Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Amanhã é dia de Neymar & Cia.

       O Brasil vai começar o dia de amanhã com dois compromissos importantes. O que chama mais a atenção da torcida é o futebol masculino, que volta a campo para enfrentar a Nova Zelândia. Já classificada, a Seleção deve ter alterações na escalação. Mano Meneses já havia anunciado a presença de Ganso desde o começo, mas o meia santista (como sempre) tem um problema. Desta vez, ele sente dores musculares. Nem sei porque é que Mano perde tempo com um jogador problemático como Ganso. O jogo começa às 10h30m.
        No mesmo horário, a equipe brasileira de basquete feminino volta a quadra para tentar se recuperar das duas derrotas que já sofreu nesses Jogos. Não vai ser fácil, porque a adversária será a forte Seleção Australiana. Só por milagre o Brasil escapa de novo fracasso.
        Mas às 12h15m, nossas chances de sucesso são melhores. A Seleção de handebol feminino, ainda invicta após dois jogos, pega um teste mais duro: enfrenta as donas da casa. Porém, nossa equipe está jogando bem.
         E a última modalidade coletiva que movimentará os brasileiros amanhã será o voleibol feminino, que às 18 horas enfrentará a Coréia, tentando se reabilitar da derrota sofrida ante os Estados Unidos.
         Outras modalidades também podem trazer alegria para os torcedores brasileiros. Cesar Cielo, por exemplo, disputa a final dos 100 metros livres, às 16h20m.  O judô terá a estréia de Mayra Aguiar, que agora é nossa maior esperança de nova medalha na modalidade. A vela e o vôlei de praia também podem nos dar vitórias amanhã. A quarta-feira será um dia de intensa movimentação.

Maior alegria de hoje veio do vôlei

           Hoje sim, deu gosto de ver. O time de Bernardinho, que não havia estreado tão bem, hoje mostrou sua força. Meteu 3 a 0 na Rússia, com parciais de 25/21, 25/23 e 25/21. Em momento nenhum da partida os russos tiveram chance. Mostraram inclusive um saque ruim.
          O Brasil está no Grupo A e se igualou aos Estados Unidos, com duas vitórias. Nas modalidades coletivas, este foi o resultado mais expressivo do dia. Os brasileiros derrotaram uma potência do vôlei e mostraram superioridade.
 

Marta e sua meninas já estão pipocando

          Foi muito ruim a atuação do time de futebol feminino do Brasil, na partida desta tarde contra a Grã-Bretanha. Justamente na primeira vez em que mulheres jogaram futebol no lendário Estádio Wembley,  Marta e suas meninas pipocaram feio e não jogaram nada. As donas da casa marcaram um gol no primeiro minuto, dominaram as ações durante o restante do jogo e ganharam por 1 a 0. Mais bonito ainda foi a torcida. Quase 71 pessoas viram o jogo. No Brasil, os homens não atraem tanta gente há muito tempo. Seria um recorde do ano no Brasileirão.
         Azar do Brasil, que perdeu o primeiro lugar do grupo. Classificado em segundo lugar,  as brasileiras vão ter que enfrentar o Japão, que é o atual campeão mundial.


          Mas o que mais me chamou a atenção foi a queda de produção das brasileiras, que aparentemente desaprenderam. Até individualmente, nos dribles, nos passes e nas jogadas de corpo-a-corpo, as inglesas foram  absolutamente superiores. Só não ganharam por um placar maior porque a goleira brasileira Andréa ( a melhor do time) pegou até um penalti.
          Mais espantado ainda estou eu com a bolinha que a Marta(foto) está jogando. Exageradamente magra, parece sem força e sem aquela velocidade que tinha. Não fez nada no jogo de hoje. Uma das piores em campo. Acho que o Brasil vai voltar sem medalha.

Cielo está na final com o quinto tempo

        O nadador brasileiro Cesar Cielo conseguiu agora há pouco classificação para a final dos 100 metros livres dos Jogos Olímpicos. Nesta semifinal, ele ficou em segundo, atrás apenas do australiano James Magnussen. O tempo de Cielo foi de 47s63, que é o quinto melhor tempo para a final.
        Cielo não esconde que tem melhores chances na prova de 50 metros, mas garante que vai brigar para ganhar também uma medalha nos 100m. A decisão acontecerá amanhã, às 16h20m.
        

Scheidt e Prada estão em segundo

      Na duas regatas disputadas hoje pela classe Star dos Jogos Olímpicos, a dupla brasileira formada por Robert Scheidt e Bruno Prada ganhou e uma e fez segundo na outra. Com isso, o Brasil já está em segundo lugar na competição, atrás apenas dos atuais campeões olímpicos, os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson.



     Amanhã haverá folga geral, mas a Star será retomada na quinta-feira, a partir das oito horas, com mais duas regatas. Scheidt é um grande campeão. Boto fé que ficará com ouro ou prata. O problema maior é que os birtânicos estão competindo em casa, num percurso que eles conhecem bem, porque é nele que eles treinam diariamente.

Prata para a neta da Rainha

       Esta moça bonita da foto é Zara Phillips, neta da Rainha Elizabeth II, que integra a equipe de equitação dos britânicos, e que hoje botou uma medalha de prata no peito. A Grã-Bretanha ficou em segundo lugar no concurso completo de equitação por equipes dos Jogos Olímpicos. O ouro ficou com as alemãs e o bronze com as néo-zelandezas.

Outra vitória complicada no Basquete

         O Brasil está fazendo tudo ficar mais difícil no basquete masculino dos Jogos Olímpicos. Ganhou os dois jogos que disputou até agora, mas nas duas ocasiões "deu sopa para o azar". Por sorte, os adversários não souberam aproveitar. Na estréia foi com a Austrália, e hoje foi com os donos da casa, os britânicos, que receberam uma enorme ajuda brasileira para crescer no jogo. Acreditem, o Brasil só fez 4 pontos no primeiro quarto, que terminou com 11 a 4 para a Grã-Bretanha. Nem em "peladas" de colégio temos um placar tão baixo.


        Mas no segundo tempo já melhorou, e a etapa terminou empatada em 27 a 27. O domínio veio a partir do segundo tempo, mas ainda assim houve "brancos totais" da equipe dirigida por Ruben Magnano, que quase morreu do coração.  O Brasil chegou a abrir 7 pontos, mas parou outra vez na quadra e, quando faltavam 4 minutos para o fim do jogo, os britânicos passaram outra vez na frente, fazendo 57 a 56. A vitória brasileira só foi consolidada no final: 67 a 62.
         Thiago Splitter(foto) foi o melhor do time, marcando 21 pontos e se constituindo no "cestinha do jogo".  Do jeito que as coisas estão indo, posso imaginar o sufoco que vamos viver na quinta-feira, às 12h45m, quando teremos Brasil x Rússia.

Um triste festival de baixaria

       Não sei como é que ainda existe gente que comemora quando Londrina tem mais um prefeito cassado. Ver mais uma vez isto acontecendo em nossa cidade é sim um momento de grande tristeza. Não quero discutir os motivos que determinaram a cassação de Barbosa Neto. É possível até que ela tenha sido justa, sinceramente não sei. Mas ver mais uma vez Londrina sem prefeito, em razão de uma ação pública, é um motivo para chorar, não para sorrir.
        Estamos agora nas mãos de um homem que poucos conhecem. Na verdade, ninguém sabe quem é José Joaquim Ribeiro, que assume como vice-prefeito.  Mas um vice-prefeito que só recebeu o diploma. Há muito tempo ele não aparece na Prefeitura. Em resumo, o homem terá que conhecer nossos problemas, acalmar os ânimos, reaproximar o Executivo do Legislativo e resolver os muitos problemas que estão aí na cara de todo o mundo.  Tudo isso em apenas cinco meses, porque em janeiro ele já cai fora do cargo. E tem gente achando que agora tudo vai melhorar.


       O que aconteceu ontem na Câmara Municipal foi um grande festival de baixaria. Teve de tudo. Parecia um jogo de futebol. A "torcida" até virou de costas nas "arquibancadas", enquanto o prefeito e seus advogados tentavam se defender. A foto que aí está mostra bem. Foi uma demonstração clara de falta de educação. E de que o povo londrinense lamentavelmente só sabe cassar os que não estão agradando. Quando vamos aprender a eleger prefeitos e vereadores que não tenhamos que derrubar depois ?