Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 15 de junho de 2014

E de repente...Messi acordou !

  
     O Maracanã recebeu sua capacidade máxima: 74.738 torcedores. E logo aos 2 minutos, a Argentina ganhou um gol de presente.  Um gol contra(foto) de Kolasinac, o camisa 5 da Seleção da Bósnia. É claro que os europeus se assustaram, e os milhares de argentinos (talvez 30 mil) que invadiram o Maracanã, começaram a festejar nas arquibancadas. E foi assim durante todo o primeiro tempo, que terminou com 1 a 0 para "los Hermanos".

       Mas veio o segundo tempo e o jogo começou a ficar chato demais. A Bósnia não reagia com força, e a Argentina levava a partida "em banho Maria". As entradas de Fernando Gago e Higuain melhoraram a qualidade platina, mas ainda era pouco. Nem Messi mostrava inspiração maior. Pelo contrário, errava passes, tabelas e cobranças de falta. Afinal, o que estava acontecendo ?
                                   
      Até que, aos 20 minutos, a "fera" resolveu acordar. Tabelou com Higuain, driblou três adversários e bateu no cantinho do goleiro: Argentina 2 a 0. Com craque não se brinca.  O gol valeu o o ingresso. Muito bonito.
 
          Entretanto, os argentinos voltaram a se acomodar, até porque os três pontos estavam aparentemente garantidos. E aí veio o castigo. Quando menos se esperava, Ibisevic marcou o histórico primeiro gol da Bósnia em Copa do Mundo.  E "los Hermanos" tiveram que voltar a correr para garantir um bom resultado na estréia. E conseguiram. Até estiveram próximos de marcar o terceiro.  Mas a partida terminou mesmo com Argentina 2 x Bósnia 1.

Chega a hora de ver a Argentina

 

       Mais vinte minutos, e teremos a chance de ver finalmente  a Seleção Argentina, uma das favoritas desta Copa do Mundo.  É hora de ver Lionel Messi. Mas melhor mesmo é ver as argentinas, que estão espalhadas por todo o Maracanã. Elas são lindas, não é mesmo  ?

Finalmente, nosso vôlei ganhou uma



             O vôlei masculino do Brasil manteve-se vivo na Liga Mundial, porque finalmente conseguiu ganhar do Irã, hoje em Teerã, por três sets a dois. Mas foi difícil já que, depois de vencer os dois primeiros sets, o time de Bernardinho perdeu os dois seguintes. Felizmente a equipe se reencontrou no quinto e último período, garantindo o terceiro triunfo na Liga.  Os parciais do jogo foram: 25/19, 25/17, 23/25, 23/25 e 15/10. Os brasileiros ainda vão disputar mais quatro jogos, todos fora de casa.
                                   

França pegou moleza: 3 a 0



     Nem dá para analizar o verdadeiro potencial desse time da França, que meteu 3 a 0 em Honduras, esta tarde no Beira-Rio.  A Seleção Hondurenha é fraca e ainda teve que jogar com um homem a menos durante todo o segundo tempo, porque Palacios foi expulso foi no fim da primeira etapa. Não deu nem pra sentir a falta de Ribery, que não veio por contusão.


      Pelo menos, Benzema desencabulou, depois de passar muito tempo sem marcar um gol pela Seleção Francesa. Na verdade, ele marcou hoje os três gols do seu time, mas o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci considerou o segundo como gol contra do goleiro Valladares. A confirmação desse gol só veio através da nova tecnologia, que mostrou que a bola entrou mesmo (fotos). 
       Mas a França precisou de 44 minutos para marcar o primeiro gol,  anotado através de um pênalti,  e que ainda custou a expulsão de Palácios. Vamos ter que esperar o jogo com a Suíça, pra saber que chances terão os gauleses neste Mundial.

Suiça vira em cima do Equador


       Ontem foi o Uruguai e agora há pouco o Equador.  Os sul-americanos já começam a despencar na Copa do Mundo.  Os equatorianos imitaram mesmo os uruguaios, pois também começaram vencendo por 1 a 0, mas se entregaram no segundo tempo.  E a Suíça confirmou as expectativas dos europeus, que apostam numa boa participação dos helvéticos. Ganhou por 2 a 1 com o gol da vitória marcado no momento final da partida, que foi disputada no Estádio Mané Garrincha, lá em Brasília.

        Enner Valência, de cabeça, deu a vantagem inicial aos equatorianos, na marca de 22 minutos (foto acima). E no primeiro tempo foi só.  A virada veio na etapa final. O técnico Ottmar Hitzfeld colocou dois reservas suíços em campo.  E eles marcaram os dois gols que deram os três pontos aos europeus.
         O gol de empate foi de Mehmedi, logo aos 3 minutos, na primeira participação dele na partida. Apareceu na boca do gol e cabeceu firme (foto), após cruzamento da esquerda. E Seferovic fez o milagre de marcar quase aos 48', praticamente na hora do jogo acabar, como vemos na foto mais abaixo.
 
         O time suíço não é lá estas maravilhas não, mas vai incomodar muito os seus próximos adversários (franceses e hondurenhos), pois joga sério e marca muito bem. São as características que sempre prevaleceram no futebol da Suíça, so que agora eles também aprenderam a marcar gols.  Poderão ficar com uma das vagas do Grupo E.

Federer é hepta na Alemanha


           O tenista suiço Roger Federer ganhou hoje pela sétima vez o título do ATP de Halle, cidade alemã, ao derrotar o colombiano Alejandro Falla na final, por dois sets a zero, com parciais apertados: 7/6(7-2) e 7/6(7-3).  Apesar de ser apenas o 64º do mundo, Falla exigiu muito de Federer, que agora soma 79 títulos em sua carreira.  Vale mencionar que o número 1 do mundo, Rafael Nadal, também disputou o torneio, mas foi eliminado logo na primeira rodada, por Dustin Brown.

Hulk sente dores. É problema

     

    A Seleção Brasileira está viajando agora para Fortaleza, onde jogará terça-feira contra o México, na sua segunda partida nesta Copa. E está levando uma dúvida para a capital cearense, porque no treino desta manhã, Hulk sentiu dores na coxa e teve que sair de campo (foto). É o mesmo desconforto que ele vem sentindo durante toda a semana.
          Desta forma, a escalação de Hulk contra o México é duvidosa. Ramires já está de sobreaviso para entrar no time. Mas Felipão tem a opção de escalar Bernard. O técnico está com medo de que surjam contusões. Hoje mesmo, quando David Luiz caiu, após um choque na área, Luiz Felipe decidiu encerrar o ensaio.
           A novidade do dia é que Neymar agora é louro. Foi assim que apareceu para o treinamento desta manhã.

Cantor Sergio Reis está na UTI

     Prestes a completar 74 anos (dia 23), o cantor Sergio Reis deu "um susto na torcida", nas últimas horas.  Ontem à noite, quando se preparava para participar de um show com Renato Teixeira, numa festa junina de São Paulos (interior paulista), Sergio passou mal e teve que ser internado na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde local.  Ele está com  taquiarritmia, uma aceleração de frequência cardíaca que faz o coração ultrapassar as 100 batida por minuto. A causa do problema foi a memória do cantor. Ele ficou dois dias sem tomar o remédio que habitualmente usa.
          Hoje, por volta das 9h45m, o querido artista foi transferido numa UTI móvel para o Hospital Albert Einsten, na capital paulista. Já fez uma bateria de exames, mas os resultados ainda não foram divulgados. Sérgio Reis está num quadro estável, mantendo-se lúcido e orientado.

Tem gente jogando melhor

    A Seleção Brasileira deve crescer de produção, podendo se tornar a melhor desta Copa do Mundo. Porém, já vimos que por enquanto tem gente jogando melhor do que a nossa equipe. Pelos menos três seleções - Holanda, Itália e Colômbia - se apresentaram melhor na estréia do que o time do Felipão. Apresentaram um futebol de melhor nível e de mais objetividade.
                            Holandeses do técnico Van Gaal estão entre os melhores até aqui
            Neste domingo, vamos ver como estão Argentina, Suíça e França, que chegam com promessas de boa performance neste Mundial. Especialmente os argentinos, que parecem estar com a melhor formação dos últimos anos. E amanhã tem Alemanha e Portugal em campo. Vamos pagar pra ver toda esta gente mostrar o que tem de bom.
           Por outro lado, cinco equipes já mostraram que não têm chances de conseguir muita coisa no campeonato: Camarões, Austrália, Grécia, Uruguai  e Japão.  Duvido que elas cheguem às oitavas-de-final. Quanto a Espanha, que estreou levando 5 a 1, não se iludam porque eles virão fortes contra o Chile, quarta-feira no Maracanã. Prefiro acreditar que a goleada sofrida foi apenas um acidente de percurso. Não creio que os espanhóis possam chegar ao título, porque têm um time desgastado, carente de renovação. Mas é certo que eles ainda não estão mortos.

O Japão continua o mesmo

          Sinceramente, eu acreditava que o futebol japonês tivesse amadurecido. E esta impressão foi até reforçada, quando eles fecharam o primeiro tempo do jogo com a Costa do Marfim, neste sábado à noite, vencendo por 1 a 0, gol de Honda, e mostrando uma certa superioridade.  Mas, no segundo tempo, a Seleção do Japão voltou a mostrar aquela ingenuidade de competições anteriores , permitindo que os africanos marcassem dois gols em dois minutos.  E, acreditem, em duas jogadas iguais. Cruzamentos de Aurier, pelo lado direito, para cabeçadas dos atacantes.
           O curioso é que a reviravolta ocorreu  três ou quatro minutos após a entrada do veterano Drogbá, que estava no banco africano. Parece que os japoneses se assustaram só com a sua presença em campo, embora o famoso jogador não tenha participado dos lances decisivos.
                       
           No primeiro dos dois gols da virada, o autor foi Bony, como se vê na foto acima.  Já no segundo, exatamente igual, quem cabeceou e marcou foi Gervinho. E aí os japoneses voltaram a se mostrar sem força de reação, não mais ameaçando o adversário.
            Mas também não senti grande força na Seleção da Costa do Marfim. Acho que a Colômbia será a primeira colocada deste Grupo C, com os africanos brigando com gregos e japoneses pelo segundo lugar.