Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de março de 2015


   CLÁSSICO DO CAFÉ  VALE
     VAGA NAS SEMIFINAIS


       Londrina e Maringá vão se pegar no mata-mata que dará sequência ao Campeonato Paranaense, já pelas Quartas-de-Final da competição. Primeiro jogo aqui em Londrina e decisão no Estádio Willie Davids, na Cidade Canção.
         E quem vencer esta disputa estará classificado para enfrentar nas Semifinais o vencedor do confronto Coritiba x Cascavel.   
          Na outra perna das Quartas, teremos Paraná x Operário (segundo jogo em Ponta Grossa) e Foz do Iguaçu x J.Malucelli, com a partida decisiva na Capital.


 Enquanto isto,  o Atlético do Petraglia, que pensa que é  muito esperto, vai ficar chupando o dedo  e jogando só com os piores do certame.

                    Arthur marca e o Tubarão vence



      Acabou o duplo "jejum" do Londrina no Campeonato Paranaense.  O Tubarão fez 1 a 0 no Estádio do Café, classificou-se em quinto lugar para o mata-mata e empurrou o Atlético Paranaense para o "Torneio da Morte" que apontará os dois rebaixados do futebol estadual.

        Mas o jogo desta tarde no Estádio do Café foi mais uma vez "ruim de doer". O gol do alivio veio aos 12 minutos do segundo tempo, quando o fraquíssimo time atleticano permitiu que Arthur recebesse a bola completamente livre pela direita, para tocar na saída do goleiro Weverton e amenizar a mais séria crise técnica vivida pelo Londrina nos últimos tempos.

         Resta saber se conseguindo ganhar um jogo, o Tubarão volta  a praticar um futebol de melhor qualidade, para tentar eliminar o Maringá na disputa eliminatória que vem a seguir.

  Coritiba garantiu o primeiro lugar    

                                                 
                                                                                         foto - Gazeta do Povo
        Na Capital, com o estádio da Vila Capanema vazio, por questões judiciais, tivemos um clássico frio e sem gols. O Coritiba segurou um zero a zero com o Paraná Clube fechou a primeira etapa do Campeonato Paranaense em primeiro lugar, obtendo o direito de enfrentar o oitavo e último classificado, o Cascavel, no mata-mata que vem aí.
                                           
                                     -0-0-0-0-0-

       O vexame da rodada foi o público que pagou ingresso para ver o empate do Nacional com o Prudentópolis, por 2 a 2, no encontro dos dois piores times desta fase do Paranaense. Só 26 torcedores pagantes, viram Tcharlles e Vieira marcarem para o time da casa e Lucas e Wellington empatarem para o "lanterna" do campeonato. Que coisa horrorosa, hein ?

                                         -0-0-0-0-0-

              No outro jogo desta rodada final da 1ª Fase do Paranaense, em Ponta Grossa, o Operário local ganhou do Rio Branco, por 3 a 1, garantindo o terceiro lugar na classificação. O Rio Branco vai mesmo para o Torneio da Morte.
                Junior Goiano abriu o placar para os parnanguaras, mas o Operário virou com três gols de Douglas.

            Um empate bom demais
          para Foz e Cascavel


       É bem capaz de surgir alguém pra desconfiar que os dois clubes combinaram esse empate. Eu não acredito, mas tenho que admitir que o resultado de 2 a 2 no Estádio ABC foi muito conveniente para Foz do Iguaçu e Cascavel.
        Na verdade, com a derrota do Atlético em Londrina, o Cascavel se classificaria mesmo que fosse derrotado. Mas o empate deixou o Foz em sétimo e o Cascavel em oitavo, garantindo a participação dos dois times da região no mata-mata que virá agora.  Quirino e Renatinho para o Foz e Tony e Marcelo Kilder para a Cobra foram os artilheiros do jogo.

                                                   
                                               -o-o-o-o-o-o-o-


 
        E quem confirmou a sua boa fase foi o Maringá, que recebeu o J.Malucelli e ganhou por 2 a 1 (foto), com gols de Alex Santos e Gabriel Barcos, descontando Getterson para o Jotinha. Com a vitória, a "Zebra Maringaense" garantiu o quarto lugar e o direito de decidir em casa a vaga do mata-mata que sustentará agora com o Londrina.

  SELEÇÃO HOJE FOI MAL,
MAS GANHOU OUTRA VEZ
                 
                            Será que Dunga ganhou quando quis ?



         Esta foi a impressão que o resultado da partida terminada agora há pouco causou em muita gente. E foi mesmo o que pareceu, porque Dunga escalou a Seleção Brasileira com seis mudanças, em relação à boa vitória sobre a França no meia da semana.  O time não jogou nada até os 15 minutos do segundo tempo, cometendo muitas faltas e não disparando nenhum chute  contra o gol do Chile.


         Até então, os chilenos tinham 63% de posse de bola, contra 37 dos brasileiros. E o craque da partida era o andino Alexis Sanchez. Mas aí, Dunga colocou Robinho, Elias, Roberto Firmino e Willian em campo. O jogo mudou totalmente e, aos 27 minutos, Firmino marcou um lindo gol, aproveitando um lançamento maravilhoso de Danilo. Brasil 1 x Chile 0.

           É claro que foi muito bom ver o Brasil ganhar de novo conquistando seu oitavo triunfo em oito jogos. E também entendo que era necessário testar alguns jogadores, com vistas a convocação para a Copa América.  Mas com futebol não se brinca. Prefiro que o time primeiro resolva o jogo, para que depois sejam feitas as experiências necessárias.

O que houve com Gusttavo Lima ?



              O cantor Gusttavo Lima está internado no Hospital Israelita Albert Eisntein, em São Paulo. Ele passou mal ontem à noite, depois de um show no Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista. Reclamava de fortes dores abdominais e acusava náuseas e vômito.
               O boletim do hospital, apenas informa que Nivaldo Batista Lima (nome real de Gusttavo) foi internado às 4h45m da madrugada, e que ele segue internado em apartamento comum, sem qualquer previsão de alta. O show que ele faria em Juazeiro, no Ceará foi cancelado.
   O CAMPEÃO VOLTOU



                          Acabou a "farra" da Mercedes. Sebastian Vettel e a Ferrari derrubaram a Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, nesta madrugada em Kuala Lumpur, e ganharam o GP da Malásia, segunda prova do Mundial de Fórmula 1 de 2015.
                           Já se percebia que a Ferrari finalmente estava reagindo, mas acho que a vitória logo na segunda corrida foi surpreendente. Entretanto, como quem foi rei sempre será majestade,  o alemão Vettel mostrou que continua sendo um grande piloto,  superando Hamilton na pista, durante a 24ª volta. Depois, foi só controlar  a corrida e fazer as pazes com a vitória tão sonhada pelos ferraristas. Lewis Hamilton estava profundamente decepcionado no final.


                          O podium acabou sendo formado por Vettel (1º), Hamilton (2º) e Nico Rosberg (3º), e o melhor brasileiro foi mesmo Felipe Massa, que largou em sétimo e chegou em sexto. Mas Felipe Nasr também não decepcionou por completo, pois começou a prova em 16º e conseguiu ser o 12º, mesmo tendo tocado em Kimi Raikkonen, o que determinou a troca da asa dianteira de seu carro.
                          Após as duas primeiras provas, o líder do Mundial é Hamilton(Mercedes), com 43 pontos, seguido por Vettel (Ferrari), com 40.  Seguem-se Rosberg (33), Massa (20), Raikkonen (12) e Felipe Nasr, com 10 pontos.

          Sou apaixonado pela canção que abre esta postagem. "AHIÊ" não é nada. Pode ser o lugar onde eu moro,  pode ser o meu jeito de chamar alguém. E pode ser como eu chamo o meu amor. Enfim, pode ser o que eu quiser que seja. Lindo isso, não ?         Curta que gracinha de canção
                                                      
                                      J O Ã O    D O N A T O
         Não consigo encontrar outro músico que me fascine tanto quanto esse acreano iluminado

                                                         

 
 
Me arrepia pensar que João Donato de Oliveira Neto já está com 80 anos de idade. Não gostaria de um dia ter que abrir mão da sua companhia. Ouço sempre os seus discos.  Um pianista fantástico, acordeonista, arranjador, compositor e que ainda canta com sua voz curta e simples, mas extremamente afinada.
 
O mais curioso é que, embora tenha sido amigo chegado dos maiores expoentes da Bossa Nova, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Johnny Alff,  Donato nunca se enquadrou como uma bossanovista, mas sim como um músico muito criativo que viveu toda a sua vida preocupado em promover fusões musicais de jazz com música latina.
 

Nascido em Rio Branco, no Acre, filho de um major da aeronáutica, João já tocava acordeon aos cinco anos de idade. A família era cheia de músicos. O pai tocava bandolim, a mãe cantava, a irmã mais velha só pensava em ser concertista de piano. E o caçula Lysias pendeu para as letras e se tornou o principal parceiro de Donato nas composições.
 

Atrás das imaginadas fusões musicais, João Donato correu praticamente o mundo inteiro.Morou no Rio, onde aos 17 anos era o namorado de Dolores Duran, que já tinha 21. Deixou dela para ir morar no México, sempre atrás de sua paixão maior, a fusão musical.  Morou também em São Paulo, mas não parava em lugar nenhum. Seis semanas em Nevada, no Cassino Lake Tahoe. E um giro pela Europa inteira, acompanhando João Gilberto.
A prioridade de João Donato sempre foi a música instrumental, na qual deitava e rolava no seu piano. Suas composições eram só musicais.  Foi o saudoso cantor Agostinho dos Santos que um dia conseguiu convencê-lo a colocar letras nas suas canções. E foi a partir daí que João passou a ter parceiros como Gil, Martinho, Chico Buarque, Caetano, Cazuza, Arnaldo Antunes, Aldir Blanc, Paulo Cesar Pinheiro, Marcos Valle, Gutemberg Guarabyra e um monte de outros.
 
Impossível citar aqui todas as canções que João Donato fez. A minha sugestão é para que o amigo procure uma coletânea da obra que este homem já fez e continua fazendo. Mas se apresse. Afinal ele já passou dos oitenta, e nunca se sabe. Peço a Deus que ele fique pelo menos até os cem anos, fazendo a nossa música mais feliz. E tocando e comandando a sua banda,  como nesta música que fecha a nossa postagem:  'NASCI PARA BAILAR"
 
 
 
 
 
 
 
   É o que digo sempre aqui  no Blog. Na página da amiga cearense Rosani Maia sempre tem boas postagens. Vejam esta aí