Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cianorte acusa Tubarão de assédio

              A direção do Cianorte Futebol Clube declara-se indignada com a postura do Londrina Esporte Clube, que estaria assediando o atacante João Paulo(foto), que foi contratado e está treinando há 10 dias no Leão do Vale do Ivaí. Segundo os dirigentes, "o Londrina está agindo sem ética, na tentativa de levar o jogador."
              Mas todos garantem que João Paulo (ex-Marília e ex-Cruzeiro-MG) ficará no Cianorte, e pedem apenas que "o Tubarão haja com mais ética nas suas tentativas de negociações". Será que o Tubarão está mesmo desrespeitando o bom relacionamento que sempre houve entre os dois clubes ? E será que João Paulo joga toda essa bola?

Lio Evaristo já deixou o Rio Branco

              O Rio Branco está fazendo uma campanha normal, no meu entendimento. Mas a derrota para o Atlético Paranaense, ontem em Paranaguá, derrubou o técnico Lio Evaristo, que deixou o clube nesta segunda-feira, por iniciativa própria. Lio não gostou do resultado e pediu para sair.
               O Rio Branco foi goleado (4 a 1) pelo Corinthians-PR na estréia, na Capital, mas em seguida se reabilitou ganhando em casa do Toledo, por 3 a 2. Veio então a derrota para o Furacão (2 a 0), que desgostou o treinador. Lio é um profissional sério. Deve ter sentido que o melhor seria sair agora. Logo vai arranjar outro clube para trabalhar.

Corinthians não emplaca no Sul

         Tenho dito muitas vezes que se enganam aqueles que pensam que os clubes de São Paulo têm no Sul o mesmo prestígio que desfrutam aqui no Norte do Paraná. De Curitiba para baixo, o futebol carioca tem muito mais cartaz. Me criei no Sul, ouvindo futebol do Rio pelo rádio, nos bons tempos das rádios Tamoio e Nacional. Não se ouvia jogos dos paulistas por lá. E, acreditem, no Norte e Nordeste do País, é a mesma coisa. Que não se zanguem os alvi-negros, mas nacionalmente o Flamengo é muito mais popular do que o Corinthians. Calma Hamilton Nassif, não se irrite.
          A reafirmação desta afirmativa vem agora em Curitiba. O Malucelli fez uma parceria com o Corinthians e agora, alguns meses depois, está querendo desmanchar tudo. O negócio não pegou junto aos curitibanos. O nome Corinthians não tem poder de atração por lá. Ontem mesmo, no jogo com o Londrina, haviam menos de 400 torcedores no Ecoestádio dos falsos corinthianos. E olhem que eles estão até fazendo uma boa campanha.

Toledo perde 3 jogos e se desespera

           Entre os times do Interior, o Toledo era um dos mais cotados para fazer uma boa campanha no Paranaense. Mas em três jogos perdeu para  Coritiba, Rio Branco e Cianorte, ficando praticamente sem chances de brigar pelo título do primeiro turno. O desespero já bateu na porta dos toledanos, que começaram a reformular seus planos.
            Hoje foram anunciadas as dispensas dos atacantes Dudu e Ronald, e de mais três jogadores que estavam em testes no clube. Saiu também o lateral Raphael Vitor, que foi para Erechim, contratado pelo Ypiranga local.
             Em compensação, o Toledo contratou Thiago Almeida, meia-atacante que se apresenta amanhã. E está atrás de um zagueiro e de um atacante, que poderão ser anunciados amanhã. O técnico Rogério Perrô também está ansioso para que três atletas que ainda não jogaram sejam liberados: Fernandinho (está se preparando fisicamente), Anderson (esperando liberação internacional) e o meia Ferraz.

Voa Gavião, se manda !

          O ex-jogador Gavião, que jogou no Grêmio e em outras equipes, era bom de bola. Mas como treinador, começou mal. Em três partidas dirigindo o Pelotas (seu último time como jogador), somou três derrotas. Faz a pior campanha do Gauchão e tem a defesa mais vazada.  Não deu outra: Carlos Gavião (foto) foi dispensado hoje cedo, antes mesmo de chegar a Pelotas, voltando de Lajeado, onde perdeu ontem.
           Outros dois treinadores igualmente ficaram sem emprego após a terceira rodada do Gauchão. Marcelo Estigarríbia foi mandado embora pelo Universidade Canoas, que também perdeu os três jogos que disputou. E Karmino Colombini deixou o Ypiranga de Erechim, após a derrota de sábado para o Cruzeiro, de Porto Alegre. Nos três jogos disputados, sabem quantos gols marcou o Ypiranga ? Nenhum. Rua, seo Karmino.

O Rio é uma bomba. Tudo explode

           Um bueiro explodiu, hoje às 10 horas da manhã, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Ninguém sabe de quem é a culpa, só o que se sabe é que uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. Segundo informaram os Bombeiros, duas pessoas foram levadas por ambulâncias do Cais para o Hospital Souza Aguiar. E outra morreu no local da explosão.
            Já disse várias vezes aqui que adoro o Rio, mas não dá mais pra viver por lá. Cidade velha, sem manutenção, torna-se extremamente perigosa. Mas continuamos achando que a Cidade Maravilhosa é o melhor lugar do mundo. Não dá pra viver feliz só com belezas naturais. Tem que ter uma boa administração pública. Do contrário, vai continuar assim: tres prédios desabam aqui, um bueiro explode ali adiante, uma bala perdida estoura a cabeça de algum inocente e por aí a fora. As pessoas de outros países que vêm para os Jogos Olímpicos de 2016 já devem estar de cabelo em pé. E com razão.

Gosta do Kleber ? Então leve pro seu time

               Um amigo que insiste em não se identificar (que pena), mas que faz ótimas colocações  ( acho que já o identifico pelas características do texto), postou um comentário falando sobre o meu Grêmio e destacando a raça de Kleber Gladiador. Ressaltou ele que "Kleber ganhou a torcida com a raça que demonstrou no final do jogo com o Juventude, dando peitada, pegando a bola dentro do gol e levando até o centro."
                Amigo palmeirense (pelo jeito o anônimo é torcedor do Verdão), raça e gente pra dar peitada é o que mais nós temos lá no Rio Grande do Sul. Estamos precisando é de jogadores que desequilibrem os jogos, e não apenas façam gols de penalti como o que o Kleber fez. Cada vez  me convenço mais de que o Grêmio fez uma má contratação. Kleber vai ajudar a afundar o Tricolor, como já fez no Palmeiras. Repito o que tenho afirmado; com Kleber, Douglas e Caio Junior, o "Imortal Tricolor", vai morrer mais um ano.  E mais: esse tal de Marcelo Moreno é outra enganação. Me cobrem mais adiante.     
                Em tempo: o Grêmio levou 2 a 1 do Juventude. Nos três jogos que disputou, o time perdeu esse para o Juventude e para o Lajeadense, ganhando apenas do Universidade Canoas, que está em último lugar, com zero ponto ganho. E você ainda quer que eu esteja contente Amigão ?  Escreva sempre, mas coloque o seu nome logo após o ponto final. Um abração.

Hoje faz 100 anos que nasceu Herivelto

            Se a ainda estivesse vivo, o cantor e compositor Herivelto Martins, um dos homens mais importantes da história da música popular brasileira, estaria completando 100 anos hoje. Ele nasceu no dia 30 de janeiro de 1912, no distrito de Rodeio, hoje o município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Sua vida foi cheia de sucessos, fracassos, brigas e, sobretudo de muita paixão. O Brasil inteiro conhece seu amor e suas brigas com a cantora Dalva de Oliveira. Os dois começaram juntos, integrando o famoso Trio de Ouro, ao lado de Nilo Chagas.
            Antes de entrar para a vida musical, Herivelto passou por grandes dificuldades financeiras, e se virou como barbeiro e palhaço de circo. Além do casamento com Dalva, sua grande paixão, casou-se outras duas vezes. Quando morreu, em 1992, aos 80 anos, deixou sete filhos. Entre eles, Pery Ribeiro que, na minha modesta opinião, está entre os cinco maiores cantores brasileiros. Uma pena que esteja esquecido pela mídia.
            Inspirado nas idas e vindas de sua relação com Dalva de Oliveira, Herivelto fez grandes canções, como Tudo Acabado, Errei Sim, Calúnia e Bom Dia.  Mas ele compôs também outras pérolas da canção popular, destacando-se Praça Onze, Isaura, Ave Maria do Morro e Segredo.  Impossível esquecer um compositor que criou tanta coisa boa.

A eterna paixão pelo Fusca

             Foi uma bela iniciativa dos eternos apaixonados pelo Fusca, sem  dúvida o carro mais importante da história do automobilismo brasileiro. Mais de quatro dezenas de Fuscas invadiram as ruas de Londrina, neste domingo, colorindo a cidade e enchendo o coração da gente de saudade. A 1ª Fusquiata foi o evento mais bonito e mais importante desta tarde de domingo.
             A promoção foi do Clube Volkstreet Londrina, que reune proprietários de Fuscas da região.Eles se encontram mensalmente. Meu filho Zé Ivan tem um Fusca branquinho, que ele fez questão de levar para Curitiba, onde reside. Vai todo o dia de Fusca para o trabalho. E não quer saber de outro carro. Lançado no Brasil há 50 anos, o Fusca exerce um fascínio sobre muitas pessoas.
              Foi muito boa esta promoção. Londrina deveria promover outros eventos do gênero, como desfile de motos antigas, de cachorros, etc. Nos faz  falta também uma passeata anual, talvez feita por estudantes e universitários, criticando e satirizando as coisas que acontecem na cidade. Somos pouco criativos, esta é que é a verdade.

Wando em estado gravíssimo

                O cantor Wando foi submetido a uma cirurgia cardíaca e está  na UTI do Hospital Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, "seu estado é gravíssimo".
                Wando tem 66 anos e foi submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência, para desobstrução das artérias do coração. Ele é mineiro de Bom Jardim e fez grande sucesso na música, destacando-se "Fogo e Paixão", que até hoje é muito executada. Vanderley Alves dos Reis é seu nome completo.