Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Globo aposenta as "Aventuras de Didi"

           A Rede Globo confirmou hoje que no dia 3 de fevereiro de 2013 será exibido o último programa "Aventuras de Didi", que está sendo afastado da grade de programação da Emissora. A audiência de Renato Aragão vem caindo e, finalmente, a Globo aparentemente resolveu aposentá-lo.


          O cearense Renato Aragão, nascido em Sobral, está com 77 anos. Fez muito sucesso na Globo, especialmente com a série "Os Trapalhões". Mas tudo tem o seu tempo, e parece que o Didi Mocó está "pendurando as chuteiras".
         Outro programa que só será apresentado até o final do ano é "O Casseta & Planeta Vai Fundo". Aliás, a programação cômica da Globo é fraquíssima. Perde longe para outros canais, especialmente para o SBT.

Os mesmos de sempre

       O futebol espanhol continua deitando e rolando na Fifa. Mais uma vez, apenas jogadores que atuam na Espanha disputarão o prêmio de melhor do mundo. Da lista de prováveis, ficaram apenas o argentino Lionel Messi (Barcelona), o português Cristiano Ronaldo (Real Madri) e o espanhol Andres Iniesta. Um deles receberá o prêmio na cerimônia marcada para 7 de janeiro, em Zurique, na Suiça.
       Mas a brasileira Marta está pela nona vez entre as finaslistas. Suas concorrentes serão as americanas Alex Morgan e Abby Wambach. Outro brasileiro com lugar reservado na festa é Neymar, que disputa o prêmio de "gol mais bonito do ano".  Ele concorre com um gol marcado contra o Internacional, pela Libertadores, no dia 7 de março. Os outros finalistas são o colombiano Falcao e o eslovaco Miroslav Stoch.

Felipão já chega arranjando confusão

        Particularmente, eu gostei da cerimônia de apresentação do novo técnico da Seleção Brasileira, Luis Felipe Scolari,  que a televisão mostrou por inteiro, hoje pela manhã. A única coisa que não me agradou foi o discurso em tom político que o presidente da CBF proferiu no final, falando em patrotismo. Fora isso, tudo correu bem, com colocações sérias e algumas brincadeiras que serviram para descontrair o ambiente. Felipão foi o de sempre, com aquelas caretas e trejeitos característicos, já conhecidos de todo o mundo. E Carlos Alberto Parreira mostrou o equilíbrio de sempre. Se teve alguém que quase estragou a festa, foi mesmo o presidente Marin, que chamou Parreira de "Parreiras" e depois de "Antonio Carlos" . O homem chegou a dar um murro na mesa.



        Mas parece que teve um setor do País que não gostou do que disse o Felipão. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa sobre as declarações do treinador. Felipão citou o Banco do Brasil ao dizer que os jogadores não podem ter medo de defender a equipe.
        "Se não quer pressão, então é melhor ir trabalhar no Banco do Brasil ou em um escritório" - disse Felipão, que acabou "magoando" alguns chefões dos bancários. Pura frescura desse pessoal da Contraf-CUT. Garanto que os bancários de verdade, aqueles que pegam mesmo no pesado, entenderam o que o treinador quis dizer.
        Me lembrei, inclusive, que durante minha carreira no rádio, muitas vezes fiz uma colocação semelhante, quando algum jogador não aceitava ser cobrado. Só que eu não falava em Banco do Brasil, mas numa conhecida empresa comercial. "Se não quer ser cobrado, pressionado, vai trabalhar nas Casas Pernambucanas" - dizia eu nos meus comentários. E nunca recebi qualquer reclamação da mencionada loja. Eles sabiam que não havia qualquer maldade.
         Continuo achando que Felipão não será o mesmo da campanha de 2002, mas vai ficar muito pior se estas pessoas que não entendem a fundo de futebol começarem a dar palpites e reclamar de tudo.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


     Hoje, o Facebook mexeu com o meu emocional. A amiga Gisela Loureiro Duarte, que é um nome de destaque na área de Educação, lá na minha Pelotas, na praia do Laranjal em que eu sempre me escondo, mostrou a maravilha que é a lua cheia na linda Lagoa dos Patos.  "Lua Cheia no meu habitat : Laranjal" - postou a Gigi, com toda a sua sensibilidade.  E eu tenho pena de quem não conhece aquilo lá.

São Paulo se classifica, mas fica devendo

        O São Paulo está classificado para a final da Copa Sul-Americana. Mas o empate de zero a zero com a Universidad Católica, perante 55 mil torcedores, ontem à noite no Morumbi, não deixou ninguém convencido de que o título virá com tranquilidade, contra Millonários ou Tigre, que fazem a outra semifinal daqui a pouco em Bogotá.


        Houve domínio são-paulino, mas o time voltou a falhar no ataque e não soube fazer o gol. Em casa, o Tricolor mostrou menos do que havia mostrado no priomeiro jogo, em Santiago, quando empatou com os chilenos por 1 a 1. E repetiu-se o que vem ocorrendo:  quando Ganso entra, o time cai mais de produção.
        Especialmente se for contra o Millonários, com decisão na Colômbia, a disputa deverá ser das mais difíceis.

Morre um dos melhores da imprensa

         Terminou agora há pouco a cerimônia de cremação do corpo do jornalista Joelmir Beting. Ele foi cremado no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. O falecimento ocorreu no começo da madrugada,  no Hospital Albert Einstein, onde Joelmir estava internado desde domingo, após sofrrer um acidente vascular encefálico hemorrágico, considerado irreversível pelos médicos. 


         Joelmir Beting era um jornalista de grande capacidade, que brilhou no rádio, nos jornais e especialmente na televisão, com seus bordões inteligentes e um fino humor. Acho que ele foi a figura mais marcante que eu vi na televisão. Talvez apenas Flávio Cavalcanti tenha me impressionado tanto.
         Aos 75 anos de idade, Joelmir tinha 55 anos de carreira. Nasceu em Tambaú, interior de São Paulo. Era sociólogo formado, judeu e palmeirense assumido. Seu filho Mauro Beting também trabalha na  Bandeirantes. Não há muito mais o que dizer sobre ele. Todos conheciam Joelmir Beting. E  estão chorando a sua morte.