Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de julho de 2012

As principais emoções de amanhã

         Os torcedores brasileiros viverão muitas emoções amanhã, na sequência das Olimpíadas. Logo cedo, às 7h15m, teremos a estréia do nosso basquete masculino, que enfrenta a perigosa Austrália.
         Já às 11 horas, a Seleção Brasileira de futebol masculino faz o seu segundo jogo, desta vez contra Belarus. Uma nova vitória já garante a classificação para a próxima fase.
         No final da tarde, às 18 horas, o vôlei masculino brasileiro estréia na competição, pegando a Tunísia. O time de Bernardinho é favorito.
          Teremos ainda brasileiros competindo nas seguintes modalidades: badminton, boxe, ciclismo, esgrima, ginástica (feminino), hipismo (adestramento), judô, natação, remo,  saltos ornamentais, tenis de mesa, tiro, vela e vôlei de praia.
          A melhor cobertura pela televisão está sendo sem dúvida a do SporTV, com quatro canais e imagens de praticamente todas as modalidades.

O bom começo do boxe brasileiro

    O boxe do Brasil teve um bom início nas Olimpíadas, com o peso galo (até 56 quilos) Robenilson de Jesus, ganhando por pontos (13 a 7) de Orzubek Shayimov, após três assaltos de superioridade. Achei que a pontuação foi exagerada, mas o brasileiro mereceu ganhar. Ele tem 24 anos e é natural de Boa Vista do Tupi.


****** Já no basquete feminino, o Brasil começou muito mal, perdendo por 15 pontos para a França. A partida foi equilibrada nos três primeiros quartos, mas as francesas tomaram conta no último e fizeram 73 a 58. E a próxima partida das  brasileiras será contra a  fortíssima equipe da Rússia, na segunda-feira ao meio-dia.


****** Neste sábado, que foi o primeiro dia de disputas gerais, o Brasil conquistou três medalhas: uma de ouro, com Sarah Meneses. no judô; uma de prata, com Thiago Pereira, na natação; e uma de bronze, com Felipe Kitadai, no judô.

Thiago vence Phelps e fica com Prata

        A natação, que a exemplo do judô sempre traz algumas medalhas para o Brasil, já começou a obter resultados. Na final dos 400 medley, Thiago Pereira superou o famoso Michael Phelps e conquistou a medalha de prata, perdendo apenas para o norte-americano Ryan Lochte, vencedor da prova. E Phelps ainda perdeu o terceiro lugar para o japonês Kosuke Hagino, que ficou com o bronze.
        Thiago Pereira, um grande vencedor de títulos panamericanos, conseguiu finalmente a sua primeira  medalha olímpica. Nos primeiros 100 metros, ele estava em quinto lugar, mas foi crescendo na prova e só não conseguiu se aproximar de Lochte, que venceu com folga.

Futebol não brilha, mas garante a vaga

      A Seleção Feminina do Brasil conquistou a sua segunda vitória nos Jogos, mesmo sem jogar bem. Ganhou da Nova Zelândia, por 1 a 0, gol da artilheira Cristiane (foto), aos 41 minutos do segundo tempo. Foi o jogo número 100 da meio-campista Formiga com a camisa do Brasil. Ela é a única jogadora que disputou as cinco edições do torneio de futebol feminino das Olimpíadas.
      Com a vitória de hoje, as brasileiras já estão classificadas, independente do resultado que conseguirem contra a Grã-Bretanha, na próxima terça-feira.



  ******* Outra vitória importante do Brasil foi a conseguida sobra a Croácia, na estréia do handebol feminino, por 24 a 23, com grande atuação da goleira Chana (foto), que foi destaque da partida. O time brasileiro que é dirigido pelo dinamarquês Morten, fez um bom jogo e mereceu o triunfo.
             Mas a chave é dificílima. O Brasil enfrentará  na sequência as seleções de Montenegro, Grã-Bretanha, Rússia e Angola.

Nosso primeiro Ouro

 
    A piauiense de Teresina, Sarah Menezes, de 22 anos, se tornou na manhã de hoje a segunda mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Até então, só a saltadora Mauren Maggi havia conseguido esta façanha. Sarah, com uma raça incrível, derrotou na final a romena Alina Dumitru, que era a campão olímpica da categoria ligeiro (até 48 quilos).
       Para chegar à decisão, Sarah derrotou uma vietnamita, uma francesa, uma chinesa e uma belga. Foi uma sensacional sequência de vitórias, em que a brasileira mostrou toda a sua técnica. Ela chegou a Londres como bicampeã mundial juvenil. Acabou derrotando judocas muito mais experientes. E venceu com amplos méritos.


Nossa primeira medalha também veio do judô

          O judô continua sendo um dos esportes que mais medalhas conquista para o Brasil. E neste primeiro dia de disputas em Londres, começando vibrando muito cedo com nossos judocas. É que além do Ouro conquistado por Sarah Menezes, ganhamos também um Bronze. Foi a nossa primeira medalha destra edição dos Jogos. E quem ganhou foi peso ligeiro (até 60 quilos) Felipe Kitadai, que obteve o terceiro lugar ao derrotar o italiano Elio Verde, no Golden Score, que é o desempate do judô.
                                   Aí está o Felipe Nikadai, com toda a sua emoção.

Hamilton domina na Hungria

         O inglês Lewis Hamilton(foto)  dominou completamente nas três etapas do treino de hoje e garantiu a pole-position para o GP da Hungria, que será disputado amanhã, a partir das 9 horas, no curcuito de Hungaroring. Foi a 150º pole obtida pela McLaren em toda a sua história na Fórmula 1.
         O francês Romain Grosjean (Lotus) fez o segundo melhor tempo. Sebastian Vettel (Red Bull) será o terceiro na largada. A Ferrari não repetiu a atuação anterior, embora Felipe Massa tenha melhorado
e se classificado em 7º lugar. Fernando Alonso ficou em 6º. Já o outro brasileiro, Bruno Senna, sai em 9º lugar.