Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de novembro de 2013

Acabou o circo ! Agora só no ano que vem !



       Nem na última corrida foi diferente. A temporada 2013 de Fórmula 1 terminou com mais uma vitória do campeão Sebastian Vettel, que igualou mais dois recordes, com 9 vitórias seguidas, alcançando Alberto Ascari, e 13 vitórias num só campeonato, igualando-se a Michael Schumacher.


        Na verdade, eu esperava coisa pior. Mas até que o GP do Brasil foi bonito. Duro mesmo foi aguentar a conversa  inacabável de Galvão Bueno. Fazer o que ? De qualquer forma, tivemos situações emocionantes, como Massa se depedindo da Ferrari e Mark Webber dando adeus à Red Bull com um ótimo segundo lugar.
         Felipe Massa teve até alguns bons momentos no começo da prova mas, como sempre, acabou se atrapalhando, foi punido e perdeu as posições que havia ganho nas primeiras voltas. Terminou em sétimo lugar, dentro da média do ano.
          Sebastian Vettel, Mark Webber e Fernando Alonso formaram o podium. Button, Rosberg, Sergio Perez, Massa, Niko Hulkenberg, Lewis Hamilton e Ricciardo completraram o grupo dos 10 melhores.
           Fórmula 1 só volta em 2014. Espero que seja muito melhor, especialmente para os brasileiros, que tiveram uma temporada cheia de decepções.

      

Genoino tem que cumprir sua pena

        A situação do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) está colocando o Supremo Tribunal Federal numa situação extremamente difícil. Como criminoso condenado a 6 anos e 11 meses, por formação de quadrilha e corrupção ativa, ele tem que cumprir sua pena, como os demais condenados como participantes do Mensalão. Entretanto, por ter se submetido a uma cirurgia cardíaca em julho último, e por ser hipertenso e paciente de doença grave, crônica e agudizada, ele acabou sendo retirado da penitenciária da Papuda e levado para um hospital de Brasília. Teve alta às 6h30m da manhã de hoje e foi levado para a casa da filha, na Capital Federal, onde aguardará uma definição do presidente do STF, Joaquim Barbosa, para saber como será cumprida a pena.
        Como qualquer outro ser humano, Genoino merece esse sentimento de piedade que a sociedade brasileira está dispensando a ele. Mas, como qualquer ser humano, Genoino também tem que pagar seus crimes com a mesma sociedade brasileira, para que a Justiça não seja desmoralizada.
          Genoino, ex-guerrilheiro cearense, está com 67 anos. Ouço alguns defensores seus dizendo que "ele é um velho e merece uma consideração especial. Não pode ser jogado numa penitenciária". Sou cinco anos mais velho do que ele, mas entendo que a idade não pode determinar o perdão dos crimes cometidos por Genoino. E nem mesmo a doença serve de motivo para que ele seja perdoado. Genoino é um velho doente, mas é também um criminoso condenado pela Justiça, como tantos outros que estão há muitos anos na prisão, cumprindo com dignidade suas penas.
           Se José Genoino se livrar dos rigores da lei, estará aberto um precedente para que milhares de presidiários tenham suas situações analizadas pelos tribunais, para que também recebam as mesmas benesses. As cadeias estão cheias de velhos doentes. Vão cuidar deles também ? Terão o mesmo direito ?
      
                          
          Um outro aspecto está chamando a atenção de todos. José Genoino sempre foi um homem de aparência arrogante. Até mesmo no momento de sua prisão(foto), no último dia 15, quando fechou o punho erguido e criticou o STF.
           Mas agora, os que lutam para livrá-lo da cadeia, estão colocando Genoino como um velhinho humilde e injustiçado. Esta imagem não pode ser engolida pelo povo brasileiro. Genoino sempre foi um esperto. O que se diz, inclusive, é que, depois de ter sido preso, em 1972, durante a Ditadura Militar, ele acabou "colaborando" com o Exército.
            Um outro fato que ninguém está lembrando agora: José Genoino é irmão de José Nobre Guimarães, o deputado cearense mais votado em 2006, mas que ganhou notoriedade nacional quando um dos seus assessores, José Adalberto Vieira da Silva, foi preso em 2005, tentando embarcar de São Paulo para Fortaleza com 200 mil dólares numa mala e mais 100 mil dólares escondidos na cuéca.
             Enfim, entendo que José Genoino tem que receber uma completa assistência médica. Ninguém quer que ele morra na cadeia. Mas, como todo o condenado, terá que cumprir sua pena.
 
 
 

       
        

Pérolas que o Facebook nos traz


    Colocaram um focinho na velha Kombi, que acabou ficando com esta cara esquisita. A postagem é da amiga e sobrinha Stela Vasconcellos, lá de Bagé-RS