Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

LIGA MUNDIAL DE VÔLEI
A complicada vitória
 na estreia brasileira



              Foi com grande dificuldade que o Brasil estreou ganhando na Liga Mundial de Volei Masculino, nesta sexta-feira no Mineirinho, em Belo Horizonte. Vitória no tie-break sobre a Sérvia. E de virada. Vejam os parciais: 24/26, 25/17, 25/22, 26/28 e 15/11.

              Sem o técnico Bernardinho e o 'capitão' Murilo, suspensos, a Seleção Brasileira se mostrou bastante irregular e ficou na mão do oposto Leandro Vissotto, que anotou 16 pontos e foi decisivo. A partida marcou a volta do líbero Serginho, após três anos de ausência da equipe nacional. Ele teve boa atuação.

            Pra falar a verdade, não senti firmeza nesta Seleção Brasileira, ficando a esperança de que ela cresça com o andamento do torneio.

América do Sul segue com 4 vagas


        Em meio as turbulências que atingiram o Congresso da Fifa, nesta sexta-feira em Zurique,  a América do Sul manteve as quatro vagas diretas para a Copa 2018 na Rússia, e mais uma vaga na repescagem para o certame, o que poderá representar uma quinta vaga na competição. Temia-se que viessem a ocorrer mudanças na distribuição das vagas.

O alvo seria a Rússia


        E por falar em Mundial da Rússia, o presidente Vladimir Putin disse que "todo esse reboliço promovido nos últimos dias na Fifa, pelos Estados Unidos, tinha como objetivo desestabilizar o futebol e impedir a realização do Mundial 2018 na Rússia."
 
         Na verdade, muita gente ainda não entendeu direito a razão desse empenho todo dos norte-americanos no sentido de acabar com a corrupção no futebol. "É mais uma intromissão dos Estados Unidos em assuntos de outros países" - garante Vladimir Putin.

    Morre de repente, durante um voo
    o presidente da American Express



                    Rico ou pobre. Fraco ou poderoso. Pra morrer basta estar vivio.  Voltando de uma viagem de negócios para Nova York, morreu nesta sexta-feira, durante voo, o presidente da poderosa American Express, de 55 anos. O avião corporativo teve que fazer um pouso de emergência.

                   Ed Gilligan (à direita na foto) não apresentava maiores problemas de saúde. O executivo começou a trabalhar da American Express há 35 anos, como estagiário, e se tornou presidente da famosa companhia de cartões de crédito em 2013. Gilligan deixa mulher e quatro filhos

              
  
SERÁ QUE COMPRARAM O PRÍNCIPE ?  
      (   Joseph Blatter fica mais quatro anos mandando no futebol  )


              O príncipe jordaniano estava até dando trabalho. Levou a decisão "para os pênaltis (2º turno). O primeiro turno marcou 133 a 73.  Mas de repente, o homem pegou o microfone e anunciou sua desistência.  Será que ele queria só aparecer um pouco para o mundo inteiro ?
                          Acho que para os europeus, que romperam publicamente com Blatter e lhe deram o voto, a desistência pegou mal. Mas sabe lá o que rolou nos bastidores. Blatter saiu do Congresso feliz: "Nós não precisamos de revoluções, mas sempre precisamos de evoluções no nosso trabalho" - disse ele à imprensa.

                           Mas, pelo menos, achei que o presidente passou o dia abatido, se sentindo pressionado. Por fim, deve ter concluido que "não está com essa bola toda".   Não caiu hoje, mas acho que depois disso tudo a sua queda está próxima. O mundo inteiro não aguenta mais olhar pra sua cara.

Jornal Blitz, cada vez melhor


                 Recebi hoje com muita alegria a 24ª edição do "Jornal Blitz". É nítida a evolução desta publicação londrinense. Para constatar isso é só abrir as edições anteriores e a que está chegando agora, com ótimas reportagens nos mais variados setores, como esportes, bem estar, cultura e negócios. 
                 O editorial sobre "o pôr do sol" é lindo. Volto a cumprimentar o diretor de comunicação Fábio Moraes e especialmente  todo o pessoal responsável pela edição. Um trabalho de "primeira".

   Celsinho "Valdívia"
   de novo machucado




                É o chileno Valdívia no Palmeiras e o Celsinho no Londrina. Joga um pouquinho e para pra descansar. Quando não está suspenso, está machucado.  Um jogador problema. O meia do Tubarão não está treinando e deve ficar de fora do time outra vez, agora contra o Juventude de Caxias do Sul, domingo às 15 horas no Estádio do Café.

               Os portões do Café estarão mais uma vez fechados, e a diretoria do Londrina repetirá a inteligente iniciativa de colocar telões do lado de fora do estádio, para que os torcedores possam acompanhar a partida.

Os reforços da Unifil


             A Unifil  de Londrina apresentou oficialmente quatro reforços para o seu time de futsal, que está  fazendo uma campanha ruim na Série Prata do Campeonato Paranaense. O objetivo é reagir no segundo turno, para tentar entrar na briga por vaga no quadrangular.

             Chegaram Kumano, Carrapicho, Soró e o conhecido Arrepio (foto),  37 anos, que foi formado em Londrina, mas "rodou" pela Europa, jogando na Itália e na Bélgica. Voltou no ano passado, e fez 15 gols pelo Cascavel na Série Ouro. Deve contribuir para o crescimento de produção.
              A Unifil estréia amanhã no returno, em casa contra Siqueira Campos. Está passando da hora desse time que representa Londrina crescer no campeonato.

    COPA LIBERTADORES
    Cai também o campeão argentino !

                    Na quarta-feira caiu o Cruzeiro, campeão brasileiro. E ontem foi a vez do Racing, campeão platino, perder a classificação em casa
 
 
                            Na Libertadores não tem moleza não. Nem para os campeões nacionais. E ontem tivemos uma nova surpresa, com a eliminação do Racing Club de Avellaneda pelo Club Guarani do Paraguai, em pleno Estádio Presidente Peron (El Cilindro), no empate de 0 a 0. Como os paraguaios haviam vencido o primeiro jogo (1 a 0, ficaram com a vaga para enfrentar o River Plate nas semifinais, em julho, após a Copa América.
 
Mas é justo que se diga que a desclassificação do campeão argentino não foi tão humilhante como a do Cruzeiro, no dia anterior. O Racing brigou até o último minuto, tentando o gol que levaria a definição aos pênaltis. E também é preciso ressaltar que jogou todo o segundo tempo só com dez jogadores, porque o goleiro Saja foi expulso no último lance da fase inicial.
 
 
A expulsão ocorreu aos 45 minutos, quando Sebastian Saja cometeu um pênalti para evitar o gol do Guarani. Ele foi expulso e entrou o reserva Ibáñez, que defendeu sensacionalmente o pênalti e manteve vivas as esperanças de vitória dos platinos. Mas o Guarani repetiu o que havia feito quando eliminou o Corinthians, marcando muito bem a segurando o empate. É a grande sensação da Copa esse Club Guarani, que tem 111 anos de existência e é o segundo time mais velho do Paraguai.
 
O curioso é que no ano passado a "sensação" também veio do Paraguai, pois o Nacional chegou a final da Libertadores. Isso pode ser considerado um indício de que o futebol paraguaio também está em crescimento, como vem ocorrendo com os outros países sul-americanos.
 
 
 

     COPA LIBERTADORES (2)
      Os artilheiros e as semifinais

                A Libertadores fica interrompida agora por cerca de 50 dias, por causa da Copa América. As semifinais somente serão disputadas nos dias 15 e 22 de julho.  O Internacional recebe o Tigres no dia 15 e depois vai decidir a vaga para a Final lá no México, no dia 22.  E na outra "perna" quem decidirá em casa será o Guarani, que virá primeiro a Argentina para enfrentar o River Plate no Monumental de Nuñez.
                Não me agrada esta paralização, que certamente vai quebrar o ritmo da competição. A Libertadores está embalada neste momento, mas vai perder boa parte deste embalo.

                Gustavo Bou x Federico Santander

                  Com a classificação de Inter, Tigres, River Plate e Guarani, parece que apenas o atacante paraguaio Federico Santander continua com chances de roubar a artilharia do argentino Gustavo Bou, que lidera com 8 gols marcados mas não jogará mais, porque o Racing foi eliminado. Santander tem 6 gols, porém jogará no mínimo mais duas partidas.
                    Os brasileiros que mais gols marcaram até aqui nesta Libertadores foram Valdívia (Inter), Leandro Damião (Cruzeiro) e Elias (Corinthians) , com 4 gols cada. Só Valdívia ainda poderá marcar novos gols.



                        
      O maior puxador de samba enredo das Escolas cariocas e uma voz como poucas (bem poucas) . Sempre é tempo de homenagear

                                                          J A M E L A O

                         

                           Já se passaram sete anos, desde que Jamelão nos deixou, mas sua voz continua viva na memória de todos os que acompanharam sua trajetória brilhante. O maior puxador de samba que a Mangueira e o Carnaval Carioca já tiveram, foi também o intérprete favorito do grande compositor  Lupicínio Rodrigues, como se pode ver no vídeo que abre esta postagem, com apresentação de Osvaldo Sargentelli. E se o amigo desejar, na sequência do mesmo vídeo poderá ouvir o disco completo de Jamelão cantando Lupi.


                              José Bispo Clementino dos Santos era o nome completo do carioca Jamelão, que nasceu no bairro de São Crisovão, cresceu no Engenho Novo e morreu aos 95 anos, sempre apaixonado pela sua Mangueira.

                             Jamelão teve infância difícil, com pais separados e um começo de trabalho bem cedo, para ajudar no sustento da família. Mas,um dia, ele foi levado por um amigo para conhecer a Estação Primeira de Mangueira e se apaixonou por ela. Começou a participar ainda jovem, tocando tamborim na bateria da Escola, e depois acabou se tornando um dos seus principais intérpretes.
                              Passou do tamborim para o cavaquinho e depois conseguiu trabalho no rádio e em boates. Foi "corista" de Francisco Alves, famoso cantor da época e, em certa noite, assumiu o lugar de Chico Viola para cantar uma música de Herivelto Martins.


                       






     
Mas a consagração veio mesmo como cantor de samba, primeiro na Odeon, em seguida na Philips e mais tarde na Continental, onde gravou a maioria dos seus álbuns para a RGE e posteriormente para a Som Livre.
                                
                             Entre seus grandes sucessos estão estão "Folha Morta" (Ary Barroso), "Leviana" (Zé Kéti), "Matriz ou Filial" (Lúcio Cardim),  "Fechei a Porta" (Sebastião Motta/Ferreira dos Santos) e mais "Não põe a mão", "Eu agora sou feliz",  Quem samba fica", "Exaltação a Mangueira"           e tantos outros. Mas o que eu gostava mesmo era de ouvir Jamelão  cantando as canções de Lupicínio Rodrigues.





                           
   Começou a interpretar os sambas da Mangueira bem 1949, e em 52 sucedeu Xangô da Mangueira, que até então era o principal puxador da escola. E Jamelão ficou no posto até 2006, quando sofreu dois enfartes.  Diabético e hipertenso, teve a saúde complicada, vindo a falecer no dia 14 de junho de 2008, aos 95 anos.
                  

                        A música que mais me emociona na voz de Jamelão, é de Lupicínio Rodrigues, claro:  "Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá embora / Vai me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora  ..."

AS MELHORES DO FACEBOOK

                 A historinha não é nova, mas é linda, E a postagem também foi feita por uma mulher linda, a londrinense Darcy Vargas