Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 5 de junho de 2016

 Rio ganha o seu VLT



                         Existente nas maiores cidades do Mundo, o VLT ( Veículo Leve sobre Trilhos)está presente desde este domingo nas ruas do Rio de Janeiro.  
A viagem oficial de inauguração começou por volta das 11h. "Esforço de mobilidade, inspirado pela Olimpíada. Poderíamos fazer os jogos sem o VLT, mas aproveitamos este momento para melhorar o Centro da Cidade" - disse o prefeito Eduardo Paes, que reiterou pedidos para a população ficar atenta, e que o novo transporte é silencioso. "Fizemos um boulevard no Centro, para que a população circule por ele e não pelos trilhos", disse o prefeito, garantindo que até a Rio 2016, os dois trajetos estarão funcionando plenamente.


Morre Jarbas Passarinho !



           O ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho morreu na manhã deste domingo aos 96 anos, em Brasília, em decorrência de problemas de saúde devido à idade avançada, segundo nota divulgada pelo governo do Pará.

           O velório teve início a partir das 13horas na Paróquia Militar do Oratório do Soldado, na capital federal, cidade onde morava havia muitos anos. O enterro está marcado para agora às 16horas , no Campo da Esperança, também em Brasília.

               Nascido em Xapuri, no Acre, em 1920, Jarbas Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará. Foi oficial do Exército e, na ditadura militar, assumiu em 1964 o governo do Pará, indicado pelo presidente Castelo Branco.

                  Em 1966 deixou o governo do Pará e foi eleito senador pelo estado pelo partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Durante o mandato, foi convidado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Nesse mesmo ano, passou para a reserva com a patente de coronel.




ROLAND GARROS
Djokovic vence e imita Guga


             A espera foi longa, as chances foram muitas, mas o final feliz acabou sorrindo para o sérvio Novak Djokovic. Neste domingo, o número 1 do mundo enfim pode comemorar o tão sonhado título de Roland Garros depois de falhar em três finais, celebrando também a conquista do Grand Slam de carreira. Na comemoração ele repetiu Guga e desenhou um coração no saibro da Philippe Chatrier. 

           Djokovic se tornou apenas o oitavo homem a conseguir triunfar nos quatro principais torneios do circuito, sendo o segundo mais velho a atingir esta marca, atrás apenas do norte-americano Andre Agassi. O feito veio com direito a virada para cima do britânico Andy Murray, na final deste domingo, com placar final de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/4.

            Outro feito atingido pelo sérvio é o de conseguir vencer os quatro Grand Slam de forma consecutiva, algo que apenas o americano Don Budge e o australiano Rod Laver conseguiram. Djokovic também fez uma rara dobradinha Australian Open/Roland Garros, algo que aconteceu apenas dez vezes na história, a última delas em 1992, com o americano Jim Courier.
ROLAND GARROS
Vitória espanhola no Feminino



                                 Ainda não foi ontem que a norte-americana Serena Williams conseguiu igualar a marca de 22 títulos de Grand Slam da alemã Steffi Graf. Na final de Roland Garros, a número 1 do mundo parou diante de uma inspirada Garbiñe Muguruza(foto), que bateu mais forte na bola, venceu em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/3, e se tornou a primeira espanhola a triunfar em Paris desde 1998.
           
                              Curiosamente, o último título espanhol no torneio havia acontecido também em uma final envolvendo representantes da Espanha e dos Estados Unidos. Há 18 anos, Arantxa Sánchez Vicario bateu a norte-americana Monica Seles na decisão e levou a taça para o seu país. 

                            A conquista de Muguruza é a maior de sua carreira e lhe renderá também seu melhor ranking, alcançando a vice-liderança da WTA, atrás apenas de Serena. Além dos louros da vitória, a espanhola levará para casa uma merecida e vultosa premiação pelo titulo no saibro parisiense, faturando 2 milhões de euros. Serena não deixa o torneio de mãos abanando e leva 1 milhão.

                          Em sua terceira tentativa de igualar a marca de 22 Slam de Graf, a norte-americana novamente chegou bem perto. Desde que chegou aos 21 títulos, ela foi semifinalista no US Open do ano passado e nesta temporada perdeu as finais em Paris e na Austrália, amargando pela primeira vez dois vices seguidos nos quatro principais torneios do circuito.



COPA AMERICA


                         E cadê os gols ?


         Quatro partidas, três gols. Oito seleções já estrearam e só duas marcaram. Em termos de efetividade, que péssimo início desta Copa América Centenário, hein ?   Acho que vamos passar vergonha no confronto com a Eurocopa, que começa sexta-feira próxima.

Goleiro Linha ? 

 De repente, os goleiros de futebol passaram a ter novas funções. Antigamente, goleiro era sinônimo de quem não sabia utilizar os pés no jogo. Pois agora, goleiro que não sabe utilizar seus pés vai perder o valor. Estão virando uma espécie de "goleiro linha" do futsal. Ontem, já deu pra ver como o Alisson está jogando na Seleção Brasileira. Chegou a ir lá no círculo central para participar de alguns lances.

Hino Nacional 

Bonito foi ver os jogadores e torcedores colombianos cantando o Hino Nacional deles, antes do jogo de sexta-feira, com os Estados Unidos. Já os "boleiros" brasileiros parecem que ainda não conseguiram aprender a letra do Hino. São poucos os que cantam.

Novo uniforme

Na Seleção Brasileira, o que esteve bonito na estréia foi o uniforme azul (número 2) utilizado contra o Equador. Especialmente a meia, com a utilização de um azul degradêe.




Os Jogos de Hoje

                                                 Para hoje temos dois jogos marcados pela Copa América Centenário. O melhor deles é  México x Uruguai, marcado para às 21 horas. Antes, às 18 horas, ocorrerá a estréia de Venezuela e Jamaica, partida de poucos atrativos. 

COPA AMÉRICA
Ótimo primeiro tempo
e um péssimo segundo



         
                    Foi assim que eu vi a estréia brasileira na Copa América Centenário, ontem à noite nos Estados Unidos.  Até parecia o nosso Londrina. O time do Tencati é que joga assim, bem num pedaço do jogo e muito mal no restante. O público no Rose Bowl foi de 53.158 torcedores> 

                    Quem pretendia assistir ao primeiro tempo e ir pra cama dormir, certamente desistiu, depois de ver a Seleção Brasileira jogar 45 minutos de ótimo futebol. Organizada, trocando passes e chegando com força ao ataque. Faltava apenas um centroavante que chutasse a gol. Jonas estava bem, mas mostrava fome de gol, qualidade indispensável para a posição. E faltava também "acordar" o Renato Augusto, inexplicavelmente "apagado" na partida. No resto, era a melhor Seleção dos últimos tempos.

                      Mas o gol não saiu e o time voltou completamente diferente para o segundo tempo. Será que o papo do Dunga no vestiário é ruim ?  O fato é que o Brasil retornou sem aquela inspiração do primeiro tempo. E passou a jogar de igual para igual com o Equador. Além do que, coisas estranhas começaram a acontecer.

                       Primeiro foi aquela bola cruzada por Miller Bolaños da linha de fundo, que Alisson conseguiu colocar para dentro do seu arco. O bandeirinha disse que a bola havia saído e não confirmou o gol.  Sinceramente, já vi o lance umas dez vezes e não tenho certeza. Mas, na verdade, o
 único que deixou o campo sem ter do que reclamar foi Alisson, que livrou-se de ter contabilizado um frango homérico. O goleiro brasileiro caiu para encaixar e deixou a bola passar entre ele e a trave, marcando contra. Para sorte do Brasil e revolta do Equador, o bandeirinha assinalou que a bola saiu pela linha de fundo antes de entrar.

                        E minutos depois, os brasileiros literalmente "bateram cabeça". Philippe Coutinho chocou-se com Filipe Luis, que chegou a perder ligeiramente os sentidos. Foi mesmo muito esquisito. 

                        E de futebol que é bom, não tivemos mais nada. O que prometia ser uma noite de redenção para a Seleção Brasileira, se transformou e mais uma frustração. Duna e seus comendados sairam de campo com "cara de bunda".