Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

    A terra tremeu em Londrina
                nesta última madrugada ?


                 Novos tremores de terra atingiram o Paraná. Após o abalo sísmico sentido em Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, em setembro, desta vez os abalos foram sentidos em Londrina, no Norte do estado, onde uma onda de pequenos terremotos no fim de 2015 já havia deixado moradores em alerta. No fim da tarde do último domingo,  o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou atividade de magnitude 1.1 na escala Richter, que vai de 0 a 9.
             Na madrugada desta terça-feira, moradores da cidade acionaram novamente a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros alertando sobre mais tremores, que também foram registrados pelo órgão. Dessa vez o registro um tremor de 1.4 graus na escala Richter.
             O Corpo de Bombeiros informou que recebeu ligações principalmente de moradores do bairro Gleba Palhano, na Zona Sul, onde há grande concentração de prédios. Eles relataram também ter ouvido estrondos, que a corporação ainda não sabe do que se trata.
                Esta não é a primeira vez que a terra treme em Londrina. Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, especialistas tiveram de correr atrás para decifrar uma onda de tremores na região. Foram ao menos 14 vezes abalos nesse período. Os tremores daquela vez chegaram à magnitude de 1,8 grau na escala Richter, causando rachaduras em diversas casas e também nas cidades vizinhas de Cambé e Rolândia. Relatório do Centro de Sismologia da USP apontou que as causas foram realmente naturais.
                Em setembro de 2017, um terremoto de 3,5 graus assustou a população de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com especialistas, como o fenômeno foi superficial, mas foi suficiente para deixar a cidade em polvorosa. Muitos moradores chegaram a confundir o tremor – provavelmente causado por uma movimentação na Zona da Falha da Lancinha, um dos mais importantes sistemas de falha geológica do Paraná – com explosão de caixa eletrônico e até míssil da Coreia.


   Os homens vão desaparecer. Mas 
    ainda vai demorar muito. Confira



                      O cromossomo Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas os homens podem ficar descansados, porque isso só acontecerá dentro de 4,5 milhões de anos.
Segundo um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, o sexo masculino tem os dias contados. Ou melhor dizendo, os milhões de anos.
De acordo com o estudo, a extinção está ocorrendo lentamente, mas de forma notória, pois há uma crescente falta do cromossomo Y, explica o geneticista Darren Griffin, um dos autores do estudo.
Com este problema, ao contrário de outros grupos de genes que vêm aos pares, as células humanas contêm apenas um cromossomo Y. Este é o motivo pela qual o cromossomo não pode ser submetido à recombinação genética que ocorre em cada nova geração, o que leva à eliminação de mutações que afetam os genes.
Como resultado, o genoma do sexo masculino – sua sequência de DNA – entra em degradação com o tempo, desaparecendo do genoma.
No entanto, o estudo revela também que o próprio cromossomo gera mecanismos que podem desacelerar este processo. De acordo com dinamarqueses, no cromossomo Y ocorre um processo ativo de amplificação quando aparecem várias cópias de genes responsáveis pelo funcionamento de órgãos sexuais masculinos.
Além disso, o processo de degeneração é também desacelerado pelas estruturas incomuns de palíndromo – sequências de nucleotídeos que podem ser lidas para a frente ou para trás. Caso um gene fique danificado, o palíndromo se recupera, “copiando” a informação da metade preservada.
O artigo destaca que, mesmo que o cromossomo Y desapareça completamente, o gene SRY que determina o desenvolvimento dos genitais masculinos, pode se transferir para outro cromossomo que, por sua vez, com o tempo também terá uma falta de recombinação.

Veja o trailer do filme mais indicado para o Oscar



          A Forma da Água (The Shape of Water, 2017) é o longa mais indicado ao Oscar 2018. A produção conseguiu 13 nomeações, uma abaixo dos recordistas Ben-Hur, Titanic e La La Land. Entre as indicações estão Melhor Filme, Direção para Guillermo Del Toro, Atriz com Sally Hawkins, Ator Coadjuvante com Richard Jenkins e Roteiro Original. Os indicados ao Oscar 2018 foram revelados nesta terça-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O Brasil tem dois representantes no Oscar: O Touro Ferdinando, dirigido por Carlos Saldanha, concorre na categoria Melhor Animação. E Me Chame Pelo Seu Nome, que concorre na categoria Melhor Filme, foi coproduzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira. Confira a lista completa de indicados para "Melhor Filme:
  • Me Chame pelo Seu Nome
  • Destino de Uma Nação
  • Dunkirk
  • Corra!
  • Lady Bird
  • Trama Fantasma
  • The Post
  • A Forma da Água
  • Três Anúncios para um Crime
O craque da Seleção Brasileira não saiu do Barcelona. Ele está lá, veste a 15 e já marcou mais gols no campeonato espanhol que Cristiano Ronaldo. Não é Neymar. É Paulinho.

PORTO ALEGRE ESTÁ ASSIM !

Praças e ruas de Porto Alegre estão cobertas de cartazes, a maioria contra uma possível condenação de Lula no julgamento de amanhã. Manifestantes chegam de todos os cantos e acampam na Capital Gaúcha. 

Com razão ou não, quem condenar o ex-presidente vai arranjar uma  briga gigante. Culpado ou não, Lula é dono de uma popularidade que nunca se via no País, desde a morte de Getúlio Vargas !



Grandes contratações geram problemas
  para os patrocinadores do Palmeiras


                  A aquisição de Lucas Lima inaugurou um novo formato de contrato entre o Palmeiras e sua principal patrocinadora, a Crefisa. A empresa de crédito pessoal pagará em três parcelas semestrais os cerca de 17,5 milhões de reais pelas luvas e as comissões aos empresários do jogador, já dentro dos moldes de um acordo recente. A partir de agora, todo atleta adquirido com recursos da empresa será repassado ao clube como empréstimo. Antes, era registrado pelo Palmeiras, mas ligado à empresa por um contrato denominado “compra de propriedade de marketing”, o que resultou em problemas fiscais.

                       Leila Pereira, dona da Crefisa, confirmou novo contrato

                O aditivo contratual foi a solução encontrada para a patrocinadora evitar novos problemas com a Receita Federal. Em setembro do ano passado, o órgão multou a Crefisa em mais de 30 milhões de reais, referentes ao investimento em contratações entre 2015 e 2016. A multa já foi paga.
                  No entender da Receita Federal, a operação para a contratação de reforços exigia tributação sobre o valor total. Mas os valores desembolsados pela Crefisa não eram tributados porque apareciam na contabilidade da empresa como despesa. O órgão não concordou e definiu as operações como empréstimo.
Fecha mais um Mercadorama !




                       Mais uma loja do Mercadorama vai fechar em Curitiba. Desta vez, é a unidade Cabral, ao lado da Igreja Bom Jesus do Cabral, que vai encerrar as atividades no próximo dia 30 de janeiro. Por esse motivo, várias ofertas estão sendo feitas exclusivamente nesta filial para limpar o estoque. As promoções começaram na sexta-feira (19) e algumas prateleiras tinham poucos produtos ou já estavam vazias ontem. Como se sabe, há pouco tempo  o Mercadorama fechou também sua loja de Londrina.
            A imprensa procurou a assessoria da imprensa da empresa, que fica no Rio Grande do Sul, mas ninguém informou se a loja do Cabral vai ser transformada em Walmart Supermercado. Por meio do nota, a rede apenas confirmou o fechamento e disse que “ vai oferecer aos funcionários oportunidade de transferência para outras lojas da rede no estado”.
 Polícia "aperta" no Litoral !



                Um dos principais traficantes do litoral do Paraná e mais sete pessoas, entre elas três adolescentes, foram detidas e encaminhadas para a delegacia de Guaratuba, durante a “Operação Blackout”. A ação policial foi realizada na madrugada do último domingo na Rua do Beco, no bairro Santo Canto, em Guaratuba, para reprimir o consumo e o tráfico de drogas na região.
           Durante as buscas, a equipe policial apreendeu um simulacro de pistola, uma faca, 20 munições de calibre ponto 45, cinco celulares, um tablet e aproximadamente 130 gramas de maconha. Centenas de pessoas, que frequentavam o local na ocasião, foram abordadas pelos policiais.
                Das oito pessoas encaminhadas à delegacia, duas permanecem presas, sendo um rapaz, de 19 anos, autuado em flagrante, suspeito de ser um dos principais traficantes da região. E o outro, um homem, de 21 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica e violou o horário de permanência na rua.
                    A operação contou com aproximadamente 80 policiais, entre civis e militares, da Delegacia de Guaratuba, Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).


Terremoto no Alaska.
        Há perigo de tsunami !



               Um terremoto de 8,2 graus na escala Richter atingiu o Alasca, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), informou o Instituto Geológico do país. De acordo com a entidade, o tremor teve uma profundidade considerada rasa, com apenas 10 quilômetros, e ocorreu a 278km de Kodiak.

             O movimento gerou um alerta de tsunami para toda a costa, especialmente, para o Golfo do Alasca. De acordo com a USGS, as cidades mais próximas são Chiniak, Anchorage(foto), Eagle River, Knik-Fairview e Juneau. Ao todo, há pouco mais de 362 mil habitantes nessas localidades.
          A notícia do terremoto foi dada através do boletim automático da USGS, já que as redes sociais da entidade não estão sendo atualizadas por conta do "shutdown" do governo norte-americano, que chegou ao fim na noite de ontem.

 Helicóptero da Globo cai
  em Recife. Dois mortos


          
               Um helicóptero da Rede Globo caiu no mar na praia da Pina, no Recife, em Pernambuco, por volta das 6h15m desta terça-feira. Duas pessoas morreram e outra foi encaminhada para o Hospital da Restauração, de acordo com informações inicias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

              A aeronave era pilotada pelo comandante Daniel Galvão, que morreu na hora. também estavam a bordo a  1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, chegou a ser socorrida, mas não resistiu e o operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, que está em estado grave.
                 A queda aconteceu após o helicóptero ter feito imagens de abertura do telejornal Bom Dia Pernambuco. Segundo informações do G1, a aeronave foi revisada na última semana e já havia feito voos desde então. O helicóptero, que pertencia à empresa Helisae, prestava serviços para a Globo há mais de 15 anos.
                    No momento do acidente chovia forte. A aeronave afundou após a queda e equipes dos bombeiros realizam buscas na região com motos aquáticas. As buscas se estendem também a um quarto tripulante que estaria no helicóptero, de acordo com informações de testemunhas.