Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Por que Bento XVI está renunciando ?

             A primeira renúncia de um papa da era moderna está causando incrível espanto em todo o mundo. Tudo indica que Bento XVI está deixando o cargo por motivo de saúde. É o que ele mesmo afirmou na carta que leu esta manhã, durante uma reunião no Vaticano. Mas a surpresa foi tão grande que estão sendo especulados outros possíveis motivos que teriam feito Sua Santidade renunciar.
           Pressão externa, atos de pedofilia cometidos por membros da igreja e até aquele caso do roubo de alguns documentos por seu mordomo pessoal poderiam ter colocado Bento XVI em posição extremamente vulnerável. Certamente teremos muitas outras especulações surgindo nos próximos dias.


          Particularmente, acho que o Papa se sentiu mesmo muito frágil para continuar no penoso cargo. Pra começar, ele já foi eleito muito velho (78 anos), com vinte anos mais do que seu antecessor João Paulo II tinha quando foi eleito. Atualmente, com 85 anos, o alemão Joseph Ratzinger deve estar mesmo com grandes dificuldades físicas para continuar no Vaticano.
          Acho que está passando da hora da Igreja Católica começar a discutir a mudança de suas regras e a eleição de religiosos mais novos para exercer o papado.

Reabilitação debaixo de vaia

      O Tubarão ganhou da gurizada do Atlético Paranaense e ficou até numa boa situação neste primeiro turno do Campeonato Paranaense, mas a maneira como a vitória de ontem foi obtida é um fato preocupante. Se os torcedores não tivessem promovido aquela sessão de vaia ao final do primeiro tempo, acho que os três pontos dificilmente seriam conseguidos. De qualquer forma, o time fez as pazes com a vitória e numericamente se reabilitou.
 
                              
 
       Tivemos outros fatos estranhos, como o anúncio antes da partida, de que os jogadores Raul e Vinicius haviam sido dispensados. O gestor Sergio Malucelli fez muito bem em mandar os dois meninos embora, já que eles se envolveram em farra e bebidas. Só que a medida teria que vir a público somente depois do jogo.  E terá que ser a mesma, se outros jogadores mais importantes do elenco cometerem os mesmo erros.
       Por outro lado, está explicado porque Claudio Tencati é o técnico do Londrina. Que outro treinador aceitaria a presença de um diretor, gestor ou seja lá o que for, no vestiário, durante o descanso de intervalo, dando bronca em jogador ?
         

A primeira noite da Sapucaí

 
       A estreante Inocentes de Belfort Roxo foi a escola que mais surpreendeu na primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí. Com mais de 4 mil componentes a escola trouxe muita gente famosa, como Claudia Ohana, João Keber e Lucinha Nobre. Mas ninguém garante que os Inocentes estarão entre os primeiros. O Salgueiro, a Mocidade, a Unidos da Tijuca e a Portela também brilharam na passarela. A disputa vai ser muito equilibrada.
       Daqui a pouco começa a segunda etapa do desfile carioca, provavelmente com chuva.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


      Como sempre, o Facebook nos traz mensagens e comentários que contribuem para quem está mesmo ligado na vida do País. Não sou contra a realização da Copa 2014, mas a postagem tem razão nas necessidades abordadas.

A morte não perdoa mesmo

        A morte não perdoa mesmo. A jovem Jéssica de Lima Röhl, de 21 anos, que fazia o curso de Tecnologia do Agronegócio na Universidade Federal de Santa Maria, escapou da tragédia da Boate Kiss, no dia 26 de janeiro. Embora tenha até trabalhado na organização do evento, ela simplesmente desistiu de ir a festa. Mas seu destino estava traçado. No último sábado, ela estava em companhia do namorado Adriano Stefanel, de 20 anos, quando o carro em que viajavam colidiu com um caminhão, na PR-182, em Toledo, aqui no Paraná. Jéssica e Adriano, que aparecem na foto acima, morreram no acidente.
          Por outro lado, o jovem Rodrigo  Tangen, de 29 anos, natural de Julio de Castrilhos-RS, tornou-se ontem a 239ª vítima fatal do incêndio de Santa Maria. Ele morreu no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.