyogi recebendo um grande público. O ponto alto foi a decisão do título, conquistado pela Rússia que derrotou a Polônia  por três sets a dois. A classificação final: campeão - Rússia,  29 pontos. Vice - Polônia, 26. 3º - Brasil, 24. 4º - Itália, 24. 5º - Cuba, 20. 6º - Estados Unidos, 16. 7º - Argentina, 16. 8º - Sérvia, 15. 9º - Iran, 12. 10º - Japão, 8. 11º - China, 5. 12º - Egito 3 pontos.

Morre Sócrates. O Brasil se comove

            Justamente no dia em que o seu Corinthians vai disputar um título tão importante, o grande Sócrates, lider da "democracia corinthiana" nos deixou. Na terceira internação seguida, não deu pra segurar. Sócrates morreu às 4h30m desta madrugada, aos 57 anos, de infecção generalizada, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
             Todos conhecem a história do "Doutor" ou do "Magrão" como era chamado por muitos. Mas nunca é demais lembrar que ele foi um dos maiores jogadores de futebol do Brasil, ídolo corinthiano e estrela da Seleção de 82. Começou no Botafogo de Ribeirão Preto e foi levado ao Timão pelo saudoso presidente Vicente Matheus. Também jogou no Flamengo, na Fiorentina, no Santos e fez 63 partidas pela Seleção Brasileira, marcando 25 gols.
              Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira nasceu em Belém do Pará no dia 19 de fevereiro de 1954. Era médico e um apaixonado bebedor de cerveja. Seu irmão Raí, também foi um craque de bola e ajudou a Seleção Brasileira a ganhar o título mundial de 1994.
               Sócrates foi embora. Mas esse é o tipo de jogador que nunca será esquecido pelo torcedor brasileiro. Como Garrincha, sempre que se falar em lance bonito, talento genial e futebol de verdade, a gente vai lembrar o "Doutor".

Londrinense é campeão

             Pinta em Londrina uma grande promessa do tenis nacional. Fernando Schimiti Yamacita ganhou, esta semana em Florianópolis,  o título de campeão na categoria 14 anos do Mapfre Masters Juvenil de Tenis, evento que encerrou oficialmente o calendário brasileiro, com a presença dos principais nomes ao longo da temporada 2011. O evento foi realizado no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional, Floripa, Sta.Catarina.
              Na final da categoria, Fernando surpreendeu José Evaldo Neto, vencedor de três etapas do Circuito Nacional Correios Infanto Juvenil de 2011. Uma grande conquista para o tenis de Londrina. Fernando é sobrinho do amigo Emmerson Yamacita, também de muitas histórias no tenis. O abraço do Blog do Flávio Campos aos dois.