Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 23 de setembro de 2012

Uma tarde para matar a saudade

          Como os jogos da tarde pelo Brasileirão não eram dos mais atraentes, gastei a tarde do domingo matando a saudade do futebol da minha terra. Hoje foi dia de clássico na minha Pelotas. Foi a edição de número 351 do Bra-Pel (Brasil x Pelotas), um jogo válido pela Copa Helio Dourado, que é o torneio anual de entre-safra que a Federação Gaúcha organiza. E que faz uma falta danada aqui no Paraná. E eu acompanhei tudo pela TV Com, emissora de Porto Alegre que pertence a RBS.
          Não foi um jogão  de elevada técnica, a despeito da presença de alguns veteranos conhecidos nacionalmente, como Fabiano Eller, Marcos Dener e outros. Mas foi uma partida de rivalidade local, com muita disposição, troca de empurrões a todo o instante e outros detalhes que marcam o futebol do Interior.
     
    O Estádio Bento Freitas (reduto do GE Brasil) estava cheio. Mais de 10 torcedores, seguramente. Lá, eu torço pelo Pelotas, mas quem ganhou o jogo foi Brasil, por 1 a 0, com um gol muito bonito de Marcos Paraná. O Pelotas estava só com dez, porque Willian Paulista Havia sido expulso. Mas o Brasil foi mesmo o melhor time.
           No final, a festa que se vê na foto, com os jogadores rubro-negros festejando a vitória com a torcida. Como é bom o legítimo futebol do Interior.  Uma pena que nossa região norte-paranaense tenha deixado acabar este espírito, e esteja perdendo seus domingos com os Corinthians, Flamengos  e outros "grandões" do eixo Rio/São Paulo.
         Depois desta tarde divertida, estou voltando ao Brasileirão, para ver os melhores jogos da rodada, especialmente Atlético Mineiro x Grêmio. Mas foi uma boa tarde de domingo.

Futebol paranaense pipoca mesmo

          É incrível como o futebol paranaense perde tudo o que disputa. Na Capital, Atlético e Paraná Clube cairam da Primeira Divisão Nacional e estão se batendo na Série B do Campeonato  Brasileiro. E o Coritiba, nosso único representante na Série A, está cada dia mais ameaçado de rebaixamento. Além disso, o Coxa perdeu duas finais seguidas da Copa do Brasil.
         Já não temos ninguém disputando a Série C Brasileira, mas estávamos com todas as condições de chegar à esta Terceira Divisão através do Cianorte, hoje à tarde.
          Mas acreditem, mesmo jogando em casa, e apenas por um empate, o Leão do Vale afinou e perdeu para o Mogi Mirim, no Estádio Albino Turbay, agora há pouco. Perdeu no jogo e também nos penaltis. Aí já é ser muito frouxo.


         No primeiro jogo, domingo passado, o Cianorte havia vencido por 2 a 1. Mas hoje, o Mogi devolveu o placar, com gols de Roni e João Paulo, descontando Diego Dedoné para o time paranaense. E a definição da vaga foi para os penaltis. Nova "pipocada". Por 4 a 2, o Sapão venceu novamente e levou a conquista para o futebol paulista.  Temos o futebol mais pipoqueiro do Sul do Brasil.

PSTC goleou em Campo Mourão

         A rodada da Terceira Divisão Paranaense foi iniciada ontem à noite, em Campo Mourão. E o PSTC reassumiu a liderança do Grupo B, goleando o Sport Campo Mourão por 7 a 2. A partida foi disputada no Estádio Roberto Brezinski e o domínio do time dirigido por Gilberto Papagaio foi total.
         Getterson (2), Bruno Alves, Marcelo, Everton, Thiago e Pupú fizeram os gos do PSTC, que chegou aos 10 pontos. O Cambé está em segundo, com 8. Seguem-se o Colorado com 4, o Sport Campo Mourão com 3 e o União Nova Fátima ainda sem marcar pontos no campeonato.

Ganso: Bronca lá, Aplausos aqui



           Com a derrota(3 a 1)  e o banho de bola que levou da Portuguesa, ontem no Pacaembu, aumentou ainda mais a revolta da torcida do Santos, que começou com a ida de Paulo Henrique Ganso para o São Paulo.
            Os torcedores santistas já vinham exigindo que a imagem do jogador fosse apagada da pintura existente no muro do Centro de Treinamento Rei Pelé. E hoje, o local amanheceu pichado. A imagem de Ganso foi coberta por uma tinta azul. A torcida já disse que também não admitirá a volta do polêmico atleta ao Estadio da Vila Belmiro. Nem para jogar contra o Peixe, pelo São Paulo.

       
            Alheios a bronca dos santistas, os são-paulinos apresentaram Ganso,  agora há pouco no Morumbi, como novo jogador do Tricolor. E o jogador botou mais fogo nesta fogueira, ao declarar que "jogar no São Paulo é um sonho para qualquer jogador".

Parker caiu morto sobre a bateria

       O baterista americano Brad Parker, de 59 anos, morreu trabalhando, nesta última madrugada, na cidade de Ubá, na Zona da Mata mineira. A Banda Generation Esmeralda, estava se apresentando na Festa das Nações, quando supostamente ele teve um infarto fulminante, caindo sobre o seu instrumento. O triste episódio ocorreu por volta da uma hora da madrugada deste domingo, e Brad Parker (em primeiro plano na foto) já chegou morto ao Hospital Santa Isabel, para onde foi levado.


          A Banda Generation Esmeralda é uma versão atualizada do grupo franco-americano Santa Esmeralda, sucesso na década de 70, com 25 milhões de cópias vendidas.  E até hoje tinha o seu público. No show desta madrugada, assistido por 5 mil pessoas, tudo transcorria normalmente até que, na quarta música, Brad Parker caiu repentinamente sobre a bateria. Na realidade, ele morreu trabalhando, fazendo o que mais gostava, que era tocar bateria. Seu corpo será levado para a Califórnia, nos Estados Unidos, no começo da semana.

Jon Jones demoliu Vitor Belfort


       
            De um lado, o campeão dos meio-pesados Jon Jones, um norte-americano de 25 anos, muito mais alto.  Do outro, o veterano brasileiro Vitor Belfort, de 35 anos. Só podia dar no que deu. O lutador do Brasil, só teve uma chance, logo no primeiro assalto, quando aplicou um golpe de jiu-jitsu  (foto abaixo) e provocou uma lesão no braço direito do adversário, quase finalizando o combate.

     
          Depois, só deu  Jon Jones, que confirmou a impressão que eu tinha dele: é o melhor lutador de MMA da atualidade, em todas as categorias. Ele enjoou de dar cotoveladas no rosto de Belfort, desfigurando o brasileiro. Finalmente, quando se cansou de bater, o norte-americano aplicou uma chave demolidora (foto abaixo), obrigando o brasileiro a sinalizar sua desistência.

  
         A luta foi boa, apesar da diferença entre um e outro. Mas o espetáculo na sua totalidade, foi cansativo demais para quem grudou na televisão às oito da noite e teve esperar cinco horas para ver o que realmente queria ver. As lutas preliminares foram ruins. Certamente, muita gente foi dormir quando sentiu que o combate principal só aconteceria na madrugada.
         O MMA está em alta, mas acho que os organizadores estão brincando demais com o público. Além das vinte mil pessoas que estavam no Air Canadá Center, em Toronto, gente de 150 países acompanhou o UFC pela TV. E estas pessoas foram desrespeitadas.
        Não adianta uma grande luta e oito ou dez porcarias. Assim, o MMA nunca será como o boxe.
    

O acidentado GP de Cingapura

     Acidentes, duas entradas do safety car, desistências e reclamações. Foi bastante tumultuado o GP de Cingapura, disputado neste domingo. No final, vitória do alemão Sebastian Vettel, que recuperou a segunda posição no Mundial de Pitotos da Fórmula 1. O lider Fernando Alonso chegou em terceiro, e a corrida não teve o número previsto de voltas (61), porque houve atraso e a prova terminou no limite de tempo estabelecido, que era de duas horas.


       Entre os acidentes, destacou-se o que envolveu o campeoníssimo Michael Schumacher, que "encheu" a traseira do carro do francês Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, na 39ª volta.  Pouco depois, Felipe Massa fez uma sensacional ultrapassagem sobre o outro brasileiro, Bruno Senna, que "prensou" seu compatriota contra o guard rail. Massa criticou a ação de Senna.
         Jenson Button foi o segundo colocado. Fernando Alonso chegou em terceiro, completando o podium.  Felipe Massa ficou em oitavo e Bruno Senna em 18º. Schumacher, Maldonado, Lewis Hamilton, Vergne e Karthikeyan  não completaram  a prova no circuito de Marina Bay. Não foi a grande prova que se esperava.