Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

GOL NO FIM, NA MARRA. 
                    ESTA VITÓRIA CAIU DO CÉU !

         Todos os elogios que fiz ao Londrina, depois do empate com o Coritiba, quinta-feira na Capital, sou obrigado a retirar agora, depois desta imerecida vitória , em Arapongas.  O time desta vez não jogou nada contra o Cascavel que, na verdade, merecia ter levado os três pontos, já que esteve sempre mais perto de ganhar o jogo. Até pênalti perdeu a equipe do Oeste, que acabou sendo castigada aos 47 minutos do segundo tempo, perdendo por 1 a 0. 
 
         O Londrina fez tudo errado, a partir da escalação. Abandonou a tática de jogar com três atacantes, como fizera até fora de casa. E se perdeu em campo, sendo muitas vezes envolvido pelo modesto time do Cascavel que, só com Léo Maringá (o melhor em campo), controlou a partida.
 
                Na verdade já deu pra ver que o  Tubarão continuará sendo o time irregular que foi no ano passado. Menos mal que continua com a mesma sorte de 2015. O Cascavel chutou um pênalti na trave (cobrado por Léo Maringá) e o Alviceleste literalmente achou o gol salvador, marcado pelo zagueiro Silvio, nos acréscimos.
   Coritiba não tem
um bom time mesmo


                                                                             foto - Gazeta do Povo

                 Confirmei a minha opinião sobre o Coritiba, que transcrevi aqui no Blog, depois daquele  empate com o Londrina. Sob o comando do fraquíssimo Gilson Kleina, o Coxa não tem mesmo um bom time. Hoje perdeu para o Toledo, que ainda não havia ganho de ninguém, por 3 a 2 .
 
                  O destaque do jogo foi o primeiro gol do jogo, marcado de bicicleta por Rafael Bastos, jogador do Londrina emprestado ao Toledo. Em casa, o time do Interior chegou a fazer 2 a 0, com Murilo cobrando falta, mas o Coxa reagiu e empatou, através de Kleber e Evandro. Porém, aos 47', Juninho cometeu pênalti e Murilo converteu, garantindo a vitória do Toledo.
 
       PSTC GOLEOU
 
                   Quem desencabulou no Campeonato Paranaense foi o PSTC que, jogando no seu reduto, em Cornélio Procópio, meteu 3 a 0 no Foz. Caxambu, Jenison e Rodolfo marcaram os gols do jogo, que teve renda de R$ 16.830 para 913 pagantes.
 
                    E no outro jogo disputado a tarde, Operário e Maringá ficaram no zero a zero,  com uma arrecadação de R$ 61.630. O público pagante foi de 2.718 torcedores.

   Léo falou demais
    e foi castigado


    Gosto muito do futebol de Léo Maringá, mas não gosto de ouvir um jogador dizer que se fizer um gol contra seu ex-clube não vai comemorar. Foi o Léo disse. O castigo veio logo, pois ele perdeu o pênalti que poderia ter decidido a partida e viu seu time sair de campo injustamente derrotado ! 
Sem essa de "cansaço" !


             Não me venham com a conversa fiada de que Londrina e Coritiba não jogaram nada hoje, porque haviam corrido demais no jogo entre os dois, na quinta-feira. Os grandes times do mundo, como Barcelona, Real Madri e Bayern,  jogam três vezes por semana e não andam por aí reclamando de cansaço.
 "Zika" não é um problema só 
   nosso, mas do mundo inteiro

  (Vejam o quadro que nos mostra o site g1.globo)


                         A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou hoje um relatório atualizado sobre a situação de disseminação do vírus da zika pelo mundo e já confirma casos de transmissão local do patógeno em 34 países, 27 dos quais na América Latina e Caribe.
 
                        Já há seis nações-ilha fora do Caribe com transmissão autóctone (exportado de um país para outro).  São quatro no Pacífico, uma no Índico e uma no Atlântico. A Tailândia, onde o governo só relatava casos importados, já possui casos de contaminação interna.
  
                       Além das áreas com transmissão do zika via mosquito confirmada, há seis países onde existe suspeita de circulação do vírus: Malásia, Filipinas, Camboja Indonésia, Fiji e Gabão.
 
                      Cinco arquipélagos do Pacífico que relataram casos de zika entre 2007 e 2014 conseguiram controlar os surtos, antes de a Pandemia ter explodido na América Latina, afirma a OMS. Essas nações, porém, estão em meio a outras que tem registrados casos na epidemia atual.
 
                   A OMS não está divulgando casos de zika não autóctones. Autoridades regionais, porém, já confirmam casos de passageiros infectados com zika desembarcando em pelo menos 15 países de clima temperado, dez deles na Europa.
 
                     Nos Estados Unidos, só há casos importados, mas a OMS ainda investiga se uma suspeita de transmissão do vírus por sexo realmente ocorreu dessa forma.
 
                     Ao todo, há 46 países que registraram pelo menos um caso de infecção pelo vírus desde 2007.

O FUTSAL QUE  OS EUROPEUS
    ESTÃO JOGANDO POR LÁ




                      A Espanha aumentou neste sábado a sua hegemonia continental, ao conquistar o sétimo título em 10 edições do Campeonato Europeu de Futsal, com uma goleada de 7 a 3 frente à Rússia, o resultado mais amplo na história de finais na Europa. Vi pela televisão e não achei muita graça.
 
                      Pra começar, a quadra com piso preto (ou grafite) já deixa o ambiente meio sinistro. Dirigido por  José Venancio López, o time espanhol foi foi bem mais consistente, errando menos do que a equipe russa, comandada por Sergei Skorovich que, em vários momentos, mostrou uma ingenuidade, especialmente em termos defensivos.
 
                        Os espanhóis já venciam por 4 a 1, ao final do primeiro tempo. O goleiro brasileiro Gustavo não conseguiu salvar a Rússia. E na etapa final, a Espanha chegou aos 7 a 2, sofrendo o terceiro gol no finzinho, no único lance que me chamou a atenção. Foi um gol de calcanhar, marcado pelo russo Milogarov.
 
    Na decisão do terceiro lugar, o Cazaquistão surpreendeu a Sérvia e venceu por 5 a 2.
Agora é pra acabar !




                  Pelo calendário, o Carnavel 2016 terminou na quarta-feira, mas os foliões continuam até agora nas ruas de grandes cidades brasileiras. Neste instante (meio-dia) mais de 350 mil pessoas estão no centro do Rio, curtindo o já tradicional "Monobloco".  Acho que, depois desta, a farra acaba mesmo !
 
Beijo pra valer !



                                                                  
Será que vai virar moda beijar nos programas da Globo? André Marques tascou um beijo em uma convidada no palco do "Amor e Sexo" na estreia da temporada 2016 e, neste sábado, Rodrigo Sant'Anna beijou uma fã no "Altas Horas".
O humorista comentou no programa sobre seu novo filme, "Um suburbano sortudo", e disse que gosta de beijar a boca dos figurantes: "Eu beijo muito a figuração, pego em um momento desprevenido."
 
Aproveitando o tema, Rodrigo Sant'Anna não se acanhou e deu um beijo em uma fã no centro do palco, após receber elogios da jovem. E pelo visto, o beijo nem foi técnico. "Ela botou a língua, mas eu deixei", brincou o ator.
Rodrigo disse ainda que fica mais sem graça ao ter que beijar uma atriz do que em beijar pessoas desconhecidas. “Eu beijei Carol Castro no cinema e fiquei superconstrangido, mas aqui não tenho vergonha, porque sei que ela está ali refém daquela situação”.
Sem um time bom, sem dinheiro,
e sem patrocínio. Mas ganhando




                   O futebol é caprichoso mesmo. Assisti a outro jogo do Botafogo, ontem pelo Campeonato Carioca. O Fogão venceu o Resende, apertado de novo, por um magro 1 a 0. Gol de Luis Henrique, logo no começo. E com isso continua líder do Grupo B, agora com 12 pontos, quatro vitórias em quatro jogos.

                  Mas o Alvinegro continua "abandonado". Ontem, só haviam 3.178 pessoas em Volta Redonda pra ver o jogo. E a estrela continua solitária na camisa, sem nenhuma publicidade. Só restou a sorte, porque a trave salvou duas vezes o time dirigido por Ricardo Gomes.

                     
  Foi um mau negócio
para os araponguenses



            Vamos ser sinceros, o pessoal de Cornélio Procópio foi bem mais esperto do que o de Arapongas. Os procopenses adotaram o PSTC e vão assistir a um número maior de jogos: cinco contra três. E verão de perto o Coritiba e o líder Paraná Clube.
 
             Já os araponguenses gastaram um bom dinheiro pra colocar o Estádio dos Pássaros em condições e, ao que tudo indica, não terão a chance de ver o Londrina enfrentando nenhum integrante do Trio de Ferro. Assistirão apenas jogos do Tubarão contra adversários fracos.
 
            Acho até que o Londrina poderia oferecer a oportunidade para que o Paraná Clube jogue lá, na semana que vem, pela sexta rodada. Seria o pagamento pela gentileza. Mesmo porque, "dor de barriga não dá uma vez só".  E o Tubarão poderá precisar novamente de Arapongas, numa possível interdição ou perda de mando. Estas coisas são sempre possíveis.
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Maria Inês Lins, de Florianópolis (SC) aparece hoje neste espaço com uma linda mensagem que postou em sua página no Facebook