Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 27 de abril de 2015


Euforia financeira


      Só quero ver até onde vai esse otimismo financeiro do Palmeiras.  Tomara que seja pra sempre. Mas até pouco tempo, o Verdão era um clube em dificuldades, com choradeira todo o dia. Agora, está comemorando um lucro de mais de R$ 15 milhões. De onde saiu tanto dinheiro ?
ENTRA E SAI NO LONDRINA
 
                                                                                                            foto - JL
       Léo Maringá  (foto)  ai embora. Bruno Batata volta. A princípio, é o que já parece ter sido definido no Londrina. Mas muito mais coisas vão rolar nos próximos dias, envolvendo o Tubarão.
       O mais difícil é adivinhar  quem virá para reforçar o time para Campeonato Brasileiro da Série C, que começa agora em maio. Pelo estilo de gestão que a SM Sports exerce desde que aqui chegou, dificilmente teremos uma contratação de impacto. Deverão vir jogadores que estiveram "disponíveis", com preferência para jovens, visando "negócios futuros".
        Mas para deixar o elenco dá até pra arriscar alguns nomes, além de Léo Maringá.  Acho que Rone Dias, Neilson e Arthur não ficam.
         E um treinador capaz de mudar a cabeça desse time, não vão contratar ? 
Ronaldinho no Cruzeiro

  
      No México, comenta-se que a contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Querétero foi "um fiasco". E o R10 pode estar voltando ao Brasil para jogar no Cruzeiro, rival do Galo, seu último time no País. Será que esse negócio sai ? É muito risco, hein ?
 
 

Incrível, mas isto aconteceu !

          Já pensou você estar dormindo tranquilo em sua casa, e de repente uma retroescavadeira começa a derrubar suas paredes ? Pois foi o que aconteceu neste domingo em Alegrete, lá na Fronteira Oeste do meu Rio Grande do Sul. E o que pior, tudo aconteceu por engano.



           
           Ocorre que a Prefeitura de Alegrete está demolindo algumas casas que estão desocupadas, para revitalizar a margem do belo Arroio Regalado. É até um projeto bonito, visando preservar a natureza e deixar o lugar ainda mais bonito.

            Só que esta casa atingida pela equivocada demolição está habitada e não havia problema nenhum com ela. O militar Douglas Soares, filho do casal proprietário, estava dormindo com a namorada, na cama dos pais, quando de repente ouviu o barulho da retroescavadeira. Ainda brincou com a namorada: "Acho que a casa vai cair".  E não houve tempo pra mais nada, a não ser sair correndo do local.

           Sobrou bem pouca coisa da casa, e a Prefeitura não conseguiu explicar o terrível engano. "Só consegui salvar a geladeira e o fogão. Mas as paredes que sobraram, do banheiro de da cozinha, estão todas rachadas, terão que ser derrubadas" - explicou triste a dona da casa, Marizete Soares.

            A Prefeitura garante que vai cuidar da família atingida e reconstruir a casa.
      Futebol medroso foi a tônica


                    A abertura das decisões estaduais, que ocorreu no domingo, foi marcado pelo futebol medroso que está sendo praticado no Brasil. Somando Rio, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná, foram marcados apenas quatro gols foram marcados em cinco jogos. E esta média só não foi pior porque o Operário de Ponta Grossa fez 2 a 0 no Coritiba. Nas outras duas partidas, tivemos dois 0 a 0 e dois 1 a 0. Que mixaria, hein ?

                    O Palmeiras até teve chance para ampliar, mas o "valorizado" Dudu bateu um pênalti cono se bate um tiro de meta. Mesmo assim, o Verdão poderia ter partido para o segundo gol, mas ficou com medo de se expor. Poderá pagar caro por isso porque, jogando na Vila Belmiro e com Robinho no time, acho que o Peixe tem grandes chances de ganhar.

                    No Rio, foi uma injustiça, porque levar um gol aos 46' do segundo tempo foi um castigo duro demais para o Botafogo, que até parecia estar mais perto da vitória. Mas o panorama não foi muito diferente de São Paulo. Um com medo do outro.

                     Já o Grenal acabou sendo prejudicado, porque o Grêmio ficou inferiorizado em campo, com a expulsão do zagueiro Geromel aos17 minutos do segundo tempo. A partida era boa naquele momento, mas a expulsão (justa por sinal) estragou tudo. O medo tomou conta dos dois times.

                     Mas o pior aconteceu mesmo em Belo Horizonte, porque o poderoso Atlético Mineiro tinha a obrigação de marcar pelo menos um gol na Caldense, muito mais modesta em termos de estrutura. E olhem que, especialmente no primeiro tempo, o time do Interior esteve perto de fazer o gol. Mas já estão "ajudando" o Galo a escapar desta situação difícil : tiraram o jogo da volta de Poços de Caldas.

                      O "exagero" ficou mesmo por conta do nosso Operário, que fez dois gols. É verdade que o goleiro do Coritiba "colaborou" naquele primeiro gol. Um goleiro, com seu braço esticado, subir menos que a cabeça do adversário aí já é demais.  Mas de todos estes times que vi jogar nestas decisões de domingo,  o Fantasma foi o mais corajoso. Merecia até mais um golzinho.

     BEM QUE O CLAUDIO TENCATI PODERIA FAZER "UM CURSO" COM O TÉCNICO DO OPERÁRIO, ITAMAR SCHULLE, PRA APRENDER COM O É QUE SE JOGA CONTRA O CORITIBA, INDO PRA CIMA DOS COXAS SEM FICAR RECLAMANDO DE ARBITRAGEM .
 Londrina se entristece com
a morte do dr. Mauro Viotto



                     A cidade perdeu na madrugada desta segunda-feira um dos seus maiores guerreiros. Morreu o dr.Mauro Viotto, uma das figuras de maior expressão na nossa sociedade e, certamente, um dos mais respeitados advogados de Londrina. Ex-presidente da OAB, ex-presidente do Londrina Esporte Clube e, sobretudo, um amigo leal.
                      Recebi a notícia com grande tristeza e daqui a pouco estarei lá na Sala de Juri do Fórum de Londrina, onde está ocorrendo o velório, para prestar a minha homenagem a tão ilustre amigo. Toda a cidade deve muito ao dr.Mauro, que será sepultado às 17 horas no Cemitério São Pedro.
            A maior parte das pessoas esqueceu este cantor,  um dos melhores que já tivemos. Tanto assim que ganhou o Troféu Imprensa de Melhor Cantor de 1961, um prêmio só conquistado por grandes astros, como Silvio Caldas, Pery Ribeiro, Moacyr Franco, Jair Rodrigues, Agnaldo Rayol, Wilson Simonal, Altemar Dutra, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Benito de Paula e Milton Nascimento. Sua voz era mesmo incrível !
 
F R A N C I S C O       E G Y D I O


                       

      "CREIO EM TI" , a canção deste vídeo,  nos mostra todo o potencial de voz do nosso Francisco Egydio. É uma versão de Oswaldo Santiago para a composição original de E.Drake / I.Graan / J.Shirl e Al Stillmann.  Realmente uma canção fantástica, que só aqui no Brasil foi gravada por vários outros cantores, como Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e Altemar Dutra. Mas a gravação de Francisco Egydio é indiscutivelmente a melhor de todas.  Confira !


     
    Francisco Egydio nasceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1927 e morreu aos 80 anos, também na capital paulista, em 17 de outubro de 2007.  Ele iniciou sua carreira de cantor  na década de 50, e cantou praticamente de tudo, de samba até mambo.



                 Chico assinou seu primeiro contrato em 1951, com a Rádio Excelsior e, pouco depois, foi também contratado pela Gravadora Copacabana, lançando o disco de estréia em 53, com os sambas "Rascunho Brasileiro", de Polera, e "Sem Palavras", de M.Moraes.  E agradou de cara. Tinha realmente uma ótima voz e era muito afinado.
                  Fez muito sucesso cantando "Leva-me Contigo", de Dolores Duran.

 
           Mas Francisco Edydio passou mesmo a me chamar mais a atenção, quando começou a cantar as canções de Lupicínio Rodrigues. A primeira foi em 61, no LP "Hebe comanda o espetáculo", no qual Hebe Camargo cantava e apresentava outros cantores, entre os quais Chico Egydio, que interpretou "Maria Rosa".

            Fez tanto sucesso que, em 1962, gravou pela Odeon o LP que vemos acima, só com canções de Lupicínio: "Nunca", "Nervos de Aço", "Vingança", "Esses Moços", "Exemplo", "Cadeira Vazia", "Quem há de dizer" e mais outras tantas.

 
E Francisco Egydio seguiu  cantando, fazendo shows  e gravando por muitos anos, mesmo prejudicado pelo mercado atual, no qual as vozes potentes, com a dele, do Rayol e do Timóteo já não tem tanto espaço.  Cantou praticamente até morrer. E sua morte passou despercebida por muito gente, o que é mais triste. Ele foi um dos nossos melhores intérpretes.

AS MELHORES DO FACEBOOK (para 27/4)

   
        O amigo Célio de Abreu é um homem inspirado e sempre atento a bons textos ou boa imagens.  Como esta meditação que encontrei na sua página. Valeu, Célio. Muito bom