Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os Mascotes do Pan 2011 (1)

Faltam 11 dias para os Jogos Pan-Americanos 2011, que serão realizados no México, em Guadalajara. A movimentação já  é intensa e muitos atletas brasileiros já estão no México, nos preparativos finais. O Pan de Guadalajara tem três mascotes, que estamos mostrando a partir de hoje. São figuras características da região.
Começamos hoje mostrando o Gavo, que é uma agave, espécie de cacto, planta bem comum na América Central  e usada na produção de tequila, que é cachaça mexicana. O personagem é apaixonado pelo México e pelo futebol, adora as áreas verdes e quer conquistar todos os que forem a Guadalajara para o Pan 2011. Vejam só que simpatia.      

Semana de Seleção Brasileira

       Estamos novamente vivendo uma semana de Seleção Brasileira. O time de Mano Meneses joga sexta-feira contra a Costa Rica no Estádio Nacional de San José. Será um bom  teste, pois o time costarriquenho não é ruim. O técnico deles é o brasileiro Alexandre Guimarães.
       O atacante Kléber, do FC do Porto, e o volante Sandro, do Tottenham, estão machucados e foram cortados. Mano chamou apenas o corinthiano Ralf, que viaja amanhã para a Costa Rica, junto como goleiro Jefferson, do Botafogo. O único estreante será o lateral Fábio(foto), que joga no Manchester United, da Inglaterra. Não me lembro dele, pois começou nas categorias de base do Fluminense e foi vendido com 18 anos, em 2008. O Mano descobre cada figura.
       O jogo será às 23 horas (de Brasília) e, depois desta partida na Costa Rica, a Seleção fica por lá, já que na terça-feira (dia 11) enfrentará o México, no Estádio Corona, na cidade mexicana de Torreón, às 22h30m.

Inter e Palmeiras estão fora

      Ainda não consigo apontar um time como provável campeão brasileiro de 2011, mas já acho possível afirmar que Internacional e Palmeiras não têm mais chances de brigar pelo título. Os resultados que os dois obtiveram no final-de-semana  me fazem pensar assim. Estão a 10 pontos do lider Vasco e vão disputar 33 pontos para tentar descontar a diferença do time carioca. Pelo que estão jogando, eu diria que é impossível.
      O Colorado marca passo, ganha uma, perde outra, empata outra. Há três rodadas atrás, estava 7 pontos atras do Vasco. Agora está a 10 pontos.  A contusão de Leandro Damião derrubou a equipe. Jô é muito ruim.
      Já o Palmeiras é o rei dos empates (13) e só vai ficando para trás. É muito melhor ganhar duas e perder uma do que empatar três partidas. E não está jogando nada. Só funcionam as faltas cobradas por Marcos Assunção. E mais: o ambiente não presta, tem muita laranja podre. No time e fora dele.
       Em suma, é um vexame estar atrás dos quatro clubes cariocas, como estão Inter e Palmeiras. No máximo, poderão alcançar uma vaga na Libertadores. E já não será fácil.

Mande por e-mail

Estou enfrentando um problema no nosso blog. Várias pessoas me procuram para reclamar que não conseguem mandar suas opiniões sobre as nossas postagens. E eu estou tentando encontrar uma saída para superar a dificuldade, mas não está facil. O sistema do 'blogspot' é muito bom, mas tem as suas complicações. Porém, vom continuar insistindo para resolver o problema. Algumas pessoas seguem as instruções que estão impressas na margem direita e conseguem postar sem problemas. Outras, fazem a mesma coisa e não conseguem.
Quero contar com mais uma ajuda dos amigos. Peço a todos que continuem mandando seus comentários por e-mail. E eu responderei sem problema pelo blog. Por enquanto, é a melhor solução. Anote aí , por favor:  flaviolacampos.@hotmail.com  Estou esperando.

Governo x Fifa

       É difícil mesmo para um país como o nosso realizar uma Copa do Mundo. Nossa cabeça não admite que a gente tenha que fazer tudo o que a Fifa quer que se faça. O poder de Joseph Blatter & Cia ultrapassa todos os limites. E a presidente Dilma não está aceitando tanto mando. Não é porque a Fifa marcou o Mundial para o Brasil que nós vamos ter que mudar a nossa maneira de viver.
        Levamos muitos anos para conseguir banir o alcool dos nossos estádios. Era um inferno aguentar um monte de bebuns falando e fazendo bobagem perto da gente. Mas conseguimos. Não entra alcool nos nossos campos de futebol. Agora vem a Fifa e exige que a venda de cerveja seja liberada, porque a Copa tem uma cervejaria como um dos principais patrocinadores. E vão liberar a venda.
         Pior veio agora, com a Fifa vetando a venda de meia-entrada para idosos e estudantes. Aí já é demais. Os velhos tem o direito garantido pelo Estatuto do Idoso.
         Quantas vezes o presidente Blatter já enfrentou acusações sérias. O mundo inteiro acusa de corrupção a Fifa. Não é esse tipo de gente que vai mudar as leis do nosso país. Ou é? 

O incêndio no Grêmio

       Lamentável esse incidente ocorrido nas obras do novo estádio do Grêmio, em Porto Alegre. Tudo começou quando um operário que chegava aos alojamentos foi atropelado na Freeway(BR-290) e morreu. Os outros operários, revoltados, botaram fogo em prédios construidos dentro do terreno da Arena gremista,  destruindo inclusive os seus próprios alojamentos.  Mais tarde, já no começo da madrugada desta segunda-feira, um novo incêndio surgiu , queimando o prédio de uma escola que foi desativada após o começo da obra.
       As obras estão paradas. Honestamente, embora sendo gremista, eu não via necessidade do Grêmio construir agora um novo estádio. Raramente o Olímpico fica completamente lotado. Me parece mais um desejo de superar o Inter. Mania de grandeza.  A Arena vai ficar longe do centro. E o Beira Rio continuará no centro da cidade.

"Nem Rock, nem Rio"

      Graças a Deus, o Rock in Rio terminou sem mortes. Pelo menos que eu saiba. Mas é mesmo um risco muito grande promover um festival deste tipo, no tumultuado Rio de Janeiro. Tivemos coisas lindas, como o Guns N'Roses  tocando até as cinco da manhã. Mas também tivemos coisas ruins. Brigas, invasões, conflito com policiais, balas de borracha, bombas de gaz, furtos, assaltos, gente ferida e gente presa. Sem falar no temporal. Assisti ao que foi possível, pela televisão. Não sei se gostei. Acho que gostei mais quando acabou.
      Ouvi muitas entrevistas. Destaco o que disse esse carioca: "Rock in Rio ? Em primeiro lugar, isso aqui não é rock. Em segundo, isso aqui não é o Rio. Estamos pra lá da Barra, muito longe do Rio."