Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Fred está com medo. Blatter também

        Parece que todo o mundo está começando a ficar com medo do povo brasileiro. Hoje, o centroavante Fred concedeu uma entrevista, na qual se declarou preocupado com os protestos que estão programados para amanhã, antes do jogo Brasil x Uruguai.  O jogador é mineiro, e fez um apelo para que os torcedores "se unam com a Seleção, para que a gente possa dar esta alegria ao País."
         As declarações de Fred mostram que a onda de manifestações está deixando os jogadores da Seleção bastante tensos, o que poderá beneficiar seus adversários nos próximos jogos.

                                             Os protestos em BH tem sido dos mais violentos
         Por outro lado, a Fifa cancelou a segunda edição do evento "Football for Hope", que estava marcado para amanhã na Prefeitura de Belo Horizonte, com a presença de convidados do Brasil e do Exterior. Tudo porque está programada para amanhã uma extensa programação de protestos.
         Com o cancelamento, Joseph Blatter chegará a Belo Horizonte e do aeroporto irá direto para o Mineirão, onde assitirá Brasil x Uruguai, protegido por um grande esquema de segurança.

Placar no Estádio do Café

         Foi só surgir a notícia de que a Viação Garcia quer instalar no Estádio do Café um placar eletrônico, para que voltassem as cobranças no sentido de que o gramado seja totalmente reformado.  Acho muito bom ver uma empresa da cidade interessada em fornecer uma melhoria para a nossa maior praça esportiva. A iniciativa da Viação Garcia merece aplausos. Mas também penso que o mais importante para o momento seria arrancar todo o gramado e fazer um novo. É vergonhoso para Londrina ter um campo de futebol naquelas condições.
          Um amigo me perguntou: "por que a Viação Garcia não reforma o gramado e deixa o placar para o futuro ? Acho que ficaria muito mais barato"  Mas a resposta me parece fácil: é que no placar estará estampado o nome da empresa, enquanto na grama não dá pra escrever nada. Poucos ficariam sabendo que foi a Viação Garcia que reformou o campo. E acho até que a empresa tem razão.

 
         O que se comenta é que a Garcia pretende instalar um placar de última geração, que poderá ser utilizado de várias maneiras. Teríamos até replays de lances e imagens da torcida. Seria um placar similar ao que está instalado na Arena Castelão, em Fortaleza (foto). 
          Na verdade, nossa Londrina sempre teve mania de grandeza. Mas para algumas coisas, como o caso do gramado, pensa muito pequeno. Mudou o estilo de gestão da cidade, mas parece que as coisas continuam sendo com o sempre foram.

Guergoletto sugere voto distrital

      No momento em que tanto se fala em corrupção e na necessidade de uma reforma política, recebo um oportuno e-mail do bom amigo Célio Guergoletto, que está acompanhando toda esta movimentação nas ruas do País. Ele acha que tudo isso "está sendo muito bom para o Brasil, exceptuando-se apenas o vandalismo e a bandidagem que em ocasiões como esta sempre se infiltram".
       E Célio deixa uma sugestão que poderá mudar muita coisa no País: o voto distrital. Ele acha que esse sistema aumenta muito a responsabilidade de um político, pois seus eleitores conhecem sua família, sua profissão, enfim toda a sua vida.
       Fica aí a opinião de um ex-vereador e político atuante. Quem sabe não seria um jeito diminuir a corrupção ?

Porto Alegre teve uma noite de terror

                    Horas antes do protesto, jovens com rostos cobertos, vestindo bermudão e portando mochilas nas costas, encontraram-se na calçada de prédios ao redor da Prefeitura de Porto Alegre. Ali, enquanto um cigarro de maconha e litros de vinho passavam de mão em mão, os adolescentes conversavam sobre como iriam agir durante o protesto. Não carregavam nenhum símbolo de movimento social em suas vestes. Na pele, ostentavam tatuagens de todo o tipo. E o conteúdo das conversas nada tinha a ver com política ou problemas sociais., Falavam sobre o que conseguiram obter durante os saques, até agora. E um deles, nitidamente orgulhoso, mostrava um capacete de motocilista. "Consegui na semana passada" - contou aos amigos.
                 

                    Esta narrativa foi feita pelo jornal "Zero Hora", o mais importante do Rio Grande do Sul, em sua edição de hoje, noticiando a noite de protestos e violência que a Capital Gaúcha viveu nesta segunda-feira. E foi esse grupo que espalhou o terror pela cidade, gritando "quebrem tudo, quebrem tudo" e chutando as portas das lojas comerciais. Até entrar em confronto com a Brigada Militar do RGSul.  Tudo isto em plena Avenida Borges de Medeiros(foto acima).

                      Mas "Zero Hora" conta que a grande maioria dos protestantes era formada por gente bem intencionada, que aparentemente só quer lutar para que a vida melhore no Brasil. O que parece faltar é uma melhor coordenação, não apenas em Porto Alegre, mas em todo o País. Será que todos tem estas mesmas reivindicações anunciadadas no protesto de ontem ?
                       
 

Pérolas que o Facebook nos traz


      A postagem feita pelo ilustre professor Ruy Carneiro nos traz um alerta importante, neste momento em que tudo é sugerido pelos protestantes que estão nas ruas de todo o Brasil.  Extremamente oportuna a colocação. Um grande abraço, amigo Ruy