Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pronto para a estréia

   
  Finalmente, o primeiro dos 19 trens chineses que o MetrôRio adquiriu começa a circular na próxima sexta-feira, na Linha 2 (Pavuna-Botafogo). Até o final do ano, mais nove trens já estarão atuando. O investimento foi de R$ 320 milhões, e cada composição chinesa tem capacidade para 1.800 passageiros. Até aqui, o MetrôRio vem trabalhando com 32 trens. Agora, com a chegada dos 19 chineses, a frota vai passar dos 50.
      Os novos trens são dotados de câmeras no interior de todos os carros. Painéis de LED informarão o mapa das estações e orientarão o desembarque dos passageiros. Mas foi um drama para colocar a nova frota em ação. Tem muita bronca rolando na Justiça.

Será que a praia estava boa, hoje ?

    Na Praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, as atrizes Fernanda Paes Leme. Sophie Charlotte e Thaila Ayala, aproveitaram a segunda-feira de sol para se bronzearem. Acompanhadas de outros amigos e amigas, elas mostraram depois a boa forma, durante o banho de mar. E nós aqui, a 600 quilômetros de uma boa praia.

Alguns flashes da rodada

          Vinte e nove gols foram marcados nesta penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão, que continua do jeito que começou, marcado pela irregularidade. O time que é bom hoje, mostra-se horrível amanhã e, a rigor, o Atlético Mineiro é o único que mantem o rítmo. É porisso que ele está fechando o turno como campeão simbólico.
           Ontem, mais uma vez o Galo saiu de uma derrota iminente para mais um triunfo, o décimo-terceiro em 17 jogos. Apesar do técnico Cuca, um perdedor contumaz. Verdade seja dita: do jeito que levantou o Flamengo, no ano passado, Ronaldinho Gaúcho está levantando o Atlético esse ano. Até o Jô, que era um baita preguiçoso, está jogando bola ao lado dele.

****** A polêmica maior ficou para o jogo Santos 3 x Corinthians 2. O Timão foi prejudicado pela arbitragem, mas já vimos coisa muito pior neste campeonato, com muito menos barulho. Foi um jogo igual, marcado pela rivalidade. Podia ganhar qualquer um. Mas que André estava impedido, não há a menor dúvida.

****** Muito mais prejudicado que o Corinthians foi o Inter, que estava ganhando por 1 a 0 no Canindé, até que o árbitro inventasse um penalti para a Portuguesa, que através disto chegou ao empate. O velho zagueiro Juan estreou bem e fez o gol do Inter. Mas tem um negócio: o time da Lusa está ajeitadinho. O Candinho botou a casa em ordem. Daqui para a frente, não será fácil ganhar da portuguesada.

****** Acho que o Figueirense vai mesmo cair para a Segundona. Fiquei com pena do técnico Hélio dos Anjos, ontem em Porto Alegre. No intervalo, sentindo que o time estava mal, com 2 a 0 na cabeça, ele fez três alterações, coisa muito rara no futebol de hoje. O Figueira voltou para o segundo tempo e, logo no primeiro minuto, levou o terceiro gol. Assim não tem treinador que aguente. E o Grêmio aproveitou a moleza para se reabilitar.

****** Outro time que está perdidinho da Silva é o Cruzeiro. O Celso Roth é assim mesmo: vai bem nos primeiros jogos e depois se perde. Quanto ao Coritiba, está provado que o Londrina não tinha treinador no último Campeonato Paranaense. Como é que esse enorme potencial do lateral Airton não era tão bem aproveitado aqui no Tubarão ?  Ele é o melhor jogador do Coxa. Aproveito para perguntar quanto é que o Londrina vai ganhar com a venda do passe dele ?

****** Enquanto o Flamengo vai se recuperando sob o comando de Dorival Junior, o Vasco dá mostras de que pode despencar. A crise chegou. A bronca com Romário ajuda a desmantelar o clube, que também está fazendo muita coisa errada, como trazer de volta o indisciplinado Carlos Alberto. Ontem, ele entrou no intervalo e, com dois minutos do segundo tempo já estava levando o cartão amarelo. O Vascão, que há pouco estava ao lado do Galo lá na ponta, já está sete pontos atrás. E logo vai sair do G4.

****** O Datafolha fez um levantamento sobre a atuação de Valdívia no Serra Dourada, na derrota para o Atlético Goianense. Nenhum  drible, nenhum chute a gol, não sofreu nenhuma falta (e fez uma), não fez nenhum lançamento certo(só um errado) e ainda saiu reclamando de dores na coxa. Como é que o Palmeiras quer ganhar com um pilantra desses no time ? Ficou seis jogos fora, com uma lesão na coxa. Voltou em casa, contra o Flamengo e deu uma enganadinha. Já ontem, no gramado grande do Serra Dourada, não correu e não fez nada. E provavelmente não vai jogar contra o Botafogo, quarta pela Sul-Americana. E tem quem goste desse cara.

Começa hoje o 8º Londrix

           Está começando hoje a oitava edição do Festival Literário de Londrina (Londrix 2012), que este ano estará promovendo o casamento da literatura com outras linguagens artísticas. A abertura oficial ocorrerá daqui a pouco, a partir das 18h30m, na Concha Acústica de Londrina, com o show "Poesias in Concert".

           Cerca de 60 eventos serão oferecidos à população londrinense, com palestras, shows, exposições, performances, lançamento, feira de livros, mostra de videos poemas e espetáculos. A programação completa do evento está no endereço eletrônico www.londrixfestivalliterario.com.br
            O homenageado desta edição do Londrix é o poeta, jornalista e escritor Nelson Capucho, que completa 35 anos de produção literária. Na sexta-feira, às 21 horas no Teatro Zaqueu de Melo, teremos o show "O Vermelho e a Neblina", com Nelson Capucho e convidados, ocasião em que serão mostradas algumas letras de Nelson que foram musicadas.
             Paulo Lins, Arrigo Barnabé, Domingos Pellegrini Jr, Neuzza Pinheiro, Marcelino Freire e Ricardo Aleixo são algumas das muitas atrações do Londrix 2012.

Morreu a voz de "San Francisco"

        Os mais antigos certamente se recordam da linda canção "San Francisco" (Be Sure to Waer Flowers in Your Hair), um hino a contracultura da década de 1960, sucesso em todo o mundo. E quem cantava a música era o americano Scott McKenzie, que vemos na foto abaixo, aparecendo bem ao centro, de bigodinho, junto com os parceiros do The Mamas and the Papas, com os quais adorava cantar.


         Pois o tempo passou e McKenzie nos deixou, no final de semana, depois de uma longa e dolorosa doença. Ele vinha sofrendo desde 2010, depois que foi diagnosticada a Síndrome de Guillan-Barre, uma doença que afeta o sistema nervoso. Ele morreu em casa, em Los Angeles, poucos dias depois de ter passado duas semanas hospitalizado. Ele era natural de Jacksonville, na Flórida, mas cresceu na Carolina do Norte
         A canção "São Francisco" foi escrita por John Phillips, lider do The Mamas and the Papas, mas foi interpretada por Scott Mackenzie, que gostava de cantar junto com o grupo.