Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


                 Alguns torcedores andaram chutando os carros de Ganso e Michel Bastos, depois da derrota de sábado para o Goiás. Tres a zero machuca mesmo, mas chutar os automóveis não vai resolver nada. A burrice já foi feita pela diretoria, quando trouxe o técnico colombiano. Vão ter que acabar demitindo o cara. Ele não está com nada, mesmo. 

     A força da imprensa de Londrina !



   
              Como tem gente boa escrevendo por aqui. Recebi uma edição do "Jornal União", mais um órgão de imprensa da nossa cidade de Londrina, e que eu não conhecia. E' um jornal da Editora Camargo Ltda. em formato tablóide, com distribuição gratuita, apresentando 16 páginas de matérias boas pra se ler e curtir. Já está em sua 306ª edição.

             Um jornal colorido, bem elaborado e com excelente trabalho editorial. Tem de tudo, com opinião, política, movimento social, notícias da comunidade, saúde e gastronomia, classificados, entretenimento, duas páginas de esporte amador e até uma coluna assinada por Valdemir Camargo, que é o chefe de redação e jornalista responsável.

               Uma beleza de trabalho.  Vi alguns nomes conhecidos entre os colaboradores, como o do meu amigo Guilherme Lima. Parabéns aos responsáveis pelo trabalho. Muito bom !
Vejam onde este avião foi cair





            E' claro que não dá para escolher lugar, numa hora destas, mas bem que este avião da Trigana Air, uma pequena empresa área da Indonésia, poderia ter caído num lugar um pouco mais acessível. Desaparecido desde a tarde de domingo, seus destroços foram localizados hoje cedo, em meio a uma floresta da região de Papua, na Indonésia.

            O avião, um ATR 42 (biturbopropulsor), levava 49 adultos e 6 crianças, bem como 6,5 bilhões de rupias (cerca de 470 mil dólares) para serem distribuídos à famílias pobres da região de Oksibil.
 
             A Companhia Trigana Air, fundada em 1991, faz vôos domésticos para cerca de 40 cidades da Indonésia.

   XUXA ESTRÉIA HOJE NA RECORD,
    COM PROGRAMA PARA ADULTOS



                É o fim da espera, Xuxa Meneghel estréia hoje às 22h30m na TV Record. E é o começo de uma nova era para a conhecida artista, que volta sem "os baixinhos" do passado. Na nova emissora, Xuxa vai apresentar um programa para adultos, mais ou menos nos moldes do que é apresentado pela comediante Ellen DeGeneres nos Estados Unidos, com grande sucesso.

                Acho que deveremos ter uma nova Xuxa, completamente diferente daquela que acompanhamos na Globo por muitos anos. O programa irá ao ar todas as segundas-feiras a partir das dez e mais da noite, com uma plateia de 180 pessoas, que participarão ativamente.

                Entrevistas, reportagens especiais, shows de música,    reality shows de competição e diversos outros quadros estarão entre  as atrações. Num deles, convidados famosos irão realizar tarefas sugeridas pelos internautas.  No outro, Xuxa visitará fãs pelo Brasil, para contar histórias curiosas.

      Agora, é só esperar pra ver a nova Xuxa !


        Messi volta atrás
    e joga na Seleção



                 Depois da Copa América (foto), certamente desiludido porque nunca ganhou nada na Seleção Principal da Argentina, o craque Lionel Messi disse que estava na hora de "dar um tempo". Mas já mudou de idéia, e está convocado para os dois amistosos que a Argentina disputará agora no início de setembro, nos Estados Unidos.
         
                  Também pensando nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, os argentinos vão jogar no dia 4 de setembro, contra a Bolívia, e no dia 8, contra o México. O técnico Gerardo Martino repetiu a Seleção que atuou na Copa América, apenas acrescentando o zagueiro Ramiro Funes Mori, que acaba de ganhar a Libertadores com o River Plate. 

  
Cadê o "clube mais brasileiro"  ?
 
 
 
       Mas logo o Corinthians, que se orgulha de afirmar em seu hino que "é o clube mais brasileiro", está querendo "bagunçar" a Seleção Olímpica.  Os dirigentes do Timão estão tentando fazer que a CBF libere o menino do amistoso que a Seleção fará na França, agora no dia 8 de setembro. Só porque Luciano fez dois gols contra o Avaí, ontem em Santa Catarina.
       O garoto estava até meio esquecido no banco de reservas, mas vem jogando nas últimas rodadas e ontem "virou" o jogo contra o Avaí. E foi justamente outra Seleção Brasileira que levantou o astral de Luciano, recentemente nos Jogos Pan-Americanos no Canadá, quando ele marcou cinco gols.
ACABOU O PROTESTO,
AGORA VAMOS TRABALHAR ?
 
       As manifestações políticas mexeram com várias cidades brasileiras. Houve de tudo, até manifestação em favor da presidente Dilma, em São Paulo. A violência não foi muito grande, como eu e outras pessoas temiam. Mas houve excessos, como este cometido aqui em Londrina, por manifestantes que agrediram dois estudantes sensatos, porque eles estavam com uma faixa contra o impeachment. E' desta gente (que se esconde sob a bandeira da democracia para praticar a violência) que eu tenho medo.
 
        De qualquer forma, o povo fez o seu protesto exerceu o seu direito. Isso é o que conta. MAS AGORA, VAMOS TRABALHAR, TÁ ?
     Os últimos dias têm sido de escolhas fortes: Lulu Santos no sábado e Leny Andrade no domingo. É melhor começar a nova semana com outro grande nome da música popular brasileira. Uma pena que este já se foi, deixando um vazio

                                G  O  N  Z  A  G  U  I  N  H  A
,

                       

                                         No começo de sua carreira,  GONZAGUINHA não me atraía muito. Ele só queria brigar com a ditadura, era muito agressivo, até meio sinistro. Foi inclusive apelidado de "cantor rancor" por causa deste comportamento. E o DOPS "pegou no pé dele" pra valer. Das 72 canções submetidas ao órgão, 54 foram censuradas, inclusive o seu primeiro sucesso "Comportamento Geral".
                                          Mas com o começo da abertura política, na segunda metade da década de 1970, ele começou a compor canções de tom mais aprazível para o público da época, como "Começaria tudo outra vez", "Explode Coração", "Grito de Alerta" e "O que é o que é " e alguns temas de reggae.  E aí sim, ele começou a agradar.

 
Tem gente que até hoje pensa que Gonzaguinha era filho legítimo do lendário cantor e compositor pernambucano, Luiz Gonzaga. Mas na verdade Gonzaguinha era filho adotivo do Gonzagão e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil
Luis Gonzaga do Nascimento Junior,  o nosso Gonzaguinha, nasceu no dia 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro.
 


 
               Começou a compor aos 14 anos e, dois anos depois, deixou o Rio para morar com o pai , em Cocotá, para estudar. Voltou mais tarde para o Rio, para fazer Economia na Universidade Cândido Mendes.
                  Na casa do psiquiatra Aluízio Porto Carrero conheceu e se tornou amigo de Ivan Lins. E conheceu também a sua primeira mulher Ângela, que lhe deu dois filhos: Daniel e Fernanda.
                  Em seguida, Gonzaguinha teve uma outra filha, a conhecida atriz e cantora Amora Pêra, filha da também atriz Sandra Pera.



 
Muitos artistas famosos gravaram músicas compostas por Gonzaga Jr. Entre eles figuram Maria Bethânia, Elis Regina, Simone, Zizi Possi, Fagner e Joana.
E em 1975, ele dispensou seus empresários, tornando-se um artista independente, criando inclusive o selo "Moleque", pelo qual gravou alguns trabalhos.
Nos últimos doze anos de sua vida, Gonzaguinha morou em Belo Horizonte, com  a segunda mulher Louise Margarete Martins (Lelete) e a filha deles, a caçula Mariana.
 
Gonzaguinha foi mais um artista que morreu em acidente automobilístico aqui no Estado do Paraná.  Foi no dia 29 de abril de 1991, quando ele regressava de um show realizado em Pato Branco.  O Monza dirigido por Gonzaguinha, que tinha 45 anos, bateu de frente com um caminhão F-4000, no Km30 da BR280, a 420 quilômetros de Curitiba.


 

AS MELHORES DO FACEBOOK

Lenine Lg, cearense de Fortaleza, fez esta expressiva postagem na sua página do Facebook. Muito boa !