Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

  AGORA SIM, BRASIL NO TOP 5

                     Finalmente o Brasil conseguiu ingressar no grupo dos cinco primeiros do Quadro de Medalhas dos Jogos Pan-Americanos.  Às 18 horas, o último Quadro oficial divulgado apresentou esta classificação:
                                                 O      P       B      T
                                                                          
                  1º - Canadá   31   24   18   73
             2º - USA        23   25   26   74
             3º - Cuba       16   12   16   44
             4º - Col.         16    7    11   34
             5º - Brasil      12   13   22   47  

CAMPEONATO CARIOCA
"Ameriquinha" está de volta
    à elite, cinco anos depois


               Na verdade, os tradicionais americanos preferem chamar o clube agora de "Mecão".  E todos estão vivendo uma quarta-feira de muita festa, pois o clube que todos os cariocas amam está de volta à divisão de elite do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

               Uma vitória sobre o Americano, esta tarde no lotado Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, garantiu o emocionante retorno. Com gols de Léo Rocha e Ramon, o América venceu merecidamente esta partida válida pela quarta rodada do Triangular Final da Série B Carioca. O placar de 2 a 0 foi plenamente justo, porque o América dominou completamente durante os 90 minutos.

                E entre os muitos cariocas que estão vibrando com  a conquista está o senador Romário, que jogou no Vasco e no Flamengo mas sempre se declarou americano.

 
E em meio a toda esta alegria, me passou um "filme" pela cabeça. Osni; Rubens e Edson; Ivan, Oswaldinho e Hélio; Canário, Romeiro, Leônidas, Alarcon e Ferreira. Uma das grandes formações do América Futebol Clube, que eu vi jogar quando jovem, lá em Pelotas. Vale como minha homenagem aos americanos.

       O melhor programa da noite é ver pela televisão o jogo de ida pelas semifinais da Libertadores. Às 22 horas, Inter e Tigres do México se pegam no Beira-Rio, numa partida que realmente promete muito. Vamos ver Rafael Sobis, destaque do time asteca, contra o seu ex-time. O Colorado precisa abrir vantagem para o segundo jogo.

       O Londrina anunciou um novo reforço, o meia Vitinho, de 28 anos, que disputou o Campeonato Carioca pelo Barra Mansa, passando depois pelo Macaé. Não conheço, vamos ter que aguardar pra ver o moço jogando.  Dizem que é artilheiro.

     

A volta da Copa do Brasil   

          O recomeço da Copa do Brasil, na terça-feira à noite, foi cheio de surpresas e com muito nervosismo. Foi uma noite de vitórias do futebol catarinense, que ganhou no Rio (Botafogo 0 x Figueirense 1)  em Porto Alegre (Grêmio 0 x Criciuma 1).

           No Rio foi mais emocionante, porque já era o jogo da volta e, com um gol de Marcão (de "letra") aos 46 minutos do segundo tempo, o Figueirense eliminou o Fogão da competição e garantiu a vaga. Pra quem já está na Série B do Campeonato Brasileiro, foi demais ser eliminado da Copa do Brasil dentro de casa. Mal o jogo terminou, o técnico René Simões foi demitido.

            E em Porto Alegre (foto), o time mais embalado do País no momento, o Grêmio Portoalegrense, acabou sendo derrotado na sua Arena, pelo Criciúma do técnico Petkovic, também por 1 a 0, gol do garoto Lucas, no primeiro tempo do jogo, que teve público de 17 mil torcedores. Agora, o time catarinense só precisa empatar no jogo da volta.

            E hoje teremos mais cinco jogos. Além deste que está marcado para o Estádio do Café, entre Palmeiras e ASA (jogo de volta) teremos Náutico x Flamengo (também segundo jogo) e mais Ceará x Tupi, Vasco x América RN e Paysandu x Bahia.



    Meu afilhado Reinaldo Furlan disse na Paiquerê que a expectativa de público para o jogo do Palmeiras, hoje no Estádio do Café, é de 20 mil pessoas. Tudo isso?  Se a previsão se confirmar será uma manifestação de força do Verdão aqui na região.  Mas contra o ASA, numa noite ruim, será que vai toda essa gente ?
                 " UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE.....
           DOIS ELEFANTES INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS..."


                                    E quem de nós não brincou quando criança com esta contagem dos elefantes ? Pois o ELEFANTE é o nosso BICHO AMIGO de hoje. É o 15º animal que destacamos nesta série, que é postada uma vez por semana, preferencialmente nas quartas ou quintas-feiras.

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, pesando entre 4 a 6 toneladas. Existem basicamente dois tipos: o Elefante Africano, que seria a principal e maior espécie, e Elefante Indiano ou Asiático, um pouco menor.
                                                           Elefante Africano

Elefante Indiano ou Asiático
 
Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas. Um elefante pode ingerir entre 70 a 150 quilos de alimentos por dia.  Curiosamente, as fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais. São reprodutoras e crias de diversas idades, todas lideradas por uma matriarca.
Já os machos adolescentes andam em pequenos bandos, enquanto os adultos vivem isolados, encontrando as fêmeas apenas no período de reprodução.   O período de gestação das fêmeas é longo, vai de 20 a 22 meses, assim como o desenvolvimento do animal, que pode nascer com 90 quilos mas leva anos até atingir a idade adulta.
 
 
                                                             
 
O Elefante é um bom nadador, mas não consegue trotar, saltar ou galopar. Ele tem dois modos de andar: o caminhar comum ou a um passo mais acelerado, quase uma corrida. Andando a um passo normal, um elefante percorre cerca de 3 a 6 quilômetros por hora, mas no passo mais rápido pode chegar a 40 km/h.
 
 
O Elefante é considerado símbolo de boa sorte, de sabedoria, de persistência, de determinação, de solidariedade, de sociabilidade, de amizade, de companheirismo, de memória, de longevidade e de poder. São muitas portanto as suas simbologias no mundo oriental.
 
 
Mas no mundo ocidental, o elefante é por muitos considerado como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito.
 
Na religião budista, o elefante é um símbolo da reencarnação de Buda, pois foi de um elefante que a rainha Maya concebeu Buda.
 
 
As grandes orelhas dos elefantes são importantes para a sua temperatura. Nos dias quentes, eles agitam constantemente suas orelhas, criando uma brisa suave.
 
Como não tem glândulas sudoríparas, o elefante precisa se molhar seguidamente, para que sua pele não comece a rachar.
 

 

Já existem corridas de elefantes  e até jogos de futebol com a utilização deles. Mas os elefantes não podem ser considerados animais domésticos.  As fêmeas são mais fáceis de domar,  para utilização em jogos e nos circos.
 

 
Pelo seu tamanho elevado, os elefantes tem poucos predadores. Mas os elefantes asiáticos, que são um pouco menores, são as vezes atacados por tigres que na maior parte das vezes investem contra os filhotes. 
E o perigo de extinção de todas as espécies de elefantes existe realmente. O marfim de seus dentes é usado em jóias, teclas de piano e outros objetos. O comércio do marfim é grande.
 
 
Um elefante africano  pode viver até 120 anos. Já o asiático não vive mais de 100 anos. Mas estas marcas não são alcançadas por todos, porque a maioria deles perde os dentes por volta dos 60 anos e acaba morrendo porque não consegue comer o necessário.
 
 
 
   Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é apenas um rebelde revolucionário. Foi também um poeta apaixonado, que escreveu lindas canções de amor. Não fosse assim, ele não teria feito parcerias com Carlinhos Lyra. O que eu acho é que aquele clima gerado pela Ditadura "endureceu" o coração de

                                        g e r a l d o      v a n d r é



                         


                                A música mais famosa de GERALDO VANDRÉ foi sem dúvida "Pra não dizer que não falei de Flores", também conhecida como "Caminhando".  Mas a minha preferida no repertório dele é esta que escolhi para o vídeo de abertura desta postagem: "FICA MAL COM DEUS".  Compartilho plenamente com o poeta. Pra ficar bem comigo tem que saber amar.

                                 Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, que hoje está com 79 anos, é um cantor, compositor, advogado, poeta e violonista nascido em João Pessoa, na Paraíba. Seus pais: o médico otorrino José Vandregíselo  e Maria Martha Pedrosa Dias.
                                Vandré tinha 16 nos quando veio para o Rio de Janeiro ingressando em 1957 na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, pela qual se formou em 1961. Militante estudantil, participou do Centro Popular de Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes). Foi onde tudo começou. Lá ele conheceu Carlos Lyra, com quem compôs "Quem Quiser Encontrar o Amor" e "Aruanda", gravadas pelos dois autores.
 

                             É do seu primeiro LP, gravado em 1964, a canção que está no vídeo ("Fica mal com Deus")  e a famosa "Menino das Laranjas", que estourou com Elis Regina. Mas o melhor veio mesmo em 1966, quando chegou a final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, com o sucesso "Disparada", numa parceria com Theo de Barros. Cantada por Jair Rodrigues, a canção dividiu o primeiro lugar com "A Banda", de Chico Buarque. E Geraldo Vandré virou um legítimo ídolo popular.

                             Porém, a música que acabou marcando a sua vida veio no III Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1968, com o refrão forte que dizia: "Vem vamos embora/ Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer". Isso foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os militares.  O suficiente para que Vandré fosse obrigado a exilar-se fora do Brasil, passando a viver no Chile, na Alemanha e na França. E quando voltou, em 1973, foi vigiado pelos militares, sem poder se expressar. Só cantou depois de 9 anos, e no Paraguai.


                      Vivendo em São Paulo, Geraldo Vandré vai seguidamente ao Rio. E aos amigos costuma dizer que não se afastou da música por causa da perseguição política, mas sim pela falta de motivação para compor para o público brasileiro que, segundo ele, tornou-se uma vítima do processo de massificação cultural.  



                               

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Nesta época de tanta chuva, cai em cima está postagem que minha linda sobrinha/prima Cristina Costa fez lá em Pelotas