Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de julho de 2014

                                  Vejam o que a enchente fez com a vaca
       São Borja foi uma das cidades gaúchas mais atingidas pelas enchentes que assolam o Sul do País. E quando as águas começaram a baixar, veio a surpresa: uma vaca morta estava pendurada em cima de um poste de luz, que havia ficado sob as águas por alguns dias.  E ninguém sabe dizer de onde surgiu o animal, que pode ter vindo de longe, trazido pela água.  Os gaúchos de cerca de 150 cidades estão sofrendo com as enchentes.
 

Derrota desencadeou violência em Curitiba

        É aquilo que eu costumo dizer em tom de brincadeira: é só acontecer alguma coisa ruim no País, e logo aparece alguém pra criticar a presidente Dilma e queimar uma meia-dúzia de ônibus. É o que está acontecendo em Curitiba, desde que a Alemanha fez aquele monte de gols na Seleção Brasileira.
         Segundo um balanço divulgado pelo Centro de Controle Operacional da Urbs, entre o intervalo e o fim da partida tivemos 15 ocorrências. Os marginais saíram por aí, jogando pedras e quebrando as vidraças dos coletivos. 
           E em três casos houve tentativa de incendiar os ônibus. Como este da foto, que faz a linha Bairro Novo. Seis pessoas entraram no coletivo e botaram fogo, que só não se alastrou porque populares interferiram. Uma cobradora foi assaltada e um assaltante se queimou no fogo iniciado, tendo que ser levado ao hospital. A situação ainda é tensa na Capital


Foi Nocaute no primeiro round



      Em termos de futebol, não dá para explicar uma goleada de 7 a 1 numa semifinal de Copa do Mundo, especialmente quando o derrotado é o time da casa. Prefiro buscar a explicação em outros esportes, particularmente nas lutas de box, MMA, judô ou qualquer outra.  Até porque não vi diferença nenhuma entre esta derrota e aquela sofrida por outro brasileiro, o Anderson Silva, que não conseguiu lutar e acabou sendo mandado para o hospital, nocauteado pelo adversário norte-americano, há pouco tempo.
       Pois foi mais ou menos assim que a Seleção Brasileira sofreu esta tarde, no Mineirão, o pior revés revés da sua história. Provavelmente, está nascendo o "Mineiraço".  E é muito pior do que o famoso "Maracanaço" da Copa de 1950, quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final, por dois a um. Pior mesmo, porque desta vez nem teremos o direito de jogar no Maracanã, o maior e mais tradicional estádio do País.
(G1)
        Ouvi muita coisa hoje, correndo todas as emissoras de TV que cobriram o jogo. Alguns comentários coerentes e equilibrados. Outros saídos de bocas oportunistas, aquelas que botam as pessoas pra cima, mas na hora da derrota jogam sobre elas toda a responsabilidade.  São os mesmos que elegeram Fernando Collor e depois fizeram questão de se colocar entre os que cassaram o então presidente. Gente que pula de um lado para o outro,  só para ficar entre os que  estão com a razão.  Sei que os amigos do Blog sabem perfeitamente a quem estou me referindo.
       Nos meus quase quarenta anos de comentarista esportivo, sempre preferi alertar antes do que pisar sobre os derrotados.  Nunca fui de "chutar cachorro morto".  E não será agora que vou fazê-lo. Nesta Copa, chamei a atenção sobre o rítmo sempre preguiçoso dos treinamentos. Sobre as"frescuras exageradas", como pintura de cabelos e outras inutilidades. Sobre o desgaste sofrido pela mentalidade do técnico Felipão que, como todas as pessoas, envelheceu e perdeu a rapidez de raciocínio. E sobre a falta de qualidade de alguns jogadores, cujo maior exemplo é o centroavante Fred. Na terra dos maiores comandantes de ataque das Copas, como Romário e Ronaldo, nosso camisa 9 conseguiu sair desta Copa sob uma das maiores vaias da história.  Tudo isso foi alertado aqui no Blog. Por mim ou pelos seguidores que sempre postam comentários sob as nossas opiniões.
        Mas hoje não vou dirigir uma crítica pessoal a este ou aquele jogador ou treinador. Vou apenas, no seguimento seguinte, destacar detalhes importantes que marcaram esta trágica derrota para os alemães.
   DETALHES QUE MARCAM A TRAGÉDIA

      ***  A Alemanha cumpriu hoje a maior exibição já realizada por uma seleção estrangeira em território brasileiro. Se o Brasil jogou pouco, os alemães jogaram demais. E com "pinta" de campeões mundiais. Se jeito regula...

        ***  O detalhe impressionante é que a Seleção Alemã marcou cinco gols em apenas 18 minutos, dos 11' aos 29'. E mais impressionante ainda: quatro gols em 8 minutos. Senão vejamos:   Thomas Müller aos 11',  Klose aos 22',  Kroos aos 24' e aos 26', e Khedira aos 29 minutos, após uma verdadeira linha de passe do ataque germânico. Na maioria destes lances, houve falha da desprotegida defesa brasileira.

         ***  O Brasil nunca havia perdido para a Alemanha em jogos oficiais. Eles custaram a nos ganhar mas, quando conseguiram, nos humilharam.

          ***  Outro tabu quebrado: a Seleção Brasileira nunca havia perdido no Mineirão.

          ***  Felipão "se entregou" aos 30 minutos do primeiro tempo. Sentou no banco e raramente se levantou para andar pela área demarcada. Era a imagem da derrota.
           ***  Mas quando o jogo terminou, Felipão fez o que tinha que fazer.  Entrou no gramado para receber um por um os jogadores.  E também cumprimentou os adversários. Na África, em 2010, quando o Brasil foi eliminado pela Holanda, não havia ninguém esperando os jogadores a beira do gramado.
 
           ***  A maior vitória da Alemanha em Copa do Mundo foi em 82, no jogo com a Arábia Saudita:  8 a 0.  Chegou bem perto,  hoje no Mineirão.
 
           ***   A maior derrota da história da Seleção Brasileira ocorreu em 1920: 6 a 0 para o Uruguai.
 
            ***    Edmundo, ex-jogador da Seleção, chorou no meio do jogo e teve que interromper um comentário. No fim da partida,  criticou duramente o Felipão: "Ele desrespeitou o Brasil. Gravou 500 comerciais, ao invés de ficar preparando a Seleção"
 
           ***    Poucas vezes vi alguém ser vaiado com tanta força como Fred foi, hoje ao sair do campo. Depois, quando o telão do Mineirão mostrou ele sentado no banco, estourou outra grande vaia.
 
              ***    O jogador quando é craque de verdade é também modesto. Quando pediram para Thomas Müller explicar a goleada, ele disse: "Completamente inesperada. Ninguém esperava ganhar fácil do Brasil. Nãos sei o que aconteceu."

        Esta quem me contou foi minha filha Camila, que me ligou de Ribeirão Preto para dizer que "a Holanda já é finalista, porque os argentinos não conseguem parar de rir dos brasileiros, e não poderão jogar com os holandeses."

         Já comecei  a gostar mais do jogo de daqui a pouco.  Felipão escalou Maicon na lateral e Bernard no ataque.  Nossas chances de vitória aumentam com a entrada dos dois contra a Alemanha
       
         A amiga Linda Azevedo postou no Facebook esta foto, colhida numa das festas da Fifa Fest Fan pelo Brasil. Com bom humor,  Linda diz que "estão separando a ordem do progresso". E ela tem razão

Tinha que surgir algo para estragar

          No momento em que o mundo inteiro está elogiando a Copa realizada no Brasil, tinha que surgir alguma coisa ruim pra estragar o clima. Justamente agora, quando até as ridículas manifestações fora de hora perderam sua força, vencidas pelo verdadeiro sentimento popular de paixão pelas coisas boas que acontecem aqui, tinha que "pintar" um fato lamentável para manchar a imagem da festa.  E aí está o escândalo dos ingressos.
          Apareceu uma tal de "Match Hospitality Serviços", supostamente uma empresa ligada ou contratada pela Fifa justamente para, entre outras coisas, moralizar a distribuição de ingressos dos jogos que, diga-se de passagem, sempre esteve envolvida em corrupção, em Copas anteriores. Vi cada coisa lá na França em 98, de arrepiar.
            A história ainda é confusa, não está devidamente esclarecida. Mas já prenderam um diretor da tal "Match" e parece que tem muita "gente importante" aqui do Brasil metida nos negócios ilegais de ingressos. E um dos acionistas da empresa é Phillipe Blatter, sobrinho do presidente da Fifa. Dizem que os negócios da empresa, só nesta edição da Copa, passam dos 300 milhões de dólares.
 
      VOCÊS PENSAM QUE É SÓ AQUI NO BRASIL QUE TEM LADRÕES POR TODO LADO  ?

       Está cheirando coisa ruim. Mas me recuso a acreditar que Felipão vai colocar mais um volante no lugar do Neymar. Nós, gaúchos, sempre fomos valentes e altaneiros. Faz parte da nossa raça. "Não faça isso, Gaúcho Velho !"
           O Neymar de hoje no Mineirão será esse aí