Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

             DEU BEIJA-FLOR NO RIO
   
   
        A Beija-Flor ganhou o título carioca das Escolas de Samba. O resultado saiu no finalzinho da tarde desta quarta-feira de Cinzas, apontando a vitória da representante de Nilópolis por escassa diferença sobre o Salgueiro, vice-campeão: 269,9 a 269,5.

                                                     (gl.globo)
           O enredo destacando a Guiné Equatorial foi decisivo, assim como o samba brilhantemente defendido por Neguinho da Beija-Flor. Comenta-se  no Rio que o ditador da Guiné, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo mandou R$ 10 milhões para bancar a montagem da escola, que realmente foi luxuosa.
  
                                                               (g1.globo)
           Este é o 12º  título conquistado pela Beija-Flor, que desfilou com 3.700 sambistas, distribuídos entre 42 alas, 7 carros e 1 tripé.
             As cores da Beija-Flor são o azul e o branco. Sua rainha de bateria é a linda Raissa de Oliveira. A escola foi fundada em 1948, tendo portanto 66 anos.
             A Grande Rio ficou em 3º, a Unidos da Tijuca em 4º e a Portela em 5º lugar. Quem está chorando é o pessoal da Viradouro, que ficou em último e caiu para o Grupo de Acesso




   A CHANCE DE RONE DIAS


        Acho que a maioria dos torcedores do Londrina gostaria de ver Rone Dias como titular da armação do time alviceleste. E eu também. Tenho ouvido muitas reclamações de pessoas que não entendem porque Celsinho é mantido na função.
            Pois aí está a chance de Rone Dias ganhar a posição, já que Celsinho está suspenso e não poderá jogar em Paranaguá. Ele não decepcionou nas vezes em que entrou na equipe, e é um jogador de 30 anos, que não pode mais desperdiçar as poucas oportunidades que aparecem. Tem que agarrar a chance agora.
           Tenho observado que Rone é um profissional atento, que usa inclusive as redes sociais para divulgar o seu trabalho.  Mas não gostei da entrevista que ele concedeu à Folha, publicada na edição de hoje.
            É muito bom que Rone Dias seja um bom colega e tenha um bom caráter, mas não entendi a sua preocupação em prestigiar Celsinho, falando na utilização dos dois simultaneamente. Ele tem é que segurar a posição, mesmo porque, nunca vi o Celsinho sugerindo que lhe fosse dada uma chance no time.  Se Celsinho está suspenso, o problema é dele.
            O que eu quero ver é o Rone Dias matando a pau lá em Paranaguá, para que com ele o time posse render mais do que tem rendido com Celsinho.  Vamos ficar de olho nele.
          

  LIBERTADORES                                                                                                      
 
  Mas que time ruim, hein ?

           Não me venham com desculpas de altitude. O Inter pagou o maior mico, ontem à noite em La Paz, pela ruindade do seu time. Pelo que estou vendo até agora, o futebol gaúcho terá uma temporada muito ruim, se depender da dupla Grenal. Parece que os dois estão desaprendendo de montar times bons. Só o Brasil de Pelotas está jogando bola, lá embaixo.
          Mas voltando a Libertadores, fiquei horrorizado com o comportamento do Inter. Os bolivianos do The Strongest fizeram o que quiseram em campo. Três um foi pouco, pelo que foi a partida, válida pelo Grupo 4. Aos 15 minutos já estava 2 a 0, e o primeiro tempo poderia ter terminado, com 4 a 0. O tal do Chumacero "deitou e rolou". Foi dele o primeiro gol, com Ramallo (outro bom jogador) marcando o segundo.
           Continuo achando o técnico uruguaio Diego Aguirre muito passivo. Não dura três meses no Beira-Rio. Ontem, sua equipe já entrou em campo morta. O recém contratado Anderson foi uma decepção completa e teve que ser substituído aos 36 minutos do primeiro tempo.
           Na fase final, o Colorado melhorou um pouquinho, animado com o gol de pênalti que D'Alessandro marcou logo aos 3 minutos. Mas pouco depois foi possível perceber que o The Strongest era muito melhor. E acabou chegando aos 3 a 1, outra vez com Alejandro Chumacero, um volante de 1,63m que foi dispensado pelo Sport Recife no ano passado.
             O Inter não poderia ter começado pior. A chance de reabilitação virá daqui a uma semana, no Beira-Rio, contra Universidad do Chile, que ontem foi derrotada (1 a 0) em casa pelo Emelec do Equador.

              RACING COMEÇOU ARRASADOR

  O futebol argentino estreou bem na Fase de Grupos da Libertadores.  O Racing, mesmo jogando na Venezuela, pelo Grupo 8, goleou o Deportivo Táchira local, por 5 a 0.
     Gustavo Bou fez três gols. Luciano Lollo e Diego Milito  completaram a goleada no estádio Pueblo Nuevo, em San Cristobán.

    SURPRESA NO MÉXICO

    Pelo Grupo 1, tivemos uma partida disputada ontem. E com surpresa. Em pleno Estádio Jalisco, em Guadalajara, o Atlas foi surpreendido pelo Independiente Santa Fé, da Colômbia.
      Com um gol marcado por Luis Carlos Arias, aos 33' do segundo tempo, os colombianos venceram por 1 a 0, assumindo a liderança do Grupo, que prossegue hoje com Colo-Colo x Atlético Mineiro, em Santiago do Chile.

                          EM MONTEVIDÉO
      Fechando a etapa de ontem, em Montevidéo, no Uruguai, o Wanderes local fez 3 a 2 em cima do Zamora, da Venezuela.  
     Albarracin, Gaston Rodriguez e Reymundez fizeram os gols uruguaios (foto).  Flores e Murillo descontaram para o Zamora.
       O jogo valeu pelo Grupo 5, que conta ainda com as participações de Palestino (Chile) e Boca Juniors (Argentina), que se enfrentam hoje.
     Sou francamente a favor desta manifestação dos professores e servidores de Londrina e de todo o Paraná. Mas misturar protesto com carnaval não está com nada. Não é a hora.
A MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
 
           Eu costumo dizer que VINICIUS DE MORAES, nosso maior poeta,  tinha um verso pronto pra cada dia da sua vida. E é claro que o dia de hoje está incluído nestes versos. Nada mais apropriado pra hoje, do que ouvir a MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, que Vinicius fez em parceria com Carlinhos Lyra.  Uma verdadeira obra de arte.






          

Vinicius fez também o "Soneto de Quarta-Feira de Cinzas", em outra iluminada manifestação, que começa com este  verso: " Por seres quem me foste, grave e pura / Em tão doce surpresa conquistada / Por seres uma branca criatura / De uma brancura de manhã raiada ". Coisa linda, hein  ?

            Impossível falar de Vinicius sem respirar amor e poesia. Não foi a toa que Carlos Drummond de Andrade disse dele:  "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão." E também não foi à topa que ele teve tantos parceiros ilustres, como se vê nas fotos: Tom Jobim, Edu Lobo, Toquinho, Chico Buarque, Carlinhos Lyra e vários outros famosos. Todo  mundo queria viver ao seu lado.

 
            Vinicius nasceu Marcus Vinitius da Cruz e Mello Moraes. Que baita nome, hein ? Mas até nisso ele foi esperto. Quando tinha nove anos, foi com a irmã maior Lygia ao cartório na Rua São José, no centro do Rio, e alterou seu nome para VINICIUS DE MORAES. Ele sabia que ia ser famoso.
             Foi no dia 19 de outubro de 1913 que Vinicius veio ao mundo, na Rua Lopes Quintas, no bairro da Gávea, na Cidade Maravilhosa. Sua mãe Lydia Cruz de Moraes era uma exímia pianista. Seu pai Clodoaldo Pereira da Silva Moraes era um poeta bissexto, que apenas esporadicamente exercia seu talento poético. Mas o nosso poetinha morou em diversos bairros do Rio. E o resto de sua história somente poderia ser contado num livro de  muitas páginas. Felizmente,  a maioria dos brasileiros conhece grande parte desta história.
             Existem vários vídeos mostrando a Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, inclusive com Carlinhos Lyra, seu parceiro na canção . Mas o que mais gosto é este, em que Vinicius aparece ao lado de Toquinho, talvez o seu maior amigo.


                  NADA MELHOR PARA
                ABRIR ESTA QUARESMA
                            
             Como a  Quarta-Feira de Cinzas é um dia meio triste, abrimos este espaço com uma gracinha que a  amiga Rosani Maia postou no Facebook
                   INTER COMEÇOU MUITO MAL NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES. LEVOU 3 A 1 DO THE STRONGEST, EM LA PAZ. FOI UM FIASCO. COM ESSA BOLA, O COLORADO NÃO VAI LONGE.  LOGO MAIS CONVERSAMOS COM OS AMIGOS DO BLOG SOBRE O ASSUNTO.  UM BOM SONO PRA TODOS.