Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Neymar deve estar assustado

         O craque brasileiro Neymar provavelmente vai perder o sono, esta noite. Ele deve estar pensando: "Será que vai ser sempre assim ?"  E não é pra menos. O ex-santista fez sua estréia no Barcelona, esta tarde na Polônia, e só levou porrada. Ele entrou aos 34 minutos do segundo tempo, quando até Messi já havia sido substituído. E nos cerca de 15 minutos em que atuou, Neymar sofreu cinco faltas, duas das quais bastante violentas. Parecia até que os poloneses do Lechia Gdansk haviam combinado: "Se o brasileiro entrar, páu nele."
 
                                               
      Mas deve ter sido apenas uma coincidência. No primeiro jogo que disputará em casa, no Nou Camp, sexta-feira, as coisas serão mais tranquilas. Afinal, o adversário será o Santos.
        Hoje, o Barça entrou em campo com muitos garotos do seu time de base. Apenas Messi e Adriano dos titulares. E empatou por 2 a 2. A Arena Gdansk estava lotada. O garoto Sergio Roberto e o craque Lionel Messi fizeram os gols espanhois.

Não vamos misturar e confundir as coisas

            Em primeiro lugar, a maioria dos brasileiros não sabe o que significa "lobby gay". A imprensa nacional tem esta mania de utilizar cada vez mais certos termos em inglês. E ninguém é obrigado a saber falar inglês, porque a nossa língua é a portuguesa. Está cheio de pessoas (inclusive muitos jornalistas) que não sabem falar corretamente o português, mas falam, escrevem e cantam frequentemente em inglês. Na verdade, são verdadeiros idiotas.  Resultado: está cheio de gente aí pela rua, perguntando "o que é lobby gay ?"
           Mas vamos lá: lobby gay é o nome que se dá à atividade de pressão de grupos, moderada ou ostensiva, visando interferir diretamente nas decisões do Poder Público para obter favorecimento. Está cheio disso no Brasil, especialmente no Poder Legislativo. Nossos políticos trabalham na maioria das vezes na base do lobby.
           E o que estaria existindo no Vaticano é um lobby sustentado pelos homossexuais, que querem ser tratados com mais respeito e até obter algumas benesses pela Igreja Católica. Sabe-se que existem muitos padres e pessoas ligadas ao clero que praticam o homossexualismo. E esse pessoal é o responsável pelo tal "lobby gay"que tanto está preocupando o Papa Francisco.
          E o que Francisco está dizendo é que não devemos condenar os gays. Ao contrário, temos que nos aproximar deles e tratá-los como tratamos a qualquer pessoa. O que não podemos é aceitar o tal lobby. Me parece ser mais uma posição justa assumida pelo Papa que acabou de nos visitar. Por que tratar mal os gays ? Não há motivo para isso.
          Mas entre tratar bem os homossexuais e aceitar algumas imposições, como o casamento gay por exemplo, há uma grande diferença. Aí, já acho difícil que isso venha a ser aceito um dia por pessoas de bom senso. Desde que mundo é mundo, homem casa com mulher e mulher casa com homem.
          Pois o que o Papa Francisco está dizendo é exatamente isto: "Aceitar um gay que procura a Igreja é absolutamente justo. O que não podemos aceitar é o lobby gay" - disse claramente o Pontifice.  Mas parte da imprensa já se encarregou de misturar as coisas dizendo que o Papa está aceitando o homossexualismo na Igreja.
          Tenho o maior respeito com todas as classes e não poderia ser diferente no que se refere aos gays. Acho que eles já estão conseguindo um grande avanço, com esta benção que o Papa está estendendo também a eles. Mas não vamos interpretar mal as palavras tão lúcidas que Francisco distribuiu por aqui.
    
           

Maxwell é a novidade da Seleção

           De um tempo pra cá, toda a vez que a Seleção Brasileira é convocada temos pelo menos uma novidade. E na convocação feita hoje pelo técnico Luis Felipe Scolari não foi diferente. Vinte jogadores foram chamados para o amistoso do próximo dia 20 de agosto, contra a Suiça, na Basiléia. E a novidade é a presença do lateral Maxwell, que joga na França, no Paris St.Germain.
 
                       
 
         Esse canhoto de 31 anos, revelado em 2001 pelo Cruzeiro, está na Europa há 12 anos. Já jogou no Ajax (Holanda), no Empoli, na Inter de Milão e no Barcelona, antes de chegar ao PSG.
         Quatro jogadores que foram campeões da Copa das Confederações não figuram entre os convocados: Diego Cavalieri, Rever, Filipe Luis e Jadson. A viagem para a Suiça acontecerá no dia 11. Em Basel, a Seleção treina no dia 13 e joga no dia 14.
        A lista dos 20 chamados é esta: Julio Cesar e Jefferson (goleiros), David Luiz, Thiago Silva e Dante (zagueiros), Daniel Alves, Marcelo, Jean e Maxwell (laterais),  Paulinho, Fernando, Hernandes, Luiz Gustavo, Oscar e Bernard (meio-campistas) e Lucas, Hulk, Fred, Neymar e Jô (atacantes).
         Em setembro, outubro e novembro, o Brasil fará mais seis amistosos. Mas o Clássico das Américas com a Argentina foi cancelado. Somente voltará a ser realizado após a Copa 2014.

Pérolas que o Facebook nos traz



           Segundo o amigo Roberto Daros, autor da postagem, a presidente Dilma levou o Brasil ao médico. E ouviu a opinião do doutor. Muito engraçado.