Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 9 de agosto de 2015

A PIADA DO DIA

                   Ouvi numa emissora do Rio de Janeiro, neste domingo, que depois de analisar fotos e vídeos do jogo Londrina 2 x Guarani 2, o técnico Bernardinho decidiu convocar o lateral-esquerdo do Tubarão, Allan Vieira, para a Seleção Brasileira de vôlei. O 'cara' leva jeito pra voleibol

A PROVA DO CRIME !



        Se alguém ainda tinha alguma dúvida, o fotógrafo da Folha de Londrina Ricardo Chicarelli se encarregou de mostrar aqui o momento exato em que Allan Vieira tirou a vitória do Londrina, metendo absurdamente a mão na bola, aos 48 minutos do segundo tempo da partida de sábado, em que o Tubarão só empatou (2 a 2) com o Guarani de Campinas por causa desse pênalti. A foto foi postada neste domingo à tarde por Lúcio Flávio no Bonde/Folha. Ótimo trabalho.
Está chegando o Grenal 407



          O movimento em Porto Alegre já é grande. Todos os caminhos apontam para a Arena Grêmio, onde a partir das 18 horas será realizado o Grenal nº 407. O estádio gremista vai estar lotado, com muito maior número de tricolores, mas também com a presença de muitos colorados. Só perco esse jogo na televisão se morrer antes das seis e meia !
 
 
COISAS DE PRIMEIRO MUNDO


       O pessoal do "Primeiro Mundo" costuma dizer que "o Brasil é terra de índios".  Comentam que os indígenas atacam os brancos de vez em quando por aqui. Coisas desse tipo. Mas hoje tomei conhecimento de um fato triste que me fez indagar: Será que viver no Brasil, com índios e tudo, é pior do que ser devorado por um urso ? Vejam a história:

     Nesta última sexta-feira (anteontem), um americano de Montana, que gerenciava três clínicas de saúde existentes no Parque Nacional de Yellowstone, foi encontrado morto. Parte de seu corpo havia sido comida supostamente por um urso pardo, que deixou suas pegadas no local. Ferimentos nos antebraços do homem, mostram que ele tentou se defender do ataque. O seu corpo foi parcialmente devorado e ocultado perto do lago Village, segundo revelaram funcionários do parque. Armadilhas estão instaladas no local, para tentar pegar o urso.

     Depois disto, chego a uma conclusão: sinceramente, prefiro ser flechado por um índio do que ser comido por um urso.

    O PAI DO ANO !   




          Pelo que li na matéria publicada no "g1.globo" acho que o matogrossense Sandro Mota é mesmo o "Pai do Ano de 2015". Aos 45 anos, depois de muito lutar para que sua esposa Rosângela engravidasse, ele se tornou pai dos quadrigêmeos Benjamin, Samuel, Isaque e Ester em fevereiro último. Mas a felicidade foi quebrada. Rosângela morreu após ganhar os quatro prematuros. Horas depois de se tornar pai pela primeira vez, Sandro ficou viúvo. Que drama, hein ?
Mas ele está sendo um bravo pai, e seus filhos estão ótimos, adoram dormir na rede com Papai.
 
FELIZ DIA DOS PAIS

2015 não está tão bom assim !

      Neymar está com caxumba, pode um negócio desse ?  Pode sim, caxumba não é uma doença de criança, como muita gente pensa. E uma infecção na glândula salivar.  O craque brasileiro vai desfalcar o Barcelona por 15 dias, inclusive em jogos importantes da Supercopa da Uefa. Apesar do sucesso que faz, tem muita coisa dando errada para o Neymar neste 2015. Vocês não acham ?
Desse jeito, o Coxa cai mesmo !





       Tem gente, aqui em Londrina, que acha tudo isso muito  bom. Considero uma atitude destas algo de um provincianismo irracional. Não sei como alguém pode querer que o nosso Estado do Paraná perca sua força, seja em que área for. 

        Mas confesso que estou apavorado com o que está acontecendo com a força mais tradicional do nosso futebol. A facilidade com que o Santos (que também não vinha nada bem) meteu 3 a 0 no Coritiba é mesmo de assustar. O time alviverde saiu do campo com cara de rebaixado mesmo. 

        Entretanto, temos que concordar com uma coisa: faz tempo que o Coritiba vem fazendo bobagem em cima de bobagem. A última foi a de contratar Kleber Gladiador, um jogador liquidado para o futebol. E muitos outros erros foram cometidos pela incompetente diretoria que comanda as coisas no Alto da Glória.

         Eu lamento muito, mas pelo que tenho visto, o Coritiba vai mesmo cair. São 42 dias sem vitória. Nove derrotas e seis empates em 17 jogos. Ninguém consegue segurar um time assim na elite.
          Estou destacando esse 'cara' hoje, porque me bateu uma saudade danada dele. Um artista tão talentoso assim não podia ter morrido com apenas 58 anos. Menos mal que ficou o seu filho Diogo. Mas tenho muita saudade de  

                                  J O Ã O     N O G U E I R A

                      


                            É claro que JOÃO NOGUEIRA nasceu no Rio de Janeiro. Estava escrito na sua cara, no seu jeito e no seu samba. Nasceu no mesmo ano que eu, 1941. Teria hoje a minha idade. Seu pai era o advogado e músico João Batista Nogueira. E tinha uma irmã Gisa Nogueira também compositora. Se respirava música naquela casa. João logo aprendeu a tocar violão e a compor em parceria com Gisa. Não é a toa que João deixou um filho talentoso como Diogo Nogueira, um dos grandes nomes do samba atual, que qualquer dia destes também estará aqui neste espaço.
                            Este samba que aparece no vídeo acima, feito em parceria com Paulo Cesar Pinheiro, foi uma das obras primas de João Nogueira. "Espelho" é mesmo um grande samba.





                        As primeiras composições vieram aos 15 anos. Ele fazia sambas para o bloco carnavalesco Labareda, do Méier, onde conheceu o músico Moacyr Silva, dirigente da gravadora Copacabana, que o ajudou a gravar o samba "Espere, Ó Nega", em 1968. Seu primeiro compacto simples foi com "Alô Madureira" e "Mulher Valente". E em 69 Elizeth Cardoso gravou uma música dele.
 










                   
   Mas João apareceu no cenário nacional no início dos anos 70, quando emplacou o sucesso "Das 200 prá Lá", que defendia a política de expansão de nossa fronteira marítima ao longo das 200 milhas. Eliana Pittman foi quem chegou às paradas com esse samba que foi muito elogiado pela revista Time, dos Estados Unidos.
                     João sempre teve um estilo "manso" de compor e cantar.  Todos achavam que ele era diferente, pois não vinha do morro e nem das escolas de samba, embora frequentasse a Portela desde criança, levado pelo pai, de que herdou parte do estilo. João puxava mais para o lado de Paulinho da Viola.  Ele cantava um samba sincopado, bem do jeito que eu gosto.

                  A expectativa era de uma carreira longa, mas em 1998, com problemas circulatórios, João Nogueira sofreu uma isquemia cerebral. Chegou a ser internado em estado  grave, mas conseguiu se recuperar e voltou a trabalhar, divulgando seu último álbum, intitulado "João de Todos os Sambas" . Em 99 foi homenageado, recebendo o Troféu Eletrobrás de MPB. E já não se reocupava tanto em compor, pois passou a sentir prazer em cantar.
                   Mas na madrugada do dia 5 de junho de 2.000, aos 58 anos, João Nogueira teve um infarto fulminante, em sua casa no Recreio dos Bandeirantes, e morreu subitamente, deixando três filhos, entre os quais Diogo Nogueira, que pegou o bastão, não deixou a peteca cair, e nos faz matar a saudade do seu pai, dada a semelhança física, vocal e a simpatia com que representa o melhor samba carioca.
                                                   

AS MELHORES DO FACEBOOK

         O vergonhoso empate do Londrina, ontem no Estádio do Café, gerou muitos protestos no Facebook. Como este, postado por Marcelo Ceribelli, lamentando que o Tubarão tenha estragado o seu fim-de-semana.